A Black Friday supermercado precisa estar entre as principais datas do calendário comercial da sua loja. Muita gente espera as vendas pelo e-commerce e lojas de eletrônicos e informática, mas o impacto no varejo alimentar costuma ser muito grande.
Mas claro que isso vai depender de boas estratégias e um planejamento bem executado. No ano passado, da Black Friday até a Cyber Monday – primeira segunda-feira pós-ação – o varejo faturou R$ 6,1 bilhões. A taxa de recompra chegou a 7,1%, dado que superou os resultados de 2021 (4,4%).
Essa é só uma ideia clara para demonstrar o potencial de vendas que também se amplia para o varejo físico. Como você tem preparado a sua loja? A seguir, veja seis estratégias que não podem faltar na sua Black Friday supermercado 2023.
1. Antecipação de venda e atendimento
Sabemos que as vendas em supermercados costumam ter alguns horários de maior pico como horário do almoço, final de tarde e após expediente do horário comercial tradicional, que finaliza 18h na maior parte do comércio brasileiro.
No entanto, para a Black Friday, prepare a sua loja para receber seus clientes a partir do primeiro horário, seja às 6h, 7h, 8h ou 9h da manhã. Crie ofertas relâmpagos ou anuncie com antecedência as primeiras unidades de produtos que estarão em promoção na Black Friday supermercado.
É dessa forma que você vai despertar no seu público um certo senso de urgência para poder aproveitar aquela oportunidade e chamar a clientela ainda nas primeiras horas. Esteja à frente da concorrência!
2. Uso das redes sociais
A grande surpresa do ano passado foi o quanto o WhatsApp foi expressivo para impactar nas vendas da Black Friday. Entre as redes sociais, o canal foi líder disparado de atendimentos com 90,87% das solicitações antes do evento e 91,49% durante a Black Friday.
As redes sociais têm um apelo enorme de vendas durante a Black Friday, que concentra a maior parte das vendas nos canais online. O seu supermercado não pode ficar fora dessa realidade.
Por isso, aposte em divulgação e em um atendimento diferenciado pelas redes sociais da loja. Mostre para os seus clientes que você também está presente por lá e que ele pode comprar de você sem sair de casa, com a maior transparência e tranquilidade do mundo.
3. Aprimoramento da logística
Uma estratégia essencial para a Black Friday supermercado é aprimorar a logística da loja. Compras de supermercado demandam maior agilidade de processamento e entrega do que os demais segmentos por se tratar de produtos essenciais e de consumo rápido.
Treine a sua equipe de checkout para poder ser mais ágil na cobrança e na embalagem dos produtos. Se for necessário, abra mais caixa rápido e faça contratações temporárias. A inclusão de alguns totens para auto pagamento que você tanto planeja pode ser implementada agora.
Além disso, invista em um serviço de compras delivery com entregas rápidas e preferencialmente gratuitas durante a Black Friday. São pontos que poderão fazer muita diferença na sua campanha.
4. Pagamento facilitado
Nada melhor para o cliente do que ter o pagamento facilitado. Amplie os meios de pagamento da loja e ofereça atrativos para que o cliente não desista de concluir a compra, seja pela demora ou por problemas técnicos.
Com o fluxo de clientes maior nessa reta final do ano, é comum que se formem filas nos caixas e o tempo médio de espera do consumidor para poder pagar e levar suas compras aumenta.
Para complicar mais ainda, tem sempre aquela instabilidade chata dos sistemas de cartão de crédito, né? Nesses casos, pensando na Black Friday, você pode promover algumas facilidades como:
- Descontos interessantes para pagamentos no Pix ou dinheiro;
- Maior possibilidade de parcelamentos no cartão, sem cobrar juros;
- Brindes instantâneos ou cupons de desconto se o tempo de fila exceder X minutos;
- Cashback para o saldo ser gasto com a próxima compra;
5. Divulgação da marca
A divulgação é muito importante para colocar o seu varejo no centro das campanhas da Black Friday supermercado. Não importa quantos concorrentes você tem no seu raio de atuação, importa até onde a sua marca pode chegar.
Com a internet, não existe limites a não ser que você queira. Falamos isso, porque você pode investir com mídias nas redes sociais e no Google, limitando a localização geográfica da divulgação.
Esse alcance é uma forma de afunilar a divulgação da marca para atingir os principais públicos de interesse. Veja com a sua equipe de marketing as melhores estratégias online para divulgação da sua marca durante a Black Friday.
6. Auxílio da tecnologia
A tecnologia precisa ser uma das principais aliadas do seu negócio. As boas práticas tecnológicas precisam estar presentes nos processos internos como gerenciamento de estoque e logística.
Mas também devem se estender para uso de aplicativos que permitam o cliente receber benefícios ao se fidelizar à loja e na criança de uma loja virtual, seja por aplicativos, redes sociais, site ou marketplaces.
E caso você já trabalhe com as vendas online de supermercado, invista em inteligência artificial para melhorar a performance da busca por produtos na sua loja. Isso vai melhorar muito a experiência de compra do seu consumidor, aumentando a conversão de vendas.
Preço X Experiência
Ainda que o principal atrativo da Black Friday seja a promoção, o cliente espera ter uma boa experiência de compra. Por isso, você precisa ir além das ações voltadas para as ofertas.
Crie estratégias que maximizem o seu mix e eliminem qualquer barreira que possa dificultar o cliente de levar o produto. É o momento de potencializar categorias com maior apelo durante o evento comercial.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), no ano passado, 83% dos consumidores pretendiam aproveitar a Black Friday supermercados.
O estudo ainda revelou que o gasto médio dos clientes em supermercados durante o período promocional deveria ficar em torno R$ 564,87. Alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza foram os principais destaques destaque.
Mas é bom lembrar que eletrodomésticos, eletrônicos e informática lideram as listas de produtos mais vendidos durante a Black Friday. Pense em explorar o seu sortimento dessas categorias e promover a melhor experiência possível para os seus clientes.
A Black Friday neste ano será no dia 24 de novembro. Comece a escolher as estratégias que melhor se encaixam no perfil do seu supermercado e uma feliz Black Friday!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.