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Vários ovos de páscoa de chocolate abertos recheados com esferas coloridas.

Como vender mais na Páscoa? Segredos que ninguém nunca te contou

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Todo mundo quer vender mais na Páscoa, certo? A notícia boa é que a economia está contribuindo para esse cenário: seguindo o embalo dos bons resultados obtidos no Natal, a expectativa para a Páscoa é de um crescimento de 5% a 6% nas vendas, segundo o consultor Marco Quintarelli.

 

A comemoração esse ano acontece na primeira quinzena do mês de abril, no dia 12, o que contribui ainda mais para as possibilidades de vendas. E não é só de chocolate que estamos falando! Segundo a Apras, produtos como bacalhau, vinhos, peixes, crustáceos, azeites, refrigerantes e cervejas também podem ter alta de 8% nesse período.

Mas se o seu segmento é mais tradicional, não se preocupe, você também pode esperar aumento na procura de ovos de chocolate, tanto aqueles voltados para o público infantil, quanto os artesanais, com qualidade gourmet para agradar o público adulto que busca produtos mais sofisticados e diferenciados.

Ou seja, o que não falta são oportunidades para vender mais na Páscoa. A pouco mais de um mês da celebração, fique de olho nas minhas dicas e prepare-se para se deliciar com os lucros que vem por aí!

Vários ovos de páscoa de chocolate abertos recheados com esferas coloridas.

Para vender mais na Páscoa, pense além do chocolate

Quando falamos em Páscoa no varejo, os chocolates são a referência principal, não tem jeito! Eles compõe o hall de produtos de destaque dessa época e são os mais procurados, mas pra quem deseja aumentar o ticket médio na Páscoa, é preciso pensar para além disso.

Como adiantei ali em cima, a Páscoa é uma celebração que envolve outros alimentos tradicionais como o azeite, os vinhos e o bacalhau. Enquanto os ovos ficam reservados para o domingo, o almoço da sexta-feira da Paixão tem esses ingredientes como marca registrada, por isso esteja preparado pois seus clientes certamente irão procurar por eles.

Independente da religião, a Páscoa é um feriado importante no nosso calendário. É o momento que muitos aproveitam para viajar e estar com a família e os amigos. E é por isso que essa celebração também é bastante marcada pela busca acentuada por refrigerantes, cervejas e outras bebidas alcoólicas.

Mesa de almoço decorada com arranjos de flores, taças, copos, e enfeites de Páscoa nas cores laranja e verde.

Kits de Páscoa

Uma boa estratégia para vender mais na Páscoa e aumentar o ticket médio é apostar nos kits temáticos para a data. Reúna cestas com produtos típicos da época, que podem vir com ingredientes para um almoço completo ou que possam servir como presente, como uma caixa de bombom e uma garrafa de vinho.

Lembre-se de fazer kits com tamanhos e preços variados, assim fica mais fácil agradar diferentes perfis de clientes. Mesmo os produtos mais básicos do dia a dia podem se tornar um presente de Páscoa. Se acompanhados de uma barra de chocolate e uma embalagem bonita e chamativa, é venda na certa!

Otimizando o layout para a Páscoa

Criança com o braço erguido para pegar ovo de páscoa no túnel de ovos de páscoa em um supermercado

Outra forma de vender mais na Páscoa é organizando a loja para que os produtos típicos ganhem destaque em meio às outras mercadorias.

Para começar, faça com que o cliente se lembre da variedade de itens que combinam com a época criando um “Cantinho da Páscoa” com peixes, vinhos e chocolates. A área pode ser montada com semanas de antecedência, para que a expectativa para a data estimule o desejo de compra. Por que esperar o dia 12 se você pode celebrar a Páscoa hoje mesmo?

Já os ovos de Páscoa, grande destaque do período, devem receber atenção redobrada. Muitas lojas constroem o já tradicional túnel dos ovos, uma solução que possui bastante impacto visual e ainda permite que uma grande quantidade de produtos fique exposta de uma vez.

Não se esqueça que as crianças representam uma parcela significativa do seu público-alvo para vender mais na Páscoa e o layout da loja deve favorecer a experiência delas também. Assim, os ovos voltados para o público infantil devem ficar em níveis mais baixos, para facilitar o acesso, e quanto mais brindes visíveis para chamar a atenção dos pequenos, melhor.

Não se esqueça do público fitness

Na imagem há um ovo de páscoa aberto e recheado com frutas sob uma mesa de madeira.

O Brasil já é um dos maiores mercados fitness do mundo e as ações voltadas para esse público vão te ajudar a vender mais na Páscoa e criar um diferencial em relação à concorrência. Separar um outro “Cantinho da Páscoa” com diversos tipos de chocolates 70% ou baixo teor de açúcar pode atrair os olhares do público fitness.

Lembra dos kits de Páscoa que falei acima? Não deixe de incluir na lista uma cesta com produtos dietéticos e de baixa caloria, que pode incluir até mesmo os suplementos alimentares com sabor de chocolate.

Nesse segmento entram também aqueles que adotam dietas restritivas, seja por uma questão de saúde ou posicionamento político. É o caso de quem tem intolerância à lactose e o público vegano, que não consome nenhum produto de origem animal (o que inclui derivados de leite e mel).

Hoje a indústria já oferece uma ampla gama de produtos sem lactose, inclusive para ovos de Páscoa. Além disso, o chocolate artesanal e com 70% de cacau, sem adição de leite, tem se tornado o queridinho dos veganos e de pessoas que buscam uma qualidade diferenciada no chocolate. Incluir esses produtos é sinônimo de abrir o seu escopo e vender mais na Páscoa!

Com o mix certo e organização estratégica do ponto de vendas, é possível vender mais na Páscoa para todos os públicos. Aprenda agora mesmo a fazer uma decoração de Páscoa para surpreender os clientes e aumentar seus lucros!

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