Estratégias para vender mais na Páscoa

Sumário

A época dos chocolates tem um grande apelo ao varejo e vale aos lojistas apostarem em boas estratégias para conseguir vender mais na Páscoa. 

A Páscoa sempre acontece no domingo após a Sexta-Feira Santa (feriado nacional da Paixão de Cristo). Neste ano cairá no dia 31 de março. As ações de vendas podem começar agora mesmo no seu negócio. 

A boa notícia é que você não precisa investir apenas nos tradicionais ovos. Com certeza tem um mix no seu supermercado prontinho para ser organizado para a sazonalidade. Se prepare, que hoje vamos te contar como vender mais na Páscoa.

Preparado? Então, segue a leitura!

Por que vender mais na Páscoa?

A Páscoa pode contribuir para a sua loja por vários motivos quando o assunto é vender mais. Para começar, é durante esse período que há uma demanda grande por chocolates, doces temáticos, presentes personalizados e itens relacionados à celebração religiosa. 

Se tem sazão, tem oportunidade de vender mais na Páscoa. Também é um bom momento para que você possa diversificar seus produtos e atrair clientes com ofertas. 

É hora de aproveitar para oferecer descontos especiais e criar combos de produtos que atraiam os consumidores, aumentando assim o fluxo de clientes na loja e os lucros. 

Outro ponto é que o mix sazonal de Páscoa incentiva as compras por impulso. Os clientes muitas vezes estão dispostos a fazer compras adicionais de itens relacionados à Páscoa, contribuindo para o aumento das vendas.

Vale destacar ainda a enorme oportunidade de aumentar as vendas e o ticket médio. Só no e-commerce, no ano passado, as vendas no período cresceram 49%. 

De acordo com dados da Nuvemshop, somente entre os dias 1 de março e 4 de abril, as pequenas e médias empresas no varejo online comercializaram mais de 50 mil produtos cadastrados com a palavra “Páscoa”. 

Além dos tradicionais ovos

Vender mais na Páscoa é muito mais sobre criatividade e praticidade, do que só chocolates. Outros produtos como vinhos, refrigerantes, cervejas, azeites e condimentos costumam sair muito nesta época.

A depender das ações de vendas da loja, muitas categorias podem se destacar nas vendas como ingredientes e insumos para a produção caseira de chocolates, kits presenteáveis, doces, cestas e bebidas.

Para sair do universo dos ovos de Páscoa, aposte em kits temáticas. Faça cestas com produtos típicos da data e que possam ser completos para a receita do almoço no domingo de Páscoa. 

Cestas e kits com caixa de bombom, trufa, biscoito e massa para bolo são uma boa pedida para presentear. Para os gostos mais refinados, chocolate e um bom vinho são o combo perfeito. Ah! A famosa colomba também tem que estar na lista.

Produtos saudáveis não podem faltar. A celebração precisa ser abrangente também ao público fitness ou que tem restrições alimentares ao chocolate, lactose e açúcar, por exemplo. Dê opção de produtos à base de cacau e baixo teor de açúcar. 

Foco na produção caseira

Vários ovos de páscoa de chocolate abertos recheados com esferas coloridas.

Esse é um ponto importante que gostaríamos de comentar com você. A produção artesanal de chocolates tem crescido muito nos últimos anos e pode ser o foco da sua campanha para vender mais na Páscoa. 

Por isso, invista em um mix voltado a esse público de empreendedores e mostre para eles que, na sua loja, eles terão tudo à disposição para uma produção completa e de qualidade de receitas de Páscoa.

A seguir, segue uma lista de sugestões de produtos que você deve vender para atrair esses consumidores até a sua loja: 

Além dos ingredientes principais, não se esqueça dos utensílios descartáveis e insumos para a produção caseira de chocolates:

Tendências para 2024

Um dos destaques das vendas no ano passado foram produtos de Páscoa com personagens temáticos. Com a ascensão do TikTok, esses itens chamam muito a atenção na rede e acabam impactando os consumidores mais jovens.

Para 2024, esses personagens podem dar ainda mais força para as vendas. É preciso se atualizar e ficar atento à mídia e ao universo do entretenimento. Personagens como a Barbie, Wandinha e Mario devem estar em alta. 

Uma forte tendência para a Páscoa 2024 é o conceito minimalista. São kits e embalagens mais clean e com uma paleta de cores mais suave, dando um ar de contemporaneidade e elegância à celebração. 

A decoração temática com uso de plantas e flores também está virando uma tendência para a Páscoa. Ornamentos com folhagens verdes e outros elementos naturais como galhos e pedras podem tornar a sua loja acolhedora e cheia de vida para essa Páscoa.

Surpreenda seus clientes!

6 estratégias para vender mais na Páscoa 

A Páscoa é uma época cheia de simbolismos e celebrações, mas também é uma oportunidade para o varejo se capitalizar para este primeiro trimestre do ano, com estratégias inteligentes.

Veja abaixo seis ações que podem ser adotadas no seu negócio para você vender mais na semana de Páscoa. 

1. Promova experiências interativas

Faça espaços de degustação de receitas pascais na sua loja e, se for possível, promova workshops seguindo a tendência do “faça você mesmo”.  Essas experiências interativas não apenas agregam valor ao seu produto, mas também criam uma conexão mais profunda entre sua marca e os seus consumidores.

2. Personalize o atendimento

Opte por vender produtos ou combos personalizados, dando a opção para o cliente escolher como quer montar a sua cesta de presente. Além disso, invista em um serviço de atendimento ao cliente nesta Páscoa para garantir que os clientes se sintam valorizados e satisfeitos. Um programa de fidelidade cai muito bem nessas horas.

3. Diversifique o mix

Diversificar o mix é importante, principalmente pensando na produção artesanal de ovos e chocolates. Quanto mais sortimento e variedade você dispor, mais chances de agradar um público mais amplo você terá. É preciso incluir opções para todos os orçamentos e preferências, ok?

4. Divulgue nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas muito poderosas para impulsionar as vendas durante a Páscoa. Você lembra que as vendas online cresceram quase o dobro no ano passado, né.

Crie um catálogo de produtos nas suas redes e faça a melhor propaganda possível dos seus produtos. Utilize plataformas como Instagram e Facebook para compartilhar conteúdo visual que desperte a atenção (e o paladar), anunciar promoções e interagir com os seguidores. 

5. Faça promoções reais

Crie uma campanha de vendas com ações promocionais com descontos especiais e ofertas reais. Ofereça aos seus clientes pacotes promocionais e descontos progressivos para compras em grande quantidade ou promoções exclusivas para aqueles consumidores mais fiéis. Essas ofertas podem incentivar compras adicionais e criar um senso de urgência entre os consumidores.

6. Crie o “cantinho da Páscoa”

A exposição correta de produtos pode ajudar a reter clientes e motivar as compras por impulso. Por isso, crie um cantinho de itens da Páscoa com peixes, vinhos e chocolates. Ou ainda aproveite esse espaço para colocar produtos para a ação “monte o seu kit de Páscoa”.

E não se esqueça: produtos artesanais, decorações exclusivas e opções personalizadas ganham destaque nesse período. Quando você oferece uma experiência de compra positiva, você não só consegue vender mais na Páscoa, como contribui para a fidelização de clientes. 

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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