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Como está o cenário para quem quer vender no Natal?

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Viramos a página do calendário e deixamos novembro para trás – e com ele todos os preparativos e correrias para a Black Friday. Agora é hora de encararmos um novo desafio: o que vender no Natal? Como estão as expectativas do mercado?

O fim de ano do varejo não deve ser encarado como uma corrida de 100 metros rasos, mas sim como uma longa maratona ou até mesmo uma prova de triatlo. Essa é aquela competição na qual os atletas realizam provas de natação, ciclismo e corrida em sequência, o que é bem parecido com o comércio, que enfrenta Black Friday, Natal e Ano Novo de uma só vez.

Em um ano difícil como 2020, em que tirar uma Black Friday da cartola exigiu uma performance de elite, vender no Natal pode mesmo parecer um desafio de proporções olímpicas.

A boa notícia é que temos um mês no horizonte para alongar bem os músculos (ou seja, fazer um bom planejamento) e, como sempre, o FalaMart está aqui para te ajudar.

No texto de hoje compartilho alguns insights e previsões do mercado em relação às vendas de fim de ano e de quebra dou dicas de como você já pode se preparar para vender no Natal. Vem comigo!

Homem, mulher e uma criança montando árvore de Natal em casa.

O que esperar do Natal em 2020?

Assim como aconteceu com a Black Friday e todos os grandes eventos comerciais do ano, o Natal vai ser diferente em 2020. A pandemia trouxe um cenário de desemprego e instabilidade econômica, com profundo impacto sobre o poder de compra do consumidor.

A queda na expectativa de vendas em relação a 2019 não vem como uma surpresa, mas ainda assim a intenção de compra detectada pelas pesquisas não deixa de ser expressiva.

O levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 86 milhões de pessoas devem ir às compras, arrecadando cerca de R$ 38,8 bilhões para os setores do comércio que se aventurarem a vender no Natal.

Dentre esse público, 54% pretende presentear alguém, principalmente filhos, cônjuge e mães. O valor médio de cada item está estimado em R$108 e, no geral, cada entrevistado pretende comprar de 3 a 4 produtos.

O espírito natalino que sempre leva os brasileiros às compras promete ser um fator importante para vender no Natal 2020. De acordo com João Finamor, especialista em marketing ouvido pelo Jornal do Comércio, as dificuldades vividas ao longo do ano podem se converter em motor de compras. “As pessoas vão querer presentear, talvez até mais, por tudo que passaram”, disse.

Mas atenção! Tanto as pesquisas mais pessimistas quanto as mais otimistas concordam em um ponto: para vender no Natal é preciso se adaptar aos novos formatos e demandas do momento. Saiba como no próximo tópico!

Como se preparar para vender no Natal 2020?

 Pessoa segurando pacote de presente com os braços estendidos, como se o oferecesse a quem está do outro lado da tela.

Além dos preparativos que todo evento comercial exige, para vender no Natal 2020 é preciso também adaptar a loja às novas necessidades específicas do momento. A orientação vale tanto para as normas de segurança como também para diferentes formas de fazer negócio, seja através das redes sociais ou do ponto de vendas.

Prepare-se para um Natal online

Assim como aconteceu na Black Friday, tudo indica que o grande palco do Natal também será o comércio eletrônico. Outra pesquisa da CNDL revela que 47% dos consumidores pretendem comprar pela internet e cabe às empresas escolher a alternativa mais adequada para essa realidade.

Caso não esteja nos seus planos investir em uma plataforma própria, é possível vender pela internet no Natal com atendimento pelo Whatsapp e outras redes sociais. A pandemia acelerou a transformação das soluções de pagamento e através do pix, carteiras digitais e QR code é possível realizar essas transações com segurança e praticidade.

Aplicativos de entrega como Rappi, Loggi e James podem auxiliar na logística de entrega de supermercados e mercearias sem que você precise fazer novas contratações. Já iFood e Uber Eats são as soluções ideais para bares e restaurantes que, além da ceia de Natal, podem trabalhar com pacote de festas de fim de ano para quem fizer reuniões com amigos e familiares em casa ao longo do mês.

Cuidados com o ponto de vendas

Já aqueles que esperam pelos consumidores no ponto de vendas precisam reforçar os cuidados com higiene e segurança, principalmente com os rumores de que uma possível segunda onda da pandemia que está por vir. As recomendações são as mesmas da retomada do comércio, mas devem ser seguidas de forma ainda mais rígida com o movimento aquecido.

De acordo com dados da CNDL, atrás da internet estão as lojas de departamento (40%), o shopping center (34%) e as lojas de rua (26%) como os locais preferidos para as compras de Natal.

Nos últimos meses preparei vários guias de limpeza para ajudar os varejistas. Que tal usá-los de referência quando estiver preparando a loja para vender no Natal?

Capriche no mix

Pesquisas mostram que as categorias que prometem bombar em 2020 são roupas (57%), brinquedos em geral (38%), perfumes e outros cosméticos (31%), o que dá margem para vender vários segmentos no Natal.

Até mesmo um mercadinho pode investir em alguns brinquedos para quem está procurando a famosa lembrancinha ou então fazer kits de cuidados pessoais para os amantes de cosméticos – o mesmo vale para farmácias e até lojas de departamento.

Para vender no Natal e ainda sair lucrando, a escolha do fornecedor também faz diferença. Assim como na Black Friday, quem compra com preço baixo e consegue negociar outros benefícios pode vender a preços mais atrativos para o cliente sem prejudicar a margem de lucro.

Como sempre, o Martins é o parceiro ideal para essa empreitada. Com frete grátis, cashback e inúmeras outras vantagens, no nosso catálogo você encontra tudo o que precisa para as vendas de Natal, com mix variado de marcas que são referência no mercado, a receita perfeita para bater recordes de faturamento.

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