O checkout é uma das áreas mais privilegiadas no layout de qualquer ponto de vendas. Além da entrada, o caixa é o único lugar em que a presença do cliente é garantida, e o tempo que ele passa ali pode se transformar numa boa oportunidade de aumentar seu ticket médio. Mas é preciso saber escolher bem o que vender no checkout para tirar o máximo de proveito do espaço.
Algumas características definem os produtos ideais para o checkout: valor reduzido, baixa complexidade de compra, giro médio ou alto. Variedade também conta muito nessas horas, já que quanto mais produtos, maiores as chances de oferecer exatamente o que o cliente busca.
Para entender melhor essas categorias, continue a leitura e já se prepare para ver as vendas subindo!
O que vender no checkout?
O caixa é o lugar ideal das compras por impulso ou que são lembradas apenas de última hora. Estamos falando de balas, chocolates, chicletes, bebidas geladas e produtos de fácil consumo, como barras de cereal.
Sabe o que esses produtos tem em comum? O fato de chamarem a atenção do cliente com facilidade e, por não custarem muito caro, não serem uma escolha difícil na hora da compra. Ninguém sai de casa e volta com uma televisão embaixo do braço sem planejar, mas uma barra de chocolates entra na cesta de compras num piscar de olhos!
Apesar dessa facilidade na hora de vender, esses produtos também são supérfluos, ou seja, a venda não é inevitável. É fácil convencer alguém a comprar uma bala, mas também é muito fácil desistir dela. Por isso, quanto mais variedade na escolha do mix, maiores são as chances de vender no checkout.
Tem quem goste de biscoitos de chocolate, mas tem quem prefira os de leite. Oferecer apenas uma opção não é garantia de agradar a todos, mas quem oferece os dois acerta com dois perfis de clientes e ainda chama atenção de quem está só esperando a fila andar.
Como organizar o checkout?
A experiência do cliente também faz muita diferença se o objetivo é vender no checkout. Assim como a escolha dos produtos deve ser criteriosa, a disposição também precisa ser feita com o objetivo de atrair a atenção de quem passa e instigar o impulso da compra.
Sabe aquela vontade irresistível de encher a mão de balas ou então o desejo por chocolate que surge de repente? É possível estimular essas sensações apenas com algumas técnicas de merchandising básicas.
Organização
Na hora de fazer a disposição de produtos no checkout, muitos lojistas simplesmente colocam as mercadorias ali de qualquer jeito, sem critério algum. Esse é um dos principais erros, e pode ser por isso que você está tendo dificuldades de vender no checkout.
O ideal é que o espaço seja agradável e aconchegante. A hora de passar os produtos no caixa costuma ser associada a estresse, por conta das filas que nem sempre são evitáveis e no dinheiro que ninguém gosta de gastar. Para tirar essa impressão ruim e vender no checkout, é importante tornar a experiência mais agradável e intuitiva.
- Libere espaço: o ideal é deixar a região do caixa com uma área grande para que as pessoas possam circular com liberdade e não fiquem espremidas. O mesmo vale para os produtos, que não devem ficar amontoados e devem ser fáceis de alcançar.
- Distribua as prateleiras ao longo do checkout: investir em um balcão grande ou prateleiras para delimitar as filas te dá bastante espaço para distribuir mais mercadorias ao longo da região, “acompanhando” o cliente à medida que ele anda até o caixa.
- Prateleiras em ordem: para vender no checkout, as prateleiras devem estar sempre limpas e organizadas, sem produtos misturados ou “buracos” deixados pelos que já foram vendidos. Lembre-se de manter a ordem ao longo do dia e deixe um funcionário encarregado de fazer essa manutenção.
Exposição
Na hora de expor os produtos para vender no checkout, é interessante deixar agrupados aqueles que pertencem à mesma categoria. Balas com balas, chocolates com chocolates, etc. A variedade conta muito aqui, já que a combinação de cores de diferentes embalagens deixa o checkout mais chamativo e o visual mais harmônico no geral.
Veja o exemplo do mix Erlan, novidade no Martins.com.br: na categoria de balas, a marca oferece os sabores menta, hortelã, morango, framboesa, maçã, além dos diferentes tipos de bala toffee de chocolate. Dá pra agradar todos os gostos, compor um visual interessante, e ainda fazer o cliente comprar mais – afinal, como escolher uma só?
Já barras de cereal, biscoitos e salgadinhos são ideais para o decorrer da fila, pois funcionam como um bom lembrete para aquele cliente que busca um lanche rápido e prático para qualquer momento do dia!
Outra dica para vender no checkout é anunciar os produtos com desconto de “pague 4 e leve 5”, um jeito fácil de fazer as mercadorias girarem, ideal para vender muitos doces e petiscos!
Erlan e Arco Íris: a melhor pedida para o seu checkout!
Com o objetivo de oferecer sempre mais variedade em seu catálogo, o Martins.com.br agora conta com duas grandes novidades no seu mix bomboniére: as marcas Erlan e Arco Íris, indispensáveis para quem quer vender no checkout.
Desde 1956 no mercado, direto de Uberlândia, casa do Martins, a Erlan hoje é referência quando se fala em balas e nos tradicionais caramelos da marca, conhecidos em todo país. Como resistir à famosa Toffee Bombom, que agora vem em diversos sabores? Montar uma ilha Erlan no checkout torna o caixa um ponto de referência para gostosuras!
Da mesma forma, os biscoitos e doces Arco Íris, além de tradicionais, trazem consigo a qualidade que você só encontra nos produtos caseiros, que agora podem estar na sua loja, prontos para vender no checkout. Nada melhor do que encerrar as compras com um pacote de pães de mel, ideal para o cafezinho, né? Seus clientes vão adorar!
Para deixar seu checkout ainda mais eficiente, confira o melhor lugar de colocar o caixa na loja!