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Usar o faturamento da Black Friday para vender no Natal é uma boa?

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E aí, amigo varejista, já decidiu o que vai vender no Natal?

Isso mesmo, já estou falando do Natal e não da Black Friday. Faltam apenas 02 dias para a temporada de promoções mais aguardada do ano e o ideal é encerrar o dia 27 de novembro já com planos para o que vem a seguir.

Não é hora de morrer na praia. A temporada Black veio para dar um fôlego para o varejo, mas não adianta nada receber o empurrão e ficar parado!

Muitos lojistas já estão considerando aproveitar o faturamento da data para investir em produtos para vender no Natal. Será que compensa? Essa é a pergunta que mais tenho recebido nos últimos dias e acho que vale a pena trazer essa conversa aqui para o blog.

Compensa usar o faturamento da Black Friday para vender no Natal? Continue a leitura para descobrir!

Enfeite de Natal vermelho pendurado em árvore de Natal

Pós-Black Friday: que tal aproveitar para vender no Natal?

Depois de um ano tão duro quanto 2020, não dá para deixar passar a oportunidade de fidelizar os clientes que conheceram a loja graças às promoções e abandonar o público logo na maior data comercial do ano.

Investir no Natal pode parecer arriscado, principalmente, para quem passou o ano vendo colegas fecharem as portas. Mas é justamente para que sua empresa não tenha esse mesmo destino que é importante “dobrar a aposta” e já encerrar a Black Friday pensando nas vendas do final de ano.

Tudo deve ser feito com bastante planejamento e estratégia, claro, mas nada de cruzar os braços em um momento tão decisivo.

Por que aproveitar a Black Friday para vender no Natal?

Quem conhece a jornada do cliente sabe que o pós-venda faz parte de toda experiência de compra, independente da época do ano. O “problema” é que a Black Friday acontece a menos de um mês do Natal, fazendo com que o caminho mais óbvio seja conectar as duas datas.

Muitos consumidores vão conhecer sua loja pela primeira vez em novembro e a melhor forma de fidelizar esse público é através de uma campanha de Natal bem caprichada. Não dá para deixar na mão aquele cliente que ficou tão satisfeito com seus produtos que resolveu voltar, não depois que a parte mais difícil foi feita.

Todo o esforço dos últimos meses pode ir para os ares se o cliente volta e não encontra nada de novo em uma data conhecida pelas compras e troca de presentes. Uma apuração do Jornal do Comércio inclusive mostrou que, em vez de obstáculo, a pandemia irá funcionar como um estímulo para as compras: depois de tanto estresse, é hora de aproveitar.

O Natal também traz a possibilidade de ampliar a margem de lucro para arrecadar capital suficiente para começar 2021 com o pé direito.

Mas como usar a Black Friday para vender no Natal?

Diversas embalagens de presente de Natal dispostas de forma desordenada.

No fundo, essa é a pergunta que não quer calar: como aproveitar a Black Friday para vender no Natal sem comprometer a saúde financeira do negócio? Que é preciso planejamento você já sabe, mas preparei mais algumas dicas, olha só:

Analise o desempenho da Black Friday

A Black Friday pode te ajudar no Natal não só com o orçamento, mas também com os insights valiosos que ela irá gerar. O mais difícil na hora de conquistar novos clientes é entender as preferências deles. Então, a partir dos dados do dia 27 de novembro é possível sair na frente e antecipar algumas tendências.

Assim que o evento passar, aproveite para se jogar nas planilhas e identificar não só os comportamentos de compra que podem ser explorados, mas também os produtos queridinhos da temporada. A partir destes dados, monte pequenos perfis que possam servir de referência na hora de escolher as mercadorias para vender no Natal.

O mesmo vale para os clientes fiéis, viu? Nossas preferências mudam com o tempo e sua freguesia não pode ficar de fora das novas estratégias.

Confira seu estoque

Além de entender o comportamento do seu público alvo, é interessante pesquisar as tendências gerais de compras para o período, ver como está seu estoque em relação a elas e quais alternativas você pode oferecer para as vendas no Natal.

Fala, Mart!
Este fim de ano itens para casa, artigos de decoração, ingredientes para a ceia e acessórios de home office prometem bombar mais que outros na categoria “presentes”.

Essas tendências não valem apenas para os produtos, viu? Uma pesquisa da Rakuten Advertising mostrou que alguns modelos de venda devem chamar mais a atenção do consumidor no Natal, como é o caso dos cupons de desconto e programas de cashback.

Vender no Natal não costuma ser sinônimo de grandes promoções, mas em ano de recessão vale a pena investir em alguns benefícios para o público, como frete grátis. Outra forma de aproveitar o estoque é montando kits temáticos de acordo com a preferência dos clientes: queijos e vinhos na mercearia, “salão de beleza em casa” na farmácia etc.

Aposte em novidades

Não é preciso reinventar a loja da noite para o dia para as vendas de Natal, mas é preciso apresentar novidades para o consumidor. É aqui que o faturamento da Black Friday pode te ajudar, com uma parte do lucro (leia com atenção: apenas uma parte) direcionada às compras de fim de ano.

Não podemos cravar o futuro, mas tudo aponta para uma temporada natalina bem movimentada no comércio: de acordo com a pesquisa da Rakuten, 69% dos consumidores disse que não pretende mudar os gastos planejados para o Natal por conta da pandemia e 86% pretende manter o ritmo de compras online – o grande boom do ano!

Nem precisa esperar o pós-Black Friday para começar os investimentos, sabia? Aproveite a temporada Black do Martins para já garantir um bom mix para vender no Natal com promoções exclusivas!

Construa um relacionamento com o cliente

Sua estratégia de fidelização não pode se limitar a uma campanha bonita e um estoque renovado de produtos novos. Quatro semanas é tempo suficiente para o consumidor esquecer da sua empresa e é a qualidade do seu relacionamento com o público que vai determinar se a loja vai mesmo vender no Natal.

Sabe todas essas ações que você está planejando agora? Compartilhe com a clientela! Deixe que todos saibam que os preparativos para o Natal estão a todo vapor e que vai valer a pena esperar.

Use os canais de comunicação para manter todos informados sobre descontos, ofertas exclusivas, serviços de entrega etc, e faça um “teaser” bem caprichado dos itens que você pretende vender no Natal.

Banner divulgação BEM do Martins. Imagem de mulher segurando cartão e ao lado o texto: Compre e receba cashback pelo BEM.

Gostou dessas ideias? Então aproveite para abastecer o estoque durante a Black Friday do atacado e cadastre-se no site do Martins para ter acesso a benefícios exclusivos e receber nossas ofertas em primeira mão!

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