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Vender online: 5 motivos para colocar sua loja na internet

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A COVID-19 trouxe uma reflexão importante para milhares de empreendedores e varejistas: como lidar com o isolamento social e continuar vendendo? Para muitos, a iniciativa de vender online foi a resposta.

 

Pouco mais de um mês depois do decreto da quarentena, os resultados já estão aparecendo. Segundo relatório da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve um aumento significativo no consumo das categorias de saúde (111%), supermercados (80%) e beleza e perfumaria (83%) em relação ao mesmo período do ano anterior.

Note que tais segmentos não são tradicionalmente conhecidos por vender online, mas aos poucos estão superando os desafios de logística, gestão e tecnologia para manter as operações durante a COVID-19. Gerando mais segurança para seus clientes e colaboradores.

Embora muito desse sucesso esteja ligado às demandas trazidas pela pandemia, a tendência é que haja uma mudança no comportamento do consumidor no sentido de privilegiar as compras online após o isolamento social. A alternativa traz mais conveniência e variedade para as pessoas e, também, pode ser muito vantajosa para os lojistas a longo prazo.

Duvida? Então confira a seguir alguns motivos para começar a vender online agora mesmo!

Mulher sentada de costas segurando smartphone em frente a uma mesa preta, em que estão um notebook e um caderno

COVID-19: 5 motivos para vender online

A pandemia da COVID-19 trouxe novos desafios e tem mudado a forma como consumimos. Além dos obstáculos mais imediatos, como o isolamento social, especialistas já mostram que esse momento vai levar a transformações mais profundas em todos os setores da sociedade.

Não podemos acelerar o tempo, mas é possível trabalhar com alguns indícios que já temos dessa nova realidade. Que tal se antecipar e começar a vender online? Se esse vai ser o novo perfil dos seus clientes, é hora de inserir sua empresa no mesmo cenário!

Veja 5 motivos para colocar sua loja na internet agora mesmo!

Fim das fronteiras geográficas

A internet está aí para dissolver fronteiras. Mesmo com o confinamento imposto pela COVID-19, é possível adquirir produtos no Brasil e no mundo inteiro. Se o fim dos limites geográficos trazem mais oportunidades de compra para o consumidor, para os lojistas isso significa um mercado muito maior para alcançar e muito mais chances de vender.

Além disso, ao vender online é possível driblar outras limitações do ponto de vendas, como o horário comercial. Pela internet, seu cliente pode comprar a hora que quiser e você não perde mais vendas nos domingos e feriados em que a loja, normalmente, fica fechada.

Custos reduzidos

Homem de pé fechando uma caixa de papelão apoiada sobre mesa. Nela estão materiais para preparação de pacotes e embrulhos.

Abrir uma loja virtual é muito mais barato do que começar um empreendimento com loja física. Sabia que, dependendo da logística escolhida, é possível vender online até mesmo sem estoque?

Hoje o mercado já oferece alternativas como o dropshipping, sistema em que o produto vai direto do fornecedor para o cliente. De cara você já fica livre de alguns custos, como os de manutenção de um estoque físico e de uma logística de entrega própria, além da operação demandar um número bem menor de colaboradores.

Mas, mesmo quem optar por vender online do jeito tradicional vai ver que a loja virtual pesa bem menos no bolso. Sem aluguel e com um número menor de colaboradores, você ainda economiza por não precisar se preocupar com algumas questões fundamentais que envolvem um PDV físico como decoração, limpeza e merchandising.

Proximidade com o cliente

Você que me conhece sabe que eu sempre defendo uma metodologia de foco no cliente, mas para implantá-la é preciso investir em meios para conhecer melhor o público e suas preferências. E isso só é feito por meio de coleta de dados, e ao estabelecer vendas em ambientes virtuais boa parte dessas informações valiosas virão até você automaticamente.

Fala, Mart!
Uma plataforma de vendas, em que o cliente se cadastra para poder comprar, já é um banco de dados precioso que revela o perfil de compra do seu público e dados demográficos importantes para entender seu comportamento. E todas essas informações são extremamente importantes para te ajudar na hora de selecionar os produtos, definir estratégias de divulgação e dar um direcionamento para o negócio de modo geral!

Isso nos leva ao próximo passo…

Promoções eficientes

Notebook aberto sobre superfície branca com notas de dólar caídas ao redor.

Com tanta informação sobre os gostos e preferências do consumidor, fica muito mais fácil criar promoções com ofertas que sejam realmente atrativas para quem você deseja alcançar. E em tempos de COVID-19, ninguém quer perder uma oportunidade de economizar!

Se na loja física você fica limitado a uma estratégia de promoção por vez, ao vender online você tem a chance de ter várias ações correndo ao mesmo tempo. Tudo graças às ferramentas oferecidas pelas plataformas de vendas, e também serviços como Google Adwords e Facebook Ads – que vão ser seus aliados nesse momento.

Além de promoções pontuais, é possível oferecer descontos direcionados: novos clientes podem ter direito a um desconto na sua primeira compra, e sempre que convidarem um amigo, além dos cupons em aniversários e datas comemorativas. Além de se aproximar do público, você ganha chances de vender mais!

Marketplaces

Se você é novo no mercado e não sabe como conseguir seus primeiros clientes, o marketplace pode ser um bom começo. Parecido com um shopping virtual, essas plataformas ampliam o alcance e trazem mais legitimidade para sua empresa.

Grandes marketplaces, como é o caso do Martins.com.br, possibilitam ao varejista vender online em sites com número alto de visitas e plataforma própria. É a oportunidade ideal para quem deseja se manter durante a COVID-19, visando as mudanças pós-pandemia, porém ainda não pode investir em uma infraestrutura própria.

Ficou mais otimista com essas dicas? Então não deixe de ler meus textos sobre a COVID-19, são muitos conteúdos para te ajudar e enfrentar todos os desafios que estão surgindo com o novo coronavírus!

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