O artigo de hoje é para você ter mais do que engajamento nas redes sociais. É para que você aprenda as estratégias certas para vender pelas redes sociais durante a Black Friday 2021.
O Brasil é um dos países mais influenciados pelas redes sociais em todo o mundo. De acordo com a pesquisa da Comscore, o conteúdo compartilhado nas mídias tem um alcance de 97% dos usuários. Neste quesito, nosso país segue à frente até de países como a China, Índia e os Estados Unidos.
Na pandemia, menções sobre alimentação nas redes sociais cresceram cerca de 30% no ano passado. Já com casa e jardinagem houve um aumento de 28% de menções em relação a 2019.
Importante destacar que a mesma pesquisa identificou que o consumidor brasileiro ficou, em média, mais de 47 horas conectado nas redes sociais durante o mês de dezembro.
Então veja: as redes sociais são, de longe, a grande paixão dos brasileiros. E a gente conversa sobre o que a gente gosta por lá, e consome conteúdo relacionado a isso. Será que não está na hora da sua loja entrar na conversa?
Sim, está. A Black Friday neste ano será realizada no dia 26 de novembro e é preciso pensar em ações direcionadas para as páginas virtuais da loja e saber vender pelas redes sociais.
Com que rede eu vou?
Hoje é preciso ter presença garantida nos principais canais virtuais – Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e WhatsApp. Se não em todos esses, pelo menos nos três praticamente obrigatórios: Facebook, Instagram e WhatsApp.
A pesquisa da Comscore que mencionamos há pouco também contabilizou que, em 2020, cerca de 24,4 bilhões de interações mercadológicas foram feitas no Facebook, Instagram e Twitter. Isso quer dizer em conteúdos envolvendo marcas, publishers e influenciadores.
Esse índice foi 25% maior ao registrado em 2019. Somadas todas as publicações das três redes sociais foram 9 milhões de publicações, representando acréscimo de 21% no ano. Tudo isso prova o quanto o consumidor está cada vez mais conectado.
Para escolher quais canais vender nas redes sociais, primeiro é preciso pensar no tipo de conteúdo que você vai trabalhar e para qual público vai vender.
Atualmente, o Facebook e o Instagram são as plataformas que mais oferecem recursos com foco nas vendas do varejo. O WhatsApp e o Twitter também têm funções exclusivas em suas versões corporativas pensando em estratégias de vendas.
A Comscore destacou que o Instagram foi responsável por 72% do share de ações no último ano. Mas é o Facebook a rede social que ainda tem o maior alcance, concentrando 65% da atenção dos usuários.
O Facebook hoje mantém sua reputação como a rede social que todo negócio precisa ter. Até em relação à publicidade: para patrocinar posts no Instagram, você vai acabar encontrando a necessidade de criar uma conta no Facebook Business. Aí já é mais fácil criar logo no Facebook também.
Usando as redes para a Black Friday
Não é possível falar em Black Friday sem falar em vender pelas redes sociais. O maior contingente de vendas é sempre registrado no e-commerce e, com a pandemia, as redes sociais passaram a ser o braço direito nesse universo online.
Vender pelas redes sociais é ampliar o alcance do negócio, atingindo novos públicos e fidelizando os antigos clientes. Agora é hora de colocar em prática as ações certas para alcançar os resultados na Black Friday 2021.
Anote essas 5 dicas infalíveis que preparamos para você!
1. Perfil personalizado para a Black Friday
Trabalhe o layout das suas redes sociais de forma que os clientes, de imediato, associem elas às ações da Black Friday 2021. Crie uma arte personalizada para o período sazonal de vendas e troque a foto de perfil e/ou capa da rede social.
Você também já pode começar a pensar no padrão de layout para os conteúdos no feed e nos stories, das ofertas e demais conteúdos da Black Friday.
Você já pensou se vai antecipar algumas promoções ou vai deixar tudo para o dia 26 de novembro? Importante definir isso antecipadamente para te ajudar a nortear nas promoções que vai divulgar nas redes sociais e os conteúdos relacionados.
Caso você tenha loja virtual, deixe o link no perfil e todas as formas de contato para que o cliente possa comprar. Os pedidos também podem ser aceitos pelo direct ou pela própria loja virtual na rede social escolhida.
2. Promoções exclusivas para a Black Friday
O consumidor quer promoção e o movimento serve para isso. Ao divulgar as ofertas para vender pelas redes sociais, trabalhe conteúdos chamativos e deixe claro para o consumidor que aquela oferta é exclusiva pela rede social.
Seja assertivo na comunicação, detalhando exatamente como funciona aquela promoção, o valor do produto e a descrição dele, formas de pagamento, entre outros dados. Lembre-se que, juridicamente, uma vez aberta ao público a oferta deve ser devidamente cumprida. Evite erros para não ter prejuízos e dor de cabeça depois.
Seja Instagram, Facebook, Twitter etc, imagens vão dizer muito sobre a sua loja. Então trabalhe bem esse quesito mostrando nitidamente os produtos, e destaque as promoções de maior relevância para a Black Friday.
3. Recursos para ajudar nas vendas
Caso você ainda não seja muito familiarizado com as redes sociais, aproveite esse momento para ler ou assistir tutoriais, conhecer os recursos disponíveis em cada uma delas e que vão atender às suas necessidades.
No Instagram e no Facebook, por exemplo, é possível criar uma loja virtual de produtos sem a necessidade de um site. Por lá você expõe as ofertas da Black Friday, se tornando mais fácil vender pelas redes sociais.
Aqui mesmo no blog já falamos sobre como criar uma loja virtual no Instagram, no Facebook e até um catálogo de produtos no WhatsApp. Você ainda pode aproveitar as próprias ferramentas do aplicativo para criar ações exclusivas para Black Friday.
Uma dica é fazer a chamada live commerce, que é você promover uma transmissão ao vivo nas redes sociais com foco na venda de produtos dando a oportunidade de por lá mesmo os clientes fazerem suas compras.
Essa modalidade vem ganhando muitos adeptos no último ano. Então escolha o mix que será ofertado dentro da data sazonal e crie uma live fazendo a venda em tempo real. Vai ser um sucesso!
Também pode criar cupons especiais de desconto e divulgar pelos stories do Instagram ou Facebook especialmente para os clientes que seguem as redes da loja. Essa também é uma ótima estratégia para vender pelas redes sociais durante as ações da Black Friday.
4. Bom atendimento antes de qualquer coisa
O atendimento feito pelas redes sociais não se difere do tratamento no balcão ou no PDV das lojas físicas. A cordialidade e a atenção devem ser as mesmas e você já faz isso muito bem.
A diferença é que na rede social é preciso ter uma organização e uma agilidade maior para não deixar o cliente sem resposta. Além disso, a atenção com o atendimento deve ser redobrada ao vender pelas redes sociais na Black Friday, já que a tendência é de um aumento na demanda.
Uma mensagem sem ser respondida, pode ser uma venda perdida. Crie mensagens automáticas para não deixar o cliente sem aquele primeiro atendimento e se organize para ficar atento a todas as notificações que chegam no perfil da loja, seja por comentário ou direct.
5. Divulgação sob medida
O bom da rede social é que a criatividade pode ser colocada em prática. Aproveite a página da loja para criar conteúdo audiovisual para despertar o interesse do seu cliente em comprar durante a Black Friday.
A comunicação nas redes sociais também pode ser mais descontraída e informal. Usando memes, gifs, emojis e hashtags (#) para mostrar uma proximidade maior com o consumidor.
A divulgação das suas ações com foco de vender pelas redes sociais também pode contar com parcerias, incluindo a de influenciadores digitais, para aumentar a abrangência das suas ofertas e da sua marca.
Com essas estratégias principais, não temos dúvidas de que você vai conseguir vender pelas redes sociais e a sua Black Friday será o maior sucesso.
Continue acompanhando a gente porque vamos trazer várias dicas que vão te ajudar a vender mais nesta edição. E se ainda não se cadastrou para receber materiais de apoio e ofertas em primeira mão, faça isso agora mesmo. É gratuito!
E já que estamos falando de redes sociais, aproveite para ler sobre como é importante você explorar os vídeos nesses meios online. Temos tutoriais para você aprender a fazer vídeos no Tiktok e no Instagram.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.