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homem segurando cesta de produtos em corredor de supermercado
man with food box in hands at grocery store, Image: 402187117, License: Royalty-free, Restrictions: , Model Release: no, Credit line: Profimedia, Panthermedia

O que vender no supermercado online?

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Se fôssemos fazer uma retrospectiva com os destaques positivos de 2020, o sucesso de quem decidiu vender no supermercado online com certeza seria um dos primeiros da lista. Só na primeira semana de pandemia, o setor registrou um crescimento de 600% a 800%.

O isolamento social foi determinante para impulsionar as vendas, mas o boom que vimos em 2020 representa apenas a aceleração de um processo que já estava em curso. Vender no supermercado online não é novidade, mas a rápida consolidação do modelo revela que em breve a alternativa se tornará um braço inevitável de qualquer loja do segmento.

Para Fábio Veras, especialista no setor, estamos vivendo um momento que vai direcionar o comportamento dos clientes no futuro. Quanto antes o lojista começar a vender no supermercado online, maiores são as chances de se firmar no mercado com um poderoso diferencial em relação à concorrência.

Que tal aproveitar e colocar “vender no supermercado online” entre as suas resoluções de ano novo? Com as dicas do FalaMart, até o empresário menos familiarizado com o varejo online vai ver que a transição é moleza. Olha só!

Notebook com imagem de corredor de supermercado na tela a frente de corredor de supermercado

Como começar a vender no supermercado online?

Vender no supermercado online pode parecer um desafio em um primeiro momento, principalmente se você é dono de um mercadinho de bairro e até o início da pandemia sequer tinha considerado essa possibilidade. Mas o futuro está batendo à porta e quem não se adequar corre o risco de cair no esquecimento.

A boa notícia é que, independente do porte da loja, comerciantes do Brasil inteiro estão aprendendo e se adaptando e não poderia existir momento melhor para começar do que agora. Veja algumas diretrizes que podem te ajudar nesse começo:

Conheça seu público

Antes de vender no supermercado online é importante conhecer seu público e entender o que ele espera da empresa.

A pesquisa com os clientes vai te orientar tanto na escolha do mix (nem sempre os produtos mais vendidos do ponto de vendas coincide com o da loja online), quanto de outros aspectos operacionais, como sistema de entregas e até a escolha da plataforma.

Tenha uma equipe exclusiva para o supermercado online

Quem já atende no ponto de vendas físico não pode cair no erro de tratar a operação online apenas como um desdobramento da loja “oficial”. Vender no supermercado online significa administrar duas lojas diferentes, o que pode parecer mais trabalhoso em um primeiro momento, mas te garanto que é a melhor escolha para quem valoriza eficiência no serviço.

Sua equipe não precisa dobrar de tamanho para atender às demandas da loja online, mas é preciso ter pelo menos 1 ou 2 funcionários à disposição do e-commerce. São eles que vão lidar com o atendimento nos canais de comunicação, separar os produtos e cuidar da logística de entrega.

Dessa forma, você garante que tanto os clientes do PDV quanto os do site terão o atendimento de qualidade que merecem, além de não sobrecarregar a equipe.

Defina uma logística de entrega

homem segurando cesta de produtos em corredor de supermercado

O serviço de entrega é outra decisão importante que deve ser tomada antes de começar a vender no supermercado online. Existem várias opções no mercado atualmente, desde aplicativos como Rappi até a contratação de uma equipe própria.

Uma equipe exclusiva demanda um maior investimento inicial, mas te dá muito mais controle sobre a operação, principalmente em termos de qualidade. No entanto, é preciso ter um número suficiente de colaboradores para dar conta da demanda. Afinal, nenhum cliente quer esperar dias para receber seus pedidos.

Já os aplicativos são mais baratos e colocam sua loja no radar de muito mais pessoas, mas você perde bastante em autonomia – e isso pode prejudicar a qualidade do serviço.

Cada serviço tem suas vantagens e desvantagens. É a realidade da loja (e os hábitos de consumo do seu público) que vão te ajudar a fazer essa escolha.

O que vender no supermercado online?

Se o supermercado online funciona como uma empresa paralela ao mercadinho que você já comanda, é importante que ele tenha seu próprio estoque e seu próprio mix de produtos. O estoque separado evita problemas como vendas duplicadas e o famoso “tem, mas acabou”, o que te dá muito mais controle sobre as duas operações.

Já o mix de produtos deve ser determinado pelo público de cada loja. Os clientes do supermercado online podem não ter o mesmo perfil do mercadinho e as mercadorias devem ser selecionadas de acordo com a demanda específica de cada público.

Quem bate o martelo são os consumidores, mas vou aproveitar para deixar aqui algumas dicas a partir dos produtos que são campeões de venda do Martins. Vai ser bem difícil errar com esse time aqui na prateleira:

pessoa acessando supermercado online através do notebook

Dicas express do Mart!

Ainda tem dúvidas sobre vender no supermercado online? Então fique de olho nessas dicas express:

  • Todos os produtos do PDV físico devem entrar? Não necessariamente, mas quanto maior o mix, melhor. Além da pesquisa com os consumidores, o ideal é começar com aqueles produtos que já fazem sucesso e observar os resultados. Outra estratégia interessante é observar a concorrência e encontrar algum produto ou marca que seja o seu diferencial.

  • Quais métodos de pagamento devo aceitar? Novamente, quanto mais, melhor. As opções de pagamento são uma forma de personalizar o atendimento no supermercado online e podem ser um importante diferencial. Leve isso em consideração na hora de escolher a plataforma de vendas. Comece com o básico (cartões de crédito e débito), mas depois amplie o leque como pix, carteiras digitais e QR code.

Eu poderia ficar aqui até amanhã falando sobre outras questões importantes que envolvem vender no supermercado online e aposto que você também está cheio de ideias, mas nossa conversa não acaba por aqui.

Confira nossa cobertura do evento Grocery&Drinks para insights com especialistas no ramo e aproveite para se cadastrar no Martins e ter acesso aos produtos que quiser com as melhores condições do mercado!

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