Como presente, em festividades ou em um bom momento de descanso, o vinho é o típico produto que cai bem para os apreciadores de uma boa bebida. Inclusive, o item chegou a ser considerado a “bebida da quarentena”. De olho nesse mercado, vender vinhos em supermercados vai além da lucratividade.
É saber tornar o negócio conveniente para o cliente, que encontrará produtos diferenciados na loja. A categoria recebeu um incentivo ainda maior com a transformação digital, pois adicionou mais um nível de conforto ao cliente, que pode escolher e receber as bebidas em casa.
Podemos citar alguns exemplos como clube de assinaturas, cupons de desconto ou kits de vinhos. São estratégias como essas que vieram como aposta certeira para o crescimento do mercado de vinhos durante a pandemia.
No artigo de hoje, você terá informações sobre esse mercado no país e as tendências. Além disso, a importância de vender vinhos em supermercados e como empreender no mundo dos vinhos. Preparado?
Por que vender vinhos no varejo?
Em uma década, o consumo de vinho aumentou 74% em todo o mundo. Só em 2020, o consumo da bebida entre os brasileiros cresceu 18% em relação ao ano anterior. Os dados são da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
Conforme a reportagem da Istoé Dinheiro, o mercado varejista de vinhos vem passando por um processo de consolidação, e com expectativa de crescer ainda mais. Isso porque a importação de vinhos e espumantes também aumentou na pandemia, alcançando uma alta de mais de 37% só no primeiro quadrimestre do ano passado.
Os rótulos nacionais também vêm ganhando destaque no carrinho de compras dos consumidores. O varejo alimentar é um dos canais mais beneficiados com o bom momento do mercado.
Os clientes passaram a recorrer mais aos supermercados e mercearias para poderem comprar garrafas de vinho. Vender vinhos pelos canais digitais da loja para que o cliente possa receber o produto no conforto de casa também se tornou uma forte tendência no varejo.
Apostar na categoria é uma grande oportunidade para vender mais e aumentar o ticket médio da loja. Vinhos são um ótimo diferencial no mix e agregam ainda mais valor ao seu negócio, impactando até na experiência do cliente.
As lojas que contam com uma adega com variedade de rótulos e diversidade de preços que cabem em todos os bolsos são as que se destacam no mercado.
Escolhendo os melhores produtos
Se você for novo no segmento e não sabe escolher os melhores produtos para poder vender vinhos, nada de se preocupar, ok? Estamos aqui para isso e vamos te ajudar nessa empreitada.
Vender vinhos pode até não parecer uma tarefa tão simples, até porque os apreciadores natos são criteriosos na hora de escolher os rótulos. Por isso, é necessária uma atenção especial e um conhecimento um pouco mais aprofundado para adquirir produtos confiáveis e repassá-los ao cliente.
Mas calma lá! Não estamos falando que você precisa ser um verdadeiro sommelier. A dica é se orientar melhor sobre vinhos, seja com pesquisas na internet, com dicas de especialistas, junto aos fornecedores e até conversando com seus clientes sobre gostos e preferências.
O próximo passo vai ser observar alguns critérios e informações fundamentais para comprar os vinhos certos para a sua loja. Separamos os mais importantes para você:
- Tipos: tinto, branco, rosé etc
- Sabor: seco, suave, demi-seco, doce etc
- Tipo de uva, que define a classificação: Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Pinot Noir etc;
- Safra do vinho;
- País de origem;
- Região de produção;
- Graduação alcoólica;
- Custo-benefício;
- Rótulos premiados.
Quando você identifica essas informações, consegue assimilar melhor cada produto e escolhe aquele que se encaixa melhor no perfil do seu público consumidor. Não tem erro!
Existe local correto para vender vinhos?

Existe. Não basta só adquirir bons vinhos para vender na sua loja. Você precisa fazer o armazenamento em local adequado para garantir a qualidade da mercadoria. Essa exposição pode ser feita em adega especial ou nas próprias gôndolas, com local bem limpo, arejado e climatizado.
O ideal é colocar as garrafas de vinhos deitadas para manter a rolha umedecida. Além disso, você garante a mínima entrada de oxigênio, o que favorece o bom envelhecimento do produto.
Já os espumantes podem e devem ficar mais expostos na vertical. Peça para que sua equipe faça a limpeza constante e observe qualquer eventual vazamento ou dano na garrafa, para a devida reposição ou troca.
Caso a sua loja não seja preparada para um ambiente especial para vinhos, opte por comprar aqueles rótulos que tenham maior giro e podem ficar verticalizados, sem a necessidade de manter uma área climatizada.
Tudo bem que as lojas especializadas conseguem ganhar a preferência do consumidor, pois são pensadas para manter a essência e qualidade de cada bebida. No entanto, vender vinhos no supermercado não precisa ser um obstáculo.
Basta apostar no diferencial. Vamos a algumas dicas:
- Negocie com os seus fornecedores para, de fato, conseguir repassar boas ofertas aos clientes;
- Venda vinhos pela internet e garanta entrega rápida e de qualidade;
- Faça um clube de assinaturas com cupons de desconto exclusivo;
- Crie kits com vinhos, bem como alimentos que harmonizam com a degustação;
- Aposte em marketing digital nas redes sociais focado na venda de vinhos;
- Faça um catálogo especial de vinhos pelos canais digitais da loja.
O momento é agora!
Para você que está pensando em investir em um novo catálogo para vender vinhos, a hora é agora. Essa é a época do ano em que mais se vende a bebida aqui no Brasil.
De acordo com uma pesquisa da Ideal Consulting, de junho a novembro foram comercializados 55 milhões de litros de vinho. O montante foi um recorde para o mercado e está muito associado com a alta da temporada de frio, com pico nos meses de junho e julho, geralmente.
Outra forte tendência é o investimento em vinhos, seja para ostentar uma coleção ou para criar a própria adega pessoal em casa.
A pandemia e o maior tempo das pessoas dentro de casa despertaram em muita gente a necessidade e a preferência de consumir refeições e realizar confraternizações em casa.
Aí a adega pessoal virou a atração e é sempre bom mantê-la atualizada. Para isso, os supermercados passam a ser um dos principais canais de venda dos consumidores durante as compras de rotina para a casa.
Tenha um estoque diversificado de vinhos, por exemplo, e aposte em preços promocionais! Conte com a gente para abastecer seu portfólio. Estamos aqui para isso! 😊
Aproveite que está por aqui para ler mais conteúdos sobre bebidas aperitivas e para crianças. Temos ainda um material que traz as oportunidades para vender bebidas em épocas de festividades.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
