Home Destaque Dicas de marketing para você usar no seu negócio
peça sobre dicas de marketing no canal Youtube

Dicas de marketing para você usar no seu negócio

0
97

Se fizer uma simples busca aqui mesmo no blog FalaMart vai encontrar inúmeros posts sobre marketing. São dicas e orientações aplicáveis no dia a dia de uma loja de qualquer segmento.

Hoje também vamos falar sobre essa temática, mas em formato de vídeo. O Martins colocou no ar quatro vídeos no canal do YouTube com dicas de marketing com a consultora da Universidade Martins do Varejo (UMV) Thais Teodoro.

Ela explica sobre as principais ferramentas para movimentar o seu negócio, que precisa marcar presença na internet e nos canais digitais. Por isso, a Thais divide os vídeos com dicas de marketing em alguns temas:

  • Vendas pelo WhatsApp
  • Por que a sua loja precisa estar nas redes sociais
  • Ferramentas do Google com foco nas vendas
  • Como criar sua loja no Instagram

Vamos então saber um pouco sobre esses quatro temas e depois você completa sua jornada de conhecimento assistindo aos vídeos.

Vídeo 1: Como vender pelo WhatsApp

Youtube na tela do dispositivo e notebook

A maioria dos consumidores brasileiros tem WhatsApp e tenta resolver o máximo possível de assuntos por meio da plataforma. Um recado rápido, uma ligação de chamada, uma solicitação de serviço e claro – também para comprar.

Muitas pessoas já preferem falar com as empresas também por esse canal. Por isso, o WhatsApp se tornou ainda mais essencial na vida das pessoas. O mercado sinaliza esse comportamento como uma tendência consolidada do varejo.

Em pesquisa desenvolvida pela Accenture fica evidente o quanto a ferramenta é essencial para o varejo. O estudo revelou que 83% dos brasileiros utilizam a ferramenta em algum momento para comprar produtos ou serviços.

O uso do WhatsApp para fins corporativos no Brasil desponta à frente de países como Peru (77%), Colômbia (74%) e Argentina (71%).

Os pequenos negócios têm o maior alcance da plataforma, representando 74% das lojas que usam o WhatsApp como canal de vendas no comércio eletrônico. Viu como é importante investir na plataforma?

Para você explorar o canal para vender mais e aumentar a abrangência da sua loja é necessário tomar alguns cuidados. E agora a gente vai te ensinar as melhores maneiras para usar bem o recurso.

Dica 1 – Use o WhatsApp Business

Segundo estimativa da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd), o uso do WhatsApp como canal de vendas cresceu 84,7% no Brasil. A ferramenta é gratuita e exclusiva para contas empresariais.

Com ela, você tem acesso a diversos recursos importantes como canais de atendimento, horários de funcionamento e catálogo de produtos.

Dica 2 – Faça o cadastro de respostas

É possível cadastrar respostas rápidas no WhatsApp com padronização e agilidade no atendimento. Faça uma lista das perguntas mais frequentes que você recebe dos consumidores e já deixe as respostas prontas.

Ah! E você também consegue cadastrar respostas automáticas para deixar, por exemplo, mensagem de boas-vindas e informar sobre o seu horário de funcionamento. Aí o seu cliente não vai ficar sem resposta.

Dica 3 – Crie lista de transmissão

Com a lista você vai conseguir mandar a mesma mensagem para várias pessoas que têm o seu contato salvo de uma só vez. Não deixe de perguntar para o seu cliente se ele deseja receber as suas ofertas e as novidades da loja. Se ele permitir, peça que salve o contato do WhatsApp da loja para que passe a receber as mensagens. Cuidado com o excesso, ok?

Dica 4 – Tenha uma equipe capacitada

Treine alguns funcionários para que fiquem dedicados ao atendimento do WhatsApp. Precisa ser uma equipe engajada e responsável. Dessa forma, o atendimento tem que ser feito de maneira personalizada e ágil.

Vídeo 2: Minha loja precisa estar nas redes sociais?

A resposta é sim! O brasileiro fica, em média, quase quatro horas por dia navegando nas redes sociais. A PwC já vinha trazendo insights sobre a importância que a experiência digital incide sobre a jornada de compra.

Segundo o estudo, 46% dos consumidores já indicavam as redes sociais como fonte de inspiração na decisão de compra. E se eles estão tanto tempo por lá, você também precisa estar.

Então comece a divulgar suas ofertas e seus diferenciais nas redes sociais. Quais seus atrativos e diferenciais? Tem estacionamento exclusivo? Promoções? Programa de fidelidade? Então informe tudo isso para os consumidores nas suas redes sociais.

Além de manter o relacionamento com o público, você precisa manter suas publicações sempre atualizadas. Isso inclui o engajamento e interação com os seguidores, como resposta a comentários e retribuição de curtidas.

Gere conteúdos exclusivos para ele se sentir dentro da loja. Uma dica é mostrar os bastidores, o que tem por trás das prateleiras, do balcão, aproximar mesmo o shopper da sua loja, mesmo que à distância.

E já que estamos falando de marketing: imagem é tudo! Aposte em fotos e vídeos de boa qualidade e use o recurso textual o mínimo possível.

Vídeo 3: Ferramentas do Google para Vender Mais

mão segurando celular display aparecendo o Google

“Pesquisa no Google que acha”. Você certamente já disse ou ouviu essa frase algumas vezes e ela faz muito sentido. Com a ascensão dos dispositivos móveis ficou ainda mais fácil navegar na web e desempenhar grande parte das atividades do dia a dia por lá.

De acordo com o Google, o smartphone passou a ser um aliado inseparável do consumidor e influencia diretamente na jornada de consumo. Isso quer dizer que mais de 50% das buscas das categorias do varejo no Google ocorrem no dispositivo móvel. Assim como 44% das visitas aos sites varejistas e 21% das vendas acontecem por meio do mesmo dispositivo.

Milhares de pessoas do mundo inteiro buscam produtos ou serviços na internet o tempo todo. O melhor é que esse tipo de informação pode te ajudar bastante nas vendas. Como? A gente te explica! Ou melhor a Thais Teodoro no vídeo 3 das dicas de marketing.

Mas vamos dar um aperitivo com duas ferramentas do Google interessantíssimas para você consultar o que têm sido tendência nas buscas. Veja:

Google Trends

Por ela você consegue ver o que o mundo está pesquisando no Google e todas as tendências relacionadas a essa busca. Além dos períodos de pico de venda de determinados produtos ou marcas, é possível avaliar quais são as regiões do Brasil que estão tendo maior volume e tendência de busca.

Isso vai te proporcionar muitas informações para auxiliar nas compras e otimizar o estoque da sua loja. O acesso ao Google Trends é gratuito.

Thinking with Google

Essa outra ferramenta também disponibiliza diversas informações que vão mostrar as categorias que estão em ascensão de busca. O Thinking with Google está disponível gratuitamente e possibilita filtrar a pesquisa por período semanal, mensal ou anual.

São recursos assim que vão te ajudar a ter um norte para saber o que você precisa ter na sua loja e o que o seu público pode ter interesse em comprar.

Vídeo 4: Como criar sua loja no Instagram

O Instagram tem sido uma das principais redes sociais utilizadas para fomento do varejo brasileiro. Segundo a plataforma, aproximadamente 200 milhões de usuários interagem com os perfis varejistas por meio do aplicativo.

No vídeo 4 no canal do Youtube você confere dicas valiosas sobre o app, mas vamos a um passo a passo rápido para que você não deixe passar a oportunidade de ampliar suas vendas.

  • Crie uma conta comercial no Instagram e uma no Facebook, porque é por meio do gerenciador de negócios do Facebook que você também vai conseguir movimentar a página do Instagram;
  • Crie o seu catálogo de produtos seja integrando seu site de vendas ou criando diretamente no gerenciador de negócios do Facebook. Aí é só fazer o upload das fotos em alta qualidade dos produtos e colocar a descrição completa deles;
  • Entre no Instagram e faça um cadastro no “Compras no Instagram”, seguindo o passo a passo. Basta aguardar a aprovação, que pode levar alguns dias, e receber a autorização por e-mail;
  • Estruture a forma de pagamento se cadastrando nas plataformas dessa finalidade para que assim você possa fazer seus recebimentos por boleto ou por cartão de crédito.

Gostou? Então assista aos vídeos com dicas de marketing já disponíveis no Youtube e aprofunde o seu estudo ainda mais.

Ah! Aproveite para aprender a definir suas estratégias de marketing. Falamos sobre isso aqui mesmo no blog!

Até a próxima!