Visão sistêmica: o que é e qual a importância para os negócios

Tempo de Leitura: 4 minutos
O que é visão sistêmica e qual a importância dela para os negócios

Sumário

Ser um bom administrador de empresa vai muito além de planejar os objetivos, alcançar metas e colher os resultados esperados. É muito importante dispor de uma visão sistêmica do negócio.

Quando o lojista entende todo o sistema, ele consegue tomar decisões mais assertivas e direcionar as estratégias de vendas e de gerenciamento da melhor forma possível. Isso acontece muito nas grandes empresas e centros comerciais, e não deveria ser diferente para os pequenos varejistas.

A visão sistêmica é saber compreender toda a esfera à frente e nos bastidores do negócio. Em seguida, driblar as dificuldades ao realizar o planejamento da loja. 

A seguir vamos abordar esse tema no contexto do varejo e te mostrar a importância de trabalhar a visão sistêmica para melhorar sua gestão de loja.

O que é ter uma visão sistêmica?

Ter uma visão sistêmica é contar com a habilidade de tomar decisões de peso dentro da empresa considerando a totalidade desse sistema corporativo e não apenas um setor ou uma parte específica deles. 

Quando o gestor tem uma visão macro do seu empreendimento, ele consegue identificar com maior facilidade onde estão as falhas, como todo o processo de pré-venda até a entrega da mercadoria está funcionando. Além disso, onde a comunicação entre os setores não é eficiente e como a empresa se relaciona com o ambiente externo.

Como falamos na introdução do artigo, é entender todos os componentes do sistema como um só. Para facilitar a compreensão, podemos definir as composições de uma visão sistêmica da seguinte forma:

  • Pessoas = todos os colaboradores da empresa;
  • Mercado = os consumidores, os fornecedores e os concorrentes;
  • Finanças = gestão do dinheiro da empresa;
  • Produção = setor que gera os produtos ou serviços que a empresa vende.

Qual o objetivo da visão sistêmica? 

A visão sistêmica garante aos profissionais alcançar resultados expressivos no trabalho mais rápido. Isso porque é possível vislumbrar as situações de maneira mais clara e aproveitá-las da melhor forma para o negócio. 

Ela também é uma facilitadora no desenvolvimento de projetos que visem o crescimento da empresa. E embora pareça uma habilidade inerente aos líderes, ela também pode ser estimulada nas demais equipes.

Colaboradores com visão sistêmica auxiliam no crescimento mais rápido do negócio e no alcance dos resultados.

Um bom exemplo disso são os vendedores proativos e que batem altos índices de vendas. Certamente essas pessoas conseguem desempenhar o trabalho diário com visão sistêmica, portanto, podem ser capacitados para se tornarem bons líderes de equipes. 

Outro objetivo da visão sistêmica é conseguir reter recursos humanos que sejam peças-chave para a loja e saber orientar os colaboradores para que eles saibam exatamente onde e como atuar. 

Quais são as principais características da visão sistêmica? 

Ok. Nós já sabemos como funciona a visão sistêmica e como ela pode impactar nas empresas. Agora, precisamos compreender como identificá-la e pelo menos desenvolvê-la nas pessoas. 

Então vamos lá! As habilidades de uma pessoa que possui visão sistêmica englobam a inteligência emocional para saber agir considerando as consequências. É preciso ter capacidade de análise a fim de avaliar todas as informações antes de tomar decisões.

Uma pessoa com visão sistêmica também tende a ter empatia e se colocar no lugar do outro, bem como trabalhar de forma colaborativa.

Um líder de visão sistêmica ainda busca constantemente se capacitar e se atualizar sobre as tendências do mercado, do seu ramo de atuação. Depois, ele compartilha essas vivências com todas as pessoas. 

Resumindo: uma visão sistêmica da visão ampla do negócio, noção de organização, facilita o relacionamento com todas as áreas e a definição de metas. Ajuda ainda na elaboração de estratégias e na análise de situações de risco do negócio. 

O que é preciso para ter visão sistêmica?

A visão sistêmica nata é possível de identificar, mas você já percebeu que também é possível desenvolvê-la, certo? Agora, vamos pensar juntos alguns elementos que facilitam você ou seus funcionários terem a visão sistêmica.

1. O primeiro passo é refletir sobre qual o propósito da sua loja

Você vai precisar avaliar o fluxo de produção da loja, entender o fluxo das mercadorias, além de manter um bom relacionamento com fornecedores. Talvez também seja necessário reavaliar a importância do cliente para a loja, de modo que você passe a dispor de mercadorias mais adequadas ao perfil de consumo.

2. Em seguida, promover a cultura organizacional

Aqui mesmo no blog falamos sobre a importância da cultura organizacional no varejo. A visão sistêmica também permeia por ela. Todas as pessoas devem conhecer a missão, a visão e os valores da empresa. Só assim eles vão entender o propósito de estarem ali e como podem ajudar a desenvolver a loja.

3. A terceira etapa é conhecer todos os processos

O entendimento de que vários elementos compõem o sistema corporativo, que é feito por várias pessoas à frente dos processos, é uma das bases para desenvolver a visão sistêmica. 

Esses processos precisam ser entendidos e respeitados. Como fazer isso? Aprendendo sobre as funções e as dificuldades de cada setor da loja, a metodologia de trabalho aplicada, a quantidade real de funcionários para desempenhar esse trabalho e melhorando a relação entre gestores e colaboradores.

Conclusão

O fato é que a visão sistêmica é a melhor aliada do varejista para identificar e avaliar as questões que estão impedindo a loja de crescer

Ela é fundamental para melhorar as atividades e os serviços prestados, atingindo os resultados desejados ao final de cada período de trabalho. 

O varejo precisa ser pensado do ponto de vista das novas indústrias e empresas de inovação. Ou seja, desenvolver a visão sistêmica em todas as pessoas que fazem parte do meio para uma cultura organizacional cada vez mais positiva.

Com isso, o aumento da produtividade será um processo natural e trabalhadores mais motivados é o que você vai ver nos corredores da loja. Comece a identificar as habilidades e desenvolver a visão sistêmica na sua equipe agora mesmo!

Até a próxima! 

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