Ser um bom administrador de empresa vai muito além de planejar os objetivos, alcançar metas e colher os resultados esperados. É muito importante dispor de uma visão sistêmica do negócio.
Quando o lojista entende todo o sistema, ele consegue tomar decisões mais assertivas e direcionar as estratégias de vendas e de gerenciamento da melhor forma possível. Isso acontece muito nas grandes empresas e centros comerciais, e não deveria ser diferente para os pequenos varejistas.
A visão sistêmica é saber compreender toda a esfera à frente e nos bastidores do negócio. Em seguida, driblar as dificuldades ao realizar o planejamento da loja.
A seguir vamos abordar esse tema no contexto do varejo e te mostrar a importância de trabalhar a visão sistêmica para melhorar sua gestão de loja.
O que é ter uma visão sistêmica?
Ter uma visão sistêmica é contar com a habilidade de tomar decisões de peso dentro da empresa considerando a totalidade desse sistema corporativo e não apenas um setor ou uma parte específica deles.
Quando o gestor tem uma visão macro do seu empreendimento, ele consegue identificar com maior facilidade onde estão as falhas, como todo o processo de pré-venda até a entrega da mercadoria está funcionando. Além disso, onde a comunicação entre os setores não é eficiente e como a empresa se relaciona com o ambiente externo.
Como falamos na introdução do artigo, é entender todos os componentes do sistema como um só. Para facilitar a compreensão, podemos definir as composições de uma visão sistêmica da seguinte forma:
- Pessoas = todos os colaboradores da empresa;
- Mercado = os consumidores, os fornecedores e os concorrentes;
- Finanças = gestão do dinheiro da empresa;
- Produção = setor que gera os produtos ou serviços que a empresa vende.
Qual o objetivo da visão sistêmica?
A visão sistêmica garante aos profissionais alcançar resultados expressivos no trabalho mais rápido. Isso porque é possível vislumbrar as situações de maneira mais clara e aproveitá-las da melhor forma para o negócio.
Ela também é uma facilitadora no desenvolvimento de projetos que visem o crescimento da empresa. E embora pareça uma habilidade inerente aos líderes, ela também pode ser estimulada nas demais equipes.
Colaboradores com visão sistêmica auxiliam no crescimento mais rápido do negócio e no alcance dos resultados.
Um bom exemplo disso são os vendedores proativos e que batem altos índices de vendas. Certamente essas pessoas conseguem desempenhar o trabalho diário com visão sistêmica, portanto, podem ser capacitados para se tornarem bons líderes de equipes.
Outro objetivo da visão sistêmica é conseguir reter recursos humanos que sejam peças-chave para a loja e saber orientar os colaboradores para que eles saibam exatamente onde e como atuar.
Quais são as principais características da visão sistêmica?
Ok. Nós já sabemos como funciona a visão sistêmica e como ela pode impactar nas empresas. Agora, precisamos compreender como identificá-la e pelo menos desenvolvê-la nas pessoas.
Então vamos lá! As habilidades de uma pessoa que possui visão sistêmica englobam a inteligência emocional para saber agir considerando as consequências. É preciso ter capacidade de análise a fim de avaliar todas as informações antes de tomar decisões.
Uma pessoa com visão sistêmica também tende a ter empatia e se colocar no lugar do outro, bem como trabalhar de forma colaborativa.
Um líder de visão sistêmica ainda busca constantemente se capacitar e se atualizar sobre as tendências do mercado, do seu ramo de atuação. Depois, ele compartilha essas vivências com todas as pessoas.
Resumindo: uma visão sistêmica da visão ampla do negócio, noção de organização, facilita o relacionamento com todas as áreas e a definição de metas. Ajuda ainda na elaboração de estratégias e na análise de situações de risco do negócio.
O que é preciso para ter visão sistêmica?
A visão sistêmica nata é possível de identificar, mas você já percebeu que também é possível desenvolvê-la, certo? Agora, vamos pensar juntos alguns elementos que facilitam você ou seus funcionários terem a visão sistêmica.
1. O primeiro passo é refletir sobre qual o propósito da sua loja
Você vai precisar avaliar o fluxo de produção da loja, entender o fluxo das mercadorias, além de manter um bom relacionamento com fornecedores. Talvez também seja necessário reavaliar a importância do cliente para a loja, de modo que você passe a dispor de mercadorias mais adequadas ao perfil de consumo.
2. Em seguida, promover a cultura organizacional
Aqui mesmo no blog falamos sobre a importância da cultura organizacional no varejo. A visão sistêmica também permeia por ela. Todas as pessoas devem conhecer a missão, a visão e os valores da empresa. Só assim eles vão entender o propósito de estarem ali e como podem ajudar a desenvolver a loja.
3. A terceira etapa é conhecer todos os processos
O entendimento de que vários elementos compõem o sistema corporativo, que é feito por várias pessoas à frente dos processos, é uma das bases para desenvolver a visão sistêmica.
Esses processos precisam ser entendidos e respeitados. Como fazer isso? Aprendendo sobre as funções e as dificuldades de cada setor da loja, a metodologia de trabalho aplicada, a quantidade real de funcionários para desempenhar esse trabalho e melhorando a relação entre gestores e colaboradores.
Conclusão
O fato é que a visão sistêmica é a melhor aliada do varejista para identificar e avaliar as questões que estão impedindo a loja de crescer.
Ela é fundamental para melhorar as atividades e os serviços prestados, atingindo os resultados desejados ao final de cada período de trabalho.
O varejo precisa ser pensado do ponto de vista das novas indústrias e empresas de inovação. Ou seja, desenvolver a visão sistêmica em todas as pessoas que fazem parte do meio para uma cultura organizacional cada vez mais positiva.
Com isso, o aumento da produtividade será um processo natural e trabalhadores mais motivados é o que você vai ver nos corredores da loja. Comece a identificar as habilidades e desenvolver a visão sistêmica na sua equipe agora mesmo!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.