Vitrine de Natal: estratégias criativas para a loja entrar no clima

Tempo de Leitura: 5 minutos

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Não dá para falar em vendas de fim de ano sem levar para o comércio a magia do Natal. Luzes coloridas, Papai Noel, tema polar, decoração, uma boa trilha e um ambiente acolhedor são quesitos essenciais. Além disso, um espaço merece a maior atenção: a vitrine de Natal. 

O lojista nem sempre precisa investir muito com decoração e marketing para vender mais durante a época do ano, remetendo ao tema natalino. Mas, é imprescindível apostar na fachada, na vitrine de Natal!

Com ampla concorrência e uma demanda muito maior de vendas, o comércio decorado nesta época do ano vira uma grande atração. Chama a atenção o lojista que tem uma boa vitrine de Natal, por exemplo.

Então, é sobre isso que vamos conversar hoje. Vamos te apresentar as melhores estratégias para apostar na vitrine de Natal e deixar a sua loja no clima das vendas.

Apostando tudo nesse Natal

De acordo com as estimativas da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) com o SPC Brasil, o Natal de 2022 deve movimentar R$ 66,6 bilhões no comércio brasileiro. 

Investir na decoração da vitrine de Natal é ampliar as chances de o seu negócio ser notado pelos consumidores. Além disso, colocar a loja no alvo dos interesses de compra na sua localidade. Hora de apostar tudo neste Natal!

É pela vitrine de Natal que os clientes, ao passarem em frente ao estabelecimento, se sentirão atraídos para entrar e dispostos a gastar. Ainda que ele não tenha planejado a compra até aquele momento.

Preparado para buscar inspiração para a montagem da fachada natalina da sua loja? Segue a leitura com a gente, pois temos dicas valiosas para você!

5 estratégias criativas para montar a vitrine de Natal

Ao planejar como será a vitrine de Natal da loja você precisa se questionar sobre quatro pontos importantes:

  • Qual público você quer atrair?
  • Qual tema você quer para este ano?
  • Quanto está disposto em investir?
  • Quanto tempo você tem para a montagem?

Definindo essas questões, certamente você estará pronto para colocar o plano decorativo em prática. Se puder contar com um profissional designer especializado em vitrines comerciais, melhor ainda.

Caso não possa, está tudo bem. Use a criatividade, coloque tudo no papel e depois mãos à obra. Confira só essas cinco estratégias criativas que preparamos para te inspirar na criação da sua própria vitrine de Natal:

1. Vitrine tecnológica

Quão inovadora a sua marca é? Vamos começar com uma ideia muito legal de vitrine tecnológica. A vitrine de Natal tecnológica parte da ideia de se ter um display digital chamativo que pode:

  • Divulgar produtos da loja
  • Oferecer ofertas de Natal
  • Divulgar mensagens natalinas
  • Mostrar curiosidades sobre o Natal e muito mais…

E tudo isso compondo uma decoração com monitores digitais ou TVs de Led com decoração computadorizada para dar aquele “tchan” para a vitrine de Natal. As imagens simultâneas com itens decorativos sendo exibidos são uma boa pedida!

Nada impede também que a loja incremente essa decoração digital com alguns elementos físicos como guirlandas e árvores de Natal.

2. Vitrine fria

A proposta com a vitrine fria é remeter o cliente a um clima característico das tradicionais produções natalinas. Polo norte, urso polar, neve, boneco, gelo, Papai Noel, renas etc. 

Para que sua loja não fique, no entanto, com uma decoração considerada clichê, é preciso fazer algumas modificações na estratégia. Um exemplo é fazer cubos gigantes que remetem ao gelo e aproveitá-los para se juntar a uma linda árvore de Natal. 

Crie ainda um clima de inverno. Estude a viabilidade de uma máquina de neve ou uma ideia semelhante para soltar elementos que pareçam gelo. Agora, permita que o cliente possa sentir o clima do Natal dentro da sua Vitrine. 

Seria uma experiência inusitada e muito marcante para os seus clientes!

3. Vitrine em móbiles

Outra estratégia para a sua vitrine de Natal é apostar em móbiles de teto para deixar a decoração mais clean, porém informativa. Você pode aproveitar ainda para destacar as ofertas da sazão com etiquetas suspensas no móbile.

Sabe o que seria bem legal também? Colocar enfeites como bolas de Natal no móbile, sendo que em cada bola há uma oferta da loja. Um bom jogo de luzes pisca-pisca ficaria um show à parte!

Já conseguimos imaginar o quanto essa vitrine ficaria criativa, informativa e convidativa para as vendas no ponto de venda.

4. Vitrine rústica

Cesta de Natal para funcionários com presentes, frutas, espumante, taças e decorações.

Nem sempre uma sofisticada e cara decoração é uma decoração exemplar. Com o simples e o rústico também é possível ter bons ou até melhores resultados. E com pouco investimento, claro.

Se a sua ideia é gastar pouco ou quase nada com a vitrine de Natal neste ano, essa pode ser uma estratégia assertiva para você. 

Primeiro, escolha um tema para o cenário que combine com a sua marca. Agora, recorra a galhos secos de árvores, coloque luzinhas amarelas, preferencialmente sem ser as que piscam.

Em seguida, incremente alguns enfeites de Natal dourados ou cromados. Por fim, exponha produtos que transmitam o “casamento perfeito” com os elementos decorativos.

5. Vitrine sustentável

A sua marca sempre demonstrou preocupação com a pauta ambiental e tem a sustentabilidade como missão? Ou essa ainda é uma imagem que você vem trabalhando para transmitir?

Então, essa ideia é a mais indicada para o seu negócio! Faça uma vitrine de Natal completamente ornamentada por recicláveis e lixo sustentável

Os CDs e DVDs velhos podem dar lugar às bolas de Natal metalizadas. As garrafas pet podem se transformar em folhas de lindas e sustentáveis árvores. Use a criatividade e transmita a causa que você defende.

Mais dicas para compor a vitrine

Para incrementar a vitrine, você pode usar adesivos para decorar o vidro da fachada com acabamento fosco, transparente ou recortes com o tema de Natal. A aplicação é simples e o custo mais baixo.

Totens também podem ser utilizados para imitar personagens da época, como é o caso do Papai Noel, e serem usados pelos clientes para fotos divertidas durante a campanha de Natal na loja. 

Já pensou em uma vitrine viva de Natal? Pode ser que combine com o perfil da sua loja e do seu público consumidor. Contrate modelos para manusear os produtos que você vende na loja e que você queira destacar nas vendas. 

Faça essas ações em horários de pico do comércio da sua região.

A loja no clima natalino

Agora que a vitrine de Natal está nos trinques, você não pode se esquecer de deixar toda a loja no clima, mesmo que só em áreas estratégicas do armazém. 

O Natal está muito ligado aos sentimentos nostálgicos das pessoas, à ideia de família e confraternização entre bons amigos e acolhimento. Use isso para despertar essas memórias e sentimentos nos clientes. 

Coloque enfeites e outros elementos de Natal que não deixe o cliente esquecer porque ele gostou da vitrine e porque entrou na loja. Coloque músicas aconchegantes e de tema natalino, sem que a playlist se repita demais e incomode o consumidor e os colaboradores.

Se o seu segmento é varejo alimentar, fisgue o cliente pelo olfato e pelo paladar. Crie um pequeno espaço para degustação de produtos da época e incentive a venda dessas categorias.

Feliz Natal!

A felicidade e o Natal se complementam. Então, dê mais que um Feliz Natal para os seus clientes. Oportunize, de fato, alegrias a eles.

Pense em sorteios, brindes e faça dinâmicas para que os consumidores se envolvam com a campanha de Natal e tenham a experiência de consumo perfeita com a loja. 

Boas vendas e até a próxima!

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