Não dá para falar em vendas de fim de ano sem levar para o comércio a magia do Natal. Luzes coloridas, Papai Noel, tema polar, decoração, uma boa trilha e um ambiente acolhedor são quesitos essenciais. Além disso, um espaço merece a maior atenção: a vitrine de Natal.
O lojista nem sempre precisa investir muito com decoração e marketing para vender mais durante a época do ano, remetendo ao tema natalino. Mas, é imprescindível apostar na fachada, na vitrine de Natal!
Com ampla concorrência e uma demanda muito maior de vendas, o comércio decorado nesta época do ano vira uma grande atração. Chama a atenção o lojista que tem uma boa vitrine de Natal, por exemplo.
Então, é sobre isso que vamos conversar hoje. Vamos te apresentar as melhores estratégias para apostar na vitrine de Natal e deixar a sua loja no clima das vendas.
Apostando tudo nesse Natal
De acordo com as estimativas da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) com o SPC Brasil, o Natal de 2022 deve movimentar R$ 66,6 bilhões no comércio brasileiro.
Investir na decoração da vitrine de Natal é ampliar as chances de o seu negócio ser notado pelos consumidores. Além disso, colocar a loja no alvo dos interesses de compra na sua localidade. Hora de apostar tudo neste Natal!
É pela vitrine de Natal que os clientes, ao passarem em frente ao estabelecimento, se sentirão atraídos para entrar e dispostos a gastar. Ainda que ele não tenha planejado a compra até aquele momento.
Preparado para buscar inspiração para a montagem da fachada natalina da sua loja? Segue a leitura com a gente, pois temos dicas valiosas para você!
5 estratégias criativas para montar a vitrine de Natal
Ao planejar como será a vitrine de Natal da loja você precisa se questionar sobre quatro pontos importantes:
- Qual público você quer atrair?
- Qual tema você quer para este ano?
- Quanto está disposto em investir?
- Quanto tempo você tem para a montagem?
Definindo essas questões, certamente você estará pronto para colocar o plano decorativo em prática. Se puder contar com um profissional designer especializado em vitrines comerciais, melhor ainda.
Caso não possa, está tudo bem. Use a criatividade, coloque tudo no papel e depois mãos à obra. Confira só essas cinco estratégias criativas que preparamos para te inspirar na criação da sua própria vitrine de Natal:
1. Vitrine tecnológica
Quão inovadora a sua marca é? Vamos começar com uma ideia muito legal de vitrine tecnológica. A vitrine de Natal tecnológica parte da ideia de se ter um display digital chamativo que pode:
- Divulgar produtos da loja
- Oferecer ofertas de Natal
- Divulgar mensagens natalinas
- Mostrar curiosidades sobre o Natal e muito mais…
E tudo isso compondo uma decoração com monitores digitais ou TVs de Led com decoração computadorizada para dar aquele “tchan” para a vitrine de Natal. As imagens simultâneas com itens decorativos sendo exibidos são uma boa pedida!
Nada impede também que a loja incremente essa decoração digital com alguns elementos físicos como guirlandas e árvores de Natal.
2. Vitrine fria
A proposta com a vitrine fria é remeter o cliente a um clima característico das tradicionais produções natalinas. Polo norte, urso polar, neve, boneco, gelo, Papai Noel, renas etc.
Para que sua loja não fique, no entanto, com uma decoração considerada clichê, é preciso fazer algumas modificações na estratégia. Um exemplo é fazer cubos gigantes que remetem ao gelo e aproveitá-los para se juntar a uma linda árvore de Natal.
Crie ainda um clima de inverno. Estude a viabilidade de uma máquina de neve ou uma ideia semelhante para soltar elementos que pareçam gelo. Agora, permita que o cliente possa sentir o clima do Natal dentro da sua Vitrine.
Seria uma experiência inusitada e muito marcante para os seus clientes!
3. Vitrine em móbiles
Outra estratégia para a sua vitrine de Natal é apostar em móbiles de teto para deixar a decoração mais clean, porém informativa. Você pode aproveitar ainda para destacar as ofertas da sazão com etiquetas suspensas no móbile.
Sabe o que seria bem legal também? Colocar enfeites como bolas de Natal no móbile, sendo que em cada bola há uma oferta da loja. Um bom jogo de luzes pisca-pisca ficaria um show à parte!
Já conseguimos imaginar o quanto essa vitrine ficaria criativa, informativa e convidativa para as vendas no ponto de venda.
4. Vitrine rústica
Nem sempre uma sofisticada e cara decoração é uma decoração exemplar. Com o simples e o rústico também é possível ter bons ou até melhores resultados. E com pouco investimento, claro.
Se a sua ideia é gastar pouco ou quase nada com a vitrine de Natal neste ano, essa pode ser uma estratégia assertiva para você.
Primeiro, escolha um tema para o cenário que combine com a sua marca. Agora, recorra a galhos secos de árvores, coloque luzinhas amarelas, preferencialmente sem ser as que piscam.
Em seguida, incremente alguns enfeites de Natal dourados ou cromados. Por fim, exponha produtos que transmitam o “casamento perfeito” com os elementos decorativos.
5. Vitrine sustentável
A sua marca sempre demonstrou preocupação com a pauta ambiental e tem a sustentabilidade como missão? Ou essa ainda é uma imagem que você vem trabalhando para transmitir?
Então, essa ideia é a mais indicada para o seu negócio! Faça uma vitrine de Natal completamente ornamentada por recicláveis e lixo sustentável.
Os CDs e DVDs velhos podem dar lugar às bolas de Natal metalizadas. As garrafas pet podem se transformar em folhas de lindas e sustentáveis árvores. Use a criatividade e transmita a causa que você defende.
Mais dicas para compor a vitrine
Para incrementar a vitrine, você pode usar adesivos para decorar o vidro da fachada com acabamento fosco, transparente ou recortes com o tema de Natal. A aplicação é simples e o custo mais baixo.
Totens também podem ser utilizados para imitar personagens da época, como é o caso do Papai Noel, e serem usados pelos clientes para fotos divertidas durante a campanha de Natal na loja.
Já pensou em uma vitrine viva de Natal? Pode ser que combine com o perfil da sua loja e do seu público consumidor. Contrate modelos para manusear os produtos que você vende na loja e que você queira destacar nas vendas.
Faça essas ações em horários de pico do comércio da sua região.
A loja no clima natalino
Agora que a vitrine de Natal está nos trinques, você não pode se esquecer de deixar toda a loja no clima, mesmo que só em áreas estratégicas do armazém.
O Natal está muito ligado aos sentimentos nostálgicos das pessoas, à ideia de família e confraternização entre bons amigos e acolhimento. Use isso para despertar essas memórias e sentimentos nos clientes.
Coloque enfeites e outros elementos de Natal que não deixe o cliente esquecer porque ele gostou da vitrine e porque entrou na loja. Coloque músicas aconchegantes e de tema natalino, sem que a playlist se repita demais e incomode o consumidor e os colaboradores.
Se o seu segmento é varejo alimentar, fisgue o cliente pelo olfato e pelo paladar. Crie um pequeno espaço para degustação de produtos da época e incentive a venda dessas categorias.
Feliz Natal!
A felicidade e o Natal se complementam. Então, dê mais que um Feliz Natal para os seus clientes. Oportunize, de fato, alegrias a eles.
Pense em sorteios, brindes e faça dinâmicas para que os consumidores se envolvam com a campanha de Natal e tenham a experiência de consumo perfeita com a loja.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.