Definir o seu público alvo é quase tão importante quanto definir o tipo de negócio que vai abrir. Um complementa o outro. Para pensar se um tipo de negócio vale a pena é importante que se tenha em mente para quem vai ser voltado esse negócio.
Essa definição é quem vai nortear as estratégias de venda mais assertivas e poupar tempo e dinheiro em ações que não vão atingir quem é realmente o seu público.
Mas como fazer isso?
Para definir o seu público alvo, podem se seguir vários critérios. E nem sempre vai ser apenas um perfil, podem ser criados mais de um perfil, dependendo do ramo da sua loja.
O estudo sobre público alvo deve ser feito periodicamente, para captar possíveis novos clientes em potencial.
O primeiro passo é definir quem são seus principais consumidores, a faixa etária, classe social, estado civil, renda, sexo, nível de escolaridade.
O próximo passo é definir seus hábitos de consumo, com que frequência compram e o volume dessas compras, e se eles já consomem os produtos que vai vender.
Definir onde eles compram também é importante, se em grandes supermercados, ou nas mercearias existentes no bairro, por exemplo.
É importante também fazer uma pesquisa sobre a sua área de abrangência, se é residencial, se é mais comercial, se já existem outros negócios próximos ao seu com características semelhantes.
De posse de todas essas informações, é possível entender o perfil comportamental do seu público alvo, seus desejos, suas necessidades e desenvolver estratégias de vendas realmente importantes ao seu público.