Home Destaque Sua loja está preparada para a volta às aulas? Atenção ao mix...
itens de material escolar como caderno e lápis

Sua loja está preparada para a volta às aulas? Atenção ao mix de papelaria e eletrônicos

0
853

Tudo bem que a volta às aulas no formato presencial ainda é incerta em todo o país, mas você precisa estar preparado para todas as possibilidades. Este ano, além de oferecer o tradicional mix de papelaria, seu foco também precisa ser nos produtos eletrônicos e de informática para as aulas remotas.

O cenário para o período volta às aulas 2021 está concentrado em três situações: retorno das aulas presenciais; aulas remotas; e o formato híbrido, que inclui essas duas modalidades. Estar pronto para atender essas demandas fará toda a diferença este ano, ou seja, será o grande diferencial nos negócios.

Até março, as vendas de material escolar seguem aquecidas. E diante do atual momento, as pessoas devem intensificar as compras à medida que cada cidade decidir sobre o início das aulas e até mesmo o formato a ser adotado.

Importante que você esteja atento para essa definição na cidade em que atua e, com isso, oferecer o mix certo. As chances de as aulas presenciais voltarem na maioria dos municípios do país são grandes, mas isso não quer dizer que você deve fechar os olhos para as demais oportunidades.

Então, abasteça seu estoque em todos os sentidos para atender a clientela, que vai às compras, pode acreditar. Vamos lá para a leitura de hoje?!

Eletrônicos e informática estão na mira

celular notebook tablet

Uma das medidas adotadas para conter o avanço da Covid-19 foi o isolamento social. Por consequência, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, seja para atender demandas de trabalho, o famoso home office, ou para os estudos remotos.

Essa realidade acabou levando as pessoas a investirem em produtos de informática para produção de vídeos, transmissões ao vivo, participação de reuniões por vídeos e para assistir às aulas. E diante das incertezas do retorno das aulas presenciais e até mesmo da volta ao trabalho, o ritmo de vendas de produtos dessa categoria deve seguir em evidência em 2021.

De acordo com um levantamento do buscador de preços Zoom, mesmo diante da crise, as buscas na internet por produtos de diversos segmentos chegaram a crescer até mais de 900% após as medidas de restrição de funcionamento de lojas e recomendações das autoridades para o distanciamento social.

Na linha de informática, os itens mais procurados foram webcam (350%), cartucho e toner (63%), teclado (59%), modem e roteador (49%) e tablet (31%).

Conforme estudo da Canalys, o mercado mundial de tablets registrou um crescimento de 43% no terceiro trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Já no mercado total de PCs, que inclui os tablets, o aumento foi de 23% no comparativo anual. Ainda de acordo com a pesquisa, os ​tablets e notebooks cresceram 88%, sendo a segunda categoria com melhor desempenho em computação pessoal.

Confira os itens de informática e eletrônicos com foco no período volta às aulas:

Linha escritório na volta às aulas

Se a demanda foi grande por produtos de informática e eletrônicos em 2020, o mesmo caminho foi percorrido por itens da linha escritório. Realidade que também segue em alta este ano, já que a pandemia não mudou tanto o cenário no Brasil.

Trabalhar e estudar em casa virou uma realidade para muitos brasileiros, que tiveram que fazer ajustes para o desempenho das atividades de forma mais confortável. Com isso, as vendas de itens como cadeiras, escrivaninhas e outros itens de escritório explodiram.

Por mais que esse aquecimento nas vendas tenha sido provocado por conta da pandemia, que vai passar, a ideia de ter um espaço bem equipado para trabalhar e estudar de casa tomou gosto do brasileiro. Então, dê atenção a produtos dessa categoria, como:

Ambiente climatizado

mulher se refrescando com ventilador

Já que todo o ambiente em casa está sendo estruturado visando o conforto para o desempenho das atividades, é hora de falarmos de climatização. Aproveite esse apelo e também o verão para vender ainda mais itens como ventilador, ar-condicionado, climatizador de ar e umidificador.

Aqui mesmo no blog, já falamos sobre como aumentar as vendas de ventilador e ar-condicionado. É hora de ser criativo e colocar os produtos em destaque. Na entrada da loja, por exemplo, ligue os ventiladores para chamar a atenção dos clientes.

Além disso, ative seu PDV com o máximo possível de aparelhos em uso ou prontos para testes. Caso o cliente pergunte algo, ou queira saber sobre o funcionamento de algum item, você estará preparado para oferecer essa experiência. Lembre-se que 85% dos brasileiros decidem sobre a compra no ponto de venda!

Volta às aulas x linha papelaria

A lista de material escolar não costuma ter muitas mudanças de um ano para o outro. A grande questão é chamar atenção desses produtos para a sazonalidade. Como está a seção de papelaria da sua loja? Está organizada, sem rupturas? Tem opções variadas de cadernos, lápis, canetas? Acredito que sim, mas é bom revisitar essa seção diariamente para evitar qualquer tipo de falha.

Falamos em variedade, pois é normal o consumidor comparar produtos da mesma linha e depois decidir qual comprar. Enquanto compara, ele pode levar em consideração preço, qualidade, benefícios, entre outros atributos.

Por isso, amplie o máximo possível do seu mix, dentro da sua realidade, claro, até porque são produtos que não perdem. Caso eles fiquem parados no estoque, é só fazer uma promoção, uma queima do que restou.

produtos de material escolar volta às aulas

Atrativos

Atenção às tendências do setor. Todo ano, novos produtos licenciados são lançados no mercado. Na maioria das vezes estão ligados a temas e personagens em alta, como os de filmes, séries de sucesso, times de futebol etc. Acerte esses detalhes na hora das compras, pois são itens bem procurados nesta época.

Lembre-se que boa parte da linha papelaria é desejada pelas crianças, ou seja, se você trabalhar bem os itens na loja esse interesse vai surgir e fará com que os pais coloquem os itens no carrinho de compras.

Outro ponto super importante é marcar presença nas redes sociais, ainda mais que esse hábito de pesquisa passou a ser ainda mais praticado na pandemia. Apresente seu mix de volta às aulas no mundo virtual. Use cores para chamar a atenção de quem está do outro lado da tela e mostre que você está preparado para atender o cliente.

Por hoje é isso, mas antes de ir embora separamos alguns itens básicos que não podem faltar no período volta às aulas:

Agora sim você está pronto para a volta às aulas deste ano. Aproveite as dicas para proporcionar a experiência que o consumidor está de olho. Esse sim será o diferencial de 2021.

Ah, também temos indicações de outras leituras sobre o tema aqui mesmo no blog do FalaMart! E conte com o Martins para montar esse mix certeiro de 2021, ok?!