Home Dicas Datas Especiais Nossos votos para o varejo em 2021

Nossos votos para o varejo em 2021

0
348

Eis que chegamos ao final de 2020 e é até difícil imaginar como era nossas vidas em dezembro de 2019. Mais difícil ainda é recordar as expectativas e resoluções que fizemos para o ano novo 365 dias atrás, com a ilusão de que sabíamos o que estava por vir.

Mas se tem uma lição que 2020 nos ensinou na marra foi a de que a única certeza que temos é a mudança e que nosso ativo mais valioso para lidar com ela é a capacidade de reinvenção.

Nelson Rodrigues disse uma vez que sem paixão não se chupa nem um picolé Chicabon. Parafraseio o escritor para afirmar que a reinvenção é a paixão que move o varejo – em especial o varejo brasileiro, que já passou por tantas crises e a de 2020 não será a última.

Para que nenhum desses desafios tenha sido em vão, que tal fazermos um grande apanhado de 2020? Afinal, dificuldades são oportunidades de crescimento para quem sabe aproveitar e vitórias são o melhor combustível da evolução.

Vamos lá?

https://www.falamart.com.br/grande-varejo/

Retrospectiva 2020: o novo normal do varejo

Em 2020 vimos o mundo acabar muitas vezes, mas encontramos nosso jeitinho de continuar aqui.

Quando os brasileiros correram para estocar alimentos e esgotaram os lotes de álcool em gel das prateleiras de supermercado e farmácias, não demorou para que o varejo se unisse ao atacado para correr atrás da demanda e regularizasse a oferta de itens que nunca foram tão essenciais.

O adjetivo “essencial”, aliás, foi usado para determinar quem poderia ou não manter as portas abertas. Mas foi a inventividade e a resiliência que fizeram com que diversos segmentos, independente da classificação, se revelassem essenciais pela forma que encontraram de estar presentes e atender às demandas desse novo normal vivido dentro de quatro paredes.

Essencial também foi o trabalho de entregadores, motoristas, operadores de caixa, desenvolvedores, gestores incansáveis e todos os trabalhadores que estiveram na linha de frente. Quem topou o desafio de se reinventar teve a chance de ressignificar hábitos, tradições e até formas de fazer negócio com o objetivo não só de sobreviver, mas de tocar a vida adiante da melhor forma possível, com segurança, acolhimento e parceria.

O que esperar do próximo ano?

Duas pessoas segurando balões com o número 2021.

Mais do que nunca sabemos que previsões podem falhar. Mas sabemos também que a perspectiva do que esperar é importante para que possamos nos preparar para o que vem aí.

Nem todos os especialistas veem o próximo ano com otimismo, principalmente quando levamos em conta uma segunda onda da pandemia – ainda que a primeira ainda não tenha acabado. É provável que o Brasil se veja na delicada posição de lidar com os efeitos da crise iniciada em 2020 junto a um novo período de instabilidade trazido pela Covid-19.

No entanto, não estamos mais navegando no escuro. Dessa vez teremos na manga um ano inteiro de experiências que podem nos inspirar nessa jornada de constante reinvenção, com bons resultados para servir de inspiração. Vamos recordar aquilo que deu certo?

Em comum, todos os cases de sucesso têm a reinvenção em seu cerne. O segmento de materiais de construção, por exemplo, viu nas reformas domésticas uma oportunidade para continuar vendendo. Farmácias e supermercados, por sua vez, apostaram nas vendas online e no serviço de entrega para atender aos consumidores em segurança.

Não podemos adivinhar o que virá a seguir, mas uma coisa é certa: quem estiver disposto a se reinventar tem tudo para vencer!

Nossos votos para 2021

Equipe de trabalho em frente a notebooks. Há dois homens e duas mulheres na imagem.

Mesmo nos momentos mais instáveis, não podemos abrir mão dos sonhos e expectativas. Na verdade, são momentos assim que pedem mais da nossa habilidade de sonhar e buscar o melhor, independente das circunstâncias.

Que em 2021 você continue sonhando e que os sonhos sejam o motor das transformações. Lembre-se que todo empreendimento nasce de um desafio transformado em oportunidade, a partir de um olhar atento e estratégico e das parcerias certas.

Teremos novos obstáculos a enfrentar, não tenha dúvidas, mas basta olhar ao redor para ver quantas soluções surgiram de desafios anteriores: e-commerces, marketplaces, vendas por Whatsapp, pagamentos instantâneos, lives e muito mais. É como eu sempre digo: mudar não é difícil, só dá um pouquinho de trabalho.

E de uma coisa você pode ter certeza: o Martins estará aqui para dividir esse trabalho com você, afinal, uma pandemia ensina como ninguém que só o esforço coletivo é capaz de gerar as mudanças que queremos. Não é por acaso que parceria é o valor que está no centro de todas as ações do Martins – e não será diferente em 2021.

Da nossa parte, podemos garantir apoio incondicional e todos os benefícios que você já conhece:

  • Frete grátis para todo o Brasil;
  • Dinheiro de volta em todas as compras;
  • Vantagens exclusivas para os associados do Bem, como descontos, consultorias e treinamentos;
  • Toda a praticidade e segurança do atacado online;
  • Variedade e produtos de ponta no marketplace;
  • Dicas novas todos os dias aqui no FalaMart e muito mais!

2021 será um ano de surpresas, mas você pode confiar que, quando o Martins está envolvido, só tem surpresa boa no caminho. Faça seu cadastro no site e seja o primeiro a saber de todas as novidades.

Te espero do outro lado, beleza? Feliz Natal!

Banner de divulgação Martins: um comerciante abrindo a porta de entrada do estabelecimento. Ao lado, texto: quero me cadastrar.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.