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Whatsapp nas vendas? Use a plataforma para vender mais!

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O Whatsapp nas vendas vem se firmando como uma tendência forte em todo tipo de segmento. Muito mais do que um aplicativo de mensagens instantâneas para conversar com os amigos e familiares, a plataforma oferece várias possibilidades pra quem busca uma forma de melhorar suas vendas no varejo.

 

Para quem quer vender mais, o relacionamento com o cliente é muito importante, assim como uma boa oferta de produtos, promoções e condições especiais na compra. Tudo isso mantém o cliente mais próximo de você e o motiva a querer comprar mais. Esse contato se torna parte da experiência de compra que você cria, e atualmente nada vende mais do que isso.

Como usar o Whatsapp nas vendas e no relacionamento com os clientes? Será que dá muito trabalho? Neste artigo você descobre tudo sobre o tema. Vamos?

Qual é o papel do Whatsapp nas vendas?

O Brasil já conta com mais de 127 milhões de usuários ativos no Whatsapp. Esse número representa mais da metade dos habitantes de todo o país, o que nos mostra a dimensão da popularidade do aplicativo.

Hoje nós usamos o Whatsapp para várias funções, desde o lazer até a informação, passando por aquele social com a família e os amigos nos grupos criados pra juntar todo mundo. O Whatsapp é sinônimo de internet para muitas pessoas que vivem imersas no ecossistema de Mark Zuckerberg.

O que está acontecendo agora, nesse novo momento do aplicativo, é sua ampla utilização por empresas de tudo quanto é segmento. No varejo, usar o Whatsapp nas vendas já é uma tendência que está sendo rapidamente consolidada, e quem ainda não usa está pensando em usar.

Qual a melhor forma de fazer isso?

Oferecendo seus produtos

Apresentar produtos em oferta ou as novidades no seu catálogo é uma das estratégias mais comuns no uso do Whatsapp nas vendas. Não precisa ser nada muito elaborado, apenas a imagem com um textinho basta pras pessoas entenderem do que você está falando.

Se você trabalha com o delivery no varejo, o Whatsapp nas vendas serve como um outro canal que seus clientes podem usar para fazer pedidos. Muitos negócios já estão inclusive divulgando números de telefone fixos para pedidos, o de praxe, e logo embaixo um para pedir pelo Whats, sem falar com ninguém. Olha a oportunidade: segundo pesquisa do SPC – que você pode baixar com segurança por esse link verificado – , 44,4% dos brasileiros já fizeram algum pediram pelo app.

Pensando nisso, você precisa decidir se vai enviar mensagens individualmente para cada um dos seus clientes ou criar um grupo ou lista de transmissão para o seu negócio. Na verdade, você nem precisa escolher entre um ou outro: se você conseguir fazer os dois é ainda melhor. E já que entramos nesse assunto…

Relacionamento com os clientes

O Whatsapp nas vendas é bom, mas não é tudo. Tudo bem que receber pedidos pelo app é mais fácil e simples, mas você também pode criar um canal de relacionamento com os clientes de um jeito bem efetivo usando essa plataforma.

Um grupo pode ser uma ótima ideia. Você pode divulgá-lo como um espaço para conversar sobre questões do bairro de forma neutra, sem necessariamente fazer propaganda, o que te coloca em uma posição bastante respeitável na região.

Isso é um ótimo trabalho de marketing. Com esses números na sua lista de contatos, você vai ter várias opções para trabalhar bem o Whatsapp nas vendas. Olha só algumas:

Dentre outras.

O Whatsapp Business nas vendas

Então tá tudo lindo até agora, não é? Dá pra perceber que usar o Whatsapp nas vendas é uma ótima ideia. Mas com tantas pessoas aderindo ao sistema, também está ficando claro que usar a plataforma pode ser bem complicado sem um bom suporte do app.

Será que tem algum jeito de deixar tudo mais fácil? Claro que tem, com o Whatsapp Business!

Esse sistema novo do Whatsapp, que só foi disponibilizado em 2017, permite que você crie perfis mais completos da sua empresa, o que facilita a vida dos clientes, e também possui várias funcionalidades ligadas à automação de processos.

O Whatsapp nas vendas pode ser difícil de controlar, especialmente se você tem bastante movimento de vendas e uma ampla cartela de clientes. O Business te ajuda com mensagens automáticas e cria um ambiente muito mais simples para o disparo de campanhas.

Quem quer trabalhar com o Whatsapp nas vendas precisa ter o Business. E o melhor é que ele é grátis, só com algumas funcionalidades pagas, do mesmo jeito que o Facebook. Você pode baixá-lo em celulares pela loja de aplicativos de sua preferência – Google Play Store ou Apple Store – ou para computadores através desse link.

O Whatsapp nas vendas é um fenômeno que não deve ser ignorado de jeito nenhum. Todo mundo já está usando, e quem ainda não testou, logo logo vai buscar. Comece agora mesmo a usar!

Todos esses esforços comunicam-se diretamente com a experiência de compra da sua loja. Vamos saber mais no próximo artigo?