Home Destaque 6 motivos para usar o WhatsApp nos negócios
smartphone com whatsapp business

6 motivos para usar o WhatsApp nos negócios

0
154

O WhatsApp assumiu um papel importante no varejo, se tornando um forte canal de vendas. Além disso, a versão business de um dos apps mais populares do mundo permite criar um catálogo exclusivo de produtos para disparar para os clientes. Mas esse é apenas um dos inúmeros benefícios que o WhatsApp Business traz para os negócios.

A diferença do WhatsApp Business para o tradicional é que ele dispõe de ferramentas exclusivas para atender o universo corporativo, especialmente o varejo. É uma forma de melhorar ainda mais a experiência do cliente com a loja e atraí-lo para o seu estabelecimento, ainda que pelo contato virtual.

É um recurso que cabe na palma da mão e que está atraindo inúmeros consumidores que antes não tinham o hábito de comprar pelo celular. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd), o uso do WhatsApp nos negócios como canal de vendas cresceu 84,7% no Brasil.

Você não vai querer perder essa oportunidade, vai? Aqui neste texto, vou te mostrar seis motivos para usar o Whatsapp Business. Mas antes você precisa entender o cenário promissor no qual o aplicativo está inserido. Vamos lá!

Pandemia incentivou novos hábitos

Com o WhatsApp Business você consegue estreitar sua comunicação com o consumidor, o que faz do app um eficiente canal de atendimento durante a pandemia. Principalmente neste início de 2021, quando muitas cidades voltaram a restringir o atendimento físico do comércio para frear o contágio do coronavírus.

Para os negócios que já migravam para o e-commerce, a mudança de hábito do consumidor na pandemia não impactou tanto. Mas se você ainda não está vendendo pela internet, o WhatsApp é seu canal.

Os comerciantes estão tendo que se adaptar às novas modalidades de venda para não ficar atrás da concorrência. O WhatsApp nos negócios, sendo um recurso gratuito e prático, tornou-se a maneira mais rápida para suprir a demanda de pedidos online que aumentou com a pandemia.


Essencialidade para o varejo

O WhatsApp já representa papel fundamental no varejo ao participar efetivamente da jornada de compra do shopper. A pesquisa da Accenture, feita em parceria com o Facebook, revelou que 83% dos brasileiros utilizam a ferramenta em algum momento para comprar produtos ou serviços.

O Brasil lidera a margem ao lado de Chile como principais potências da América Latina com o uso do WhatsApp para compras. Está à frente de países como Peru (77%), Colômbia (74%) e Argentina (71%).

Além disso, 99% dos usuários brasileiros responderam que utilizam a plataforma com frequência e não pretendem deixar de usar. O maior alcance está justamente entre os pequenos negócios, que representam 74% das lojas que usam o WhatsApp como canal de vendas no comércio eletrônico.

De perecíveis a eletrônicos

Considerando os consumidores que utilizam o WhatsApp para as compras, o mesmo estudo da Accenture mostrou que o brasileiro compra em média seis categorias principais. Entre elas estão produtos de beleza, alimentos frescos ou perecíveis e eletrônicos.

O uso do WhatsApp como canal de compras independe de gênero e classe social. O estudo apresentou que 78% dos homens e 89% das consumidoras entrevistadas usam o serviço de mensagens na jornada de compras.

De acordo com a pesquisa, há 85% de adoção da ferramenta na classe A, 87% na classe B e 79% na classe C. Além disso, 83% dos entrevistados, entre 18 e 31 anos, usam a ferramenta para compras, assim como 81% que têm entre 44 e 55 anos e 74% das pessoas com 56 anos ou mais.

6 motivos para usar o WhatsApp nos negócios

mulher usando o whatsapp pelo celular

O WhatsApp Business pode ser utilizado em smartphones com os sistemas operacionais Android ou iOS, além de ser acessado pelo computador, tablet ou notebook, na versão web.

Confira agora seis vantagens que o WhatsApp Business pode garantir à sua loja e porque você deve usá-lo na rotina dos negócios.

1 – Telefone fixo da loja

Com a versão Business, você pode incluir o número do telefone fixo da loja como contato oficial do aplicativo, concentrando o atendimento, seja físico ou virtual, em um único canal telefônico.

É só solicitar no próprio aplicativo, quando estiver criando a conta, será enviado um código de ativação por chamada. Você receberá uma ligação pelo telefone fixo informando o código de seis dígitos para digitá-lo no aplicativo

2 – Respostas automáticas

O WhatsApp Business permite mensagens rápidas e automáticas para usar nas conversas com os clientes. As respostas podem ser criadas pelo usuário e postadas na caixa da conversa a partir de comandos do teclado. Também oferece a possibilidade de enviar mensagens automáticas de ausência ou de saudação.

3 – Etiquetas para organizar conversas

Com o Whatsapp nos negócios, é possível usar a função de etiquetas para organizar melhor as conversas com os clientes, separando os pedidos, identificar contatos mais rápido e para não correr o risco de deixar algum cliente sem resposta.

4 – Relatório de conversas

Acesso a relatórios das conversas com os clientes? Tem também!

Nesses relatórios constam quantidade de mensagens enviadas, entregues e lidas, além do número de contatos recebidos. Basta recorrer às configurações do aplicativo de mensagens, colher as informações e depois direcionar a melhor estratégia de marketing.

5 – Botão de conversa em anúncios

O WhatsApp Business possibilita criar o botão do app da loja dentro de anúncios do Facebook. Ou seja, quando o cliente ver um post patrocinado da loja na rede social, poderá clicar no botão para enviar mensagem diretamente ao chat da loja. É com um clique só! Mais prático impossível!

6 – Catálogo de produtos

Por fim, o WhatsApp Business se aprimorou a ponto de permitir que você exponha seus produtos em um catálogo virtual exclusivo.

O recurso possibilita a criação de um mostruário virtual para que o cliente acesse o mix ofertado e informações quanto a preços e características do produto que ele tem interesse.

Como criar meu catálogo no WhatsApp Business?

Baixe o aplicativo na App ou na Play Store e siga as instruções de instalação, aceitando os termos de serviço. Depois confirme o número de telefone comercial e o WhatsApp vai enviar uma mensagem com um código para você para esse número.

Insira as informações e crie o perfil da sua loja no app com foto, marca da loja, nome, endereço, o segmento de atuação e aperte “avançar”.

Agora que você já está com a conta da sua loja em pleno funcionamento, hora de aprender a criar o catálogo de produtos. Porém, antes, considere alguns pré-requisitos:

  • Tenha boas fotos dos produtos;
  • Preste todas as informações possíveis sobre os itens;
  • Coloque os preços;
  • Atualize com frequência o catálogo.

Passo a passo para criar o catálogo

Passo 1: Após baixar o app, toque no ícone de três pontos, ao canto superior direito da tela, e acesse Configurações da empresa > Mais Opções > Ferramentas comerciais > Catálogo > Adicionar Produto ou Serviço;

Passo 2: Agora adicione as imagens. Busque as fotos na galeria do celular ou ative a câmera para tirar uma nova foto. Você consegue inserir até 10 imagens;

Passo 3: Por fim, inclua as informações como nome e preço do produto. Na opção “Mais campos” é possível inserir a descrição do produto e link para compra. Clique em “Salvar” e pronto!

Para compartilhar um produto do catálogo com algum contato do WhatsApp, você só precisa clicar no ícone de anexo (clip), selecionar “Catálogo”, escolher o produto e enviar para os consumidores.

Viu só como a versão Business do Whatsapp é uma importante ferramenta para estreitar o relacionamento com seus clientes e, principalmente, fazer negócios?! Baixe agora mesmo o app e use-o a favor da sua loja.

Te espero na próxima leitura!