Os benefícios da ginástica laboral têm levado muitas empresas a investirem em programas de ergonomia para garantir o bem-estar dos colaboradores.
De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, mais de 2,5 milhões de trabalhadores precisaram ser afastados por problemas de saúde no ano passado.
As dores nas costas, hérnia de disco e as lesões nos ombros estão entre as principais causas de concessão de auxílios-doença relacionados ao trabalho. Entre os benefícios da ginástica laboral está exatamente a prevenção de doenças como essas.
E é sobre esse assunto que vamos falar hoje por aqui. Sabia que é muito possível promover a atividade na sua empresa a baixo custo? Vem com a gente entender um pouco mais sobre o tema!
O que é a ginástica laboral?
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos rápidos e simples realizados durante a jornada de trabalho e no ambiente corporativo. Os colaboradores geralmente apenas se levantam na área para se exercitar.
O objetivo da modalidade é melhorar a saúde e o bem-estar dos funcionários por meio da realização de exercícios feitos em grupo ou individualmente.
Não há necessidade de equipamentos sofisticados e as atividades são focadas em alongamentos, correção postural, fortalecimento muscular e relaxamento. Entre os principais benefícios da ginástica laboral para a vida do funcionário podemos destacar:
- Melhora as relações humanas e de trabalho;
- Amplia o número de trabalhadores fisicamente ativos;
- Diminui o sedentarismo;
- Reduz do índice de estresse / ansiedade por causa do trabalho;
- Diminui as dores corporais;
- Amplia a consciência corporal;
- Contribui na composição de um ambiente de trabalho mais seguro;
- Auxilia na adoção de um estilo de vida mais saudável.
Além disso, a ginástica laboral também está muito associada à prevenção de doenças ocupacionais, aumento da disposição e da produtividade no trabalho, bem como a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores.
Vamos falar melhor sobre os benefícios da ginástica laboral no ambiente corporativo e depois abordaremos como você pode implementá-lo na sua empresa.
Benefícios da ginástica laboral
Sem dúvidas, um dos maiores benefícios da ginástica laboral é a prevenção de lesões musculares e articulares, que geralmente são ocasionadas por esforços repetitivos ou posturas inadequadas.
Seus funcionários ficam muito tempo na mesma posição, digitando em frente ao computador? Essa prática pode ser muito nociva à coluna, pescoço, costas, além dos punhos.
A ginástica laboral atua diretamente na redução desses problemas, com exercícios que promovem o alongamento e a movimentação das articulações, aliviando a tensão acumulada nessas áreas durante o expediente do trabalho.
Exercícios simples de alongamento para os ombros, pescoço e punhos, por exemplo, podem ser feitos rapidamente e de forma eficaz para reduzir os riscos de lesões relacionadas ao trabalho.
1. Redução do estresse e ansiedade
Entre os benefícios da ginástica laboral está a redução da tensão e da ansiedade. Isso porque os exercícios promovem um momento de descontração no meio da jornada de trabalho.
Além disso, trabalham a respiração, alongam músculos geralmente tensionados e promovem relaxamento liberando as endorfinas, substâncias químicas responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
2. Melhora da postura
A ginástica laboral também atua para melhorar a postura dos colaboradores, moldando ajustes simples na rotina de trabalho para evitar sobrecarga nos músculos e articulações.
A prática desses exercícios ainda melhora a mobilidade articular, como os movimentos circulares de pescoço, ombros e punhos, e pode reduzir significativamente o risco de lesões e desconfortos musculares por causa do trabalho.
3. Aumento da produtividade e concentração
Os benefícios da ginástica laboral também impactam diretamente na produtividade dos colaboradores. Exercícios físicos regulares, mesmo que simples, têm o poder de aumentar a circulação sanguínea e a oxigenação do cérebro, o que resulta em maior disposição e concentração.
Mais engajados, os colaboradores se tornam mais focados e eficientes nas atividades, contribuindo para uma maior produtividade no ambiente corporativo.
4. Prevenção de doenças ocupacionais
Outro papel importante da atividade reflete na prevenção de doenças ocupacionais, como as lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).
Essas condições de saúde podem levar aos afastamentos, mas, ao adotar a ginástica laboral, as empresas conseguem reduzir significativamente o risco de os funcionários desenvolverem essas doenças a médio e longo prazo.
5. Melhora do clima organizacional
Além dos benefícios físicos, a ginástica também tem reflexo positivo no clima organizacional. Faça o teste! Comece a promover essas atividades, ainda que em forma de teste, e passe a notar o envolvimento dos colaboradores.
Elas criam um ambiente de colaboração e descontração entre os colegas de trabalho e acabam se tornando uma pequena pausa para relaxar, aliviar as tensões do dia a dia e fortalecer o espírito de equipe.
Como implementar a ginástica laboral na minha empresa?
Pode até parecer que fica caro implementar essa modalidade na loja, mas a boa notícia é que dá para se organizar sem gastar muito.
- Frequência das sessões: o primeiro ponto é definir com que frequência e duração as atividades serão realizadas. Inicialmente, a sua empresa pode começar com sessões de 10 a 20 minutos, uma vez por mês ou quinzenalmente.
- Profissional qualificado: a ginástica laboral deve ser realizada por um profissional de educação física ou fisioterapeuta para garantir que as atividades sejam realizadas com segurança. Você pode buscá-los junto a instituições de ensino ou de capacitação que forneçam programas ergonômicos para empresas.
- Parcerias: procure na sua cidade instituições parceiras ou, a depender do seu ramo de atuação, ofereça parceria de permuta para trocar os serviços ou produtos. Muitos profissionais autônomos também costumam desenvolver projetos de ergonomia nas empresas, com preços mais acessíveis.
Mas, atenção! Para que os benefícios da ginástica laboral sejam reais e o programa dê certo, você vai precisar engajar os funcionários para que eles se sintam motivados a participar das sessões.
Crie um ambiente descontraído, informe sobre os benefícios a eles e dê o exemplo! Essa também é uma ótima oportunidade para você e os seus gestores interagirem com as equipes.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.