O onboarding de novos colaboradores é a porta de entrada para preparar o novo funcionário para as tarefas diárias e também acolhê-lo.
Com isso, você é capaz de transmitir os valores da empresa e conectar o colaborador com a cultura organizacional. Saiba que a primeira impressão dos primeiros dias pode definir o engajamento e motivação ao longo de toda a trajetória na empresa.
Já parou para pensar qual é a primeira impressão que passa quando você contrata um novo colaborador para sua loja? Acredita que ele se sinta acolhido e feliz com o que vê? Então, é hora de analisar.
Hoje vamos conversar sobre como promover um onboarding de novos colaboradores inclusivo e eficiente. Além de dicas práticas, aprenda como estruturar esse processo e até fornecer exemplos de mensagens de boas-vindas que podem fazer toda a diferença na integração do novo integrante.
Onboarding de novos colaboradores: hein?
Talvez o pequeno varejista ainda não esteja muito familiarizado com esse termo, mas o onboarding de novos colaboradores nada mais é do que um conjunto de ações que uma empresa implementa para integrar um novo funcionário ao time e à cultura organizacional.
É nesse momento que o colaborador começa a se familiarizar com os colegas de trabalho e as expectativas da empresa. Não basta preencher formulários e explicar procedimentos. Esse deve ser um momento de acolhimento, aprendizado e integração.
O processo de onboarding de novos colaboradores pode durar desde o primeiro dia até alguns meses, dependendo da complexidade da função ou da estrutura da empresa.
Mas o objetivo é claro: garantir que a pessoa se sinta acolhida, compreenda suas novas responsabilidades, conheça os colegas de trabalho e, acima de tudo, se sinta confortável para desenvolver atividade profissional.
Onboarding bem estruturado
Embora muitas empresas se concentrem na parte administrativa do onboarding de novos colaboradores, que envolve a assinatura de contratos e a entrega de materiais de trabalho, é fundamental contar com uma abordagem mais humana.
Além de auxiliar na adaptação dos novos colaboradores, essa prática ainda melhora o engajamento e garante maior retenção de talentos.
Criar um programa de onboarding exige planejamento. A seguir, veja algumas estratégias para garantir que todos os colaboradores se sintam parte do time da loja.
1. Ambiente acolhedor
O ambiente físico da empresa deve ser pensado para que o novo colaborador se sinta confortável. A disposição da mesa, a presença de materiais de trabalho e o acesso a informações são quesitos essenciais.
Mais do que isso, é preciso investir em um clima de respeito e amizade na empresa para que a recepção do novo funcionário seja ainda mais calorosa.
2. Programa de acompanhamento
Um bom onboarding de novos colaboradores também demanda um acompanhamento inicial do funcionário.
Você pode delegar a um colega de trabalho ou mentor que acompanhe e treine o novo colaborador durante os primeiros dias. Esse mentor será responsável por guiá-lo, responder dúvidas e, principalmente, proporcionar uma conexão humana.
3. Feedback
Ofereça ainda feedback contínuo sobre o desempenho do colaborador. Isso ajudará a ajustar eventuais dificuldades e a reforçar o que está sendo bem feito, criando um ambiente de aprendizado constante.
4. Inclusão à cultura
Também é muito importante que durante o onboarding sejam repassadas informações de como a empresa funciona, quais são suas prioridades, os critérios de avaliação e como o colaborador pode contribuir para o sucesso do negócio.
Além de informações sobre a cultura organizacional e a estrutura da empresa, é essencial investir em treinamentos para garantir que o novo colaborador tenha as ferramentas necessárias para desempenhar seu papel com confiança.
5. Kit de boas-vindas
Se possível, presenteie o contratado com um kit de boas-vindas. Parece pouca coisa, mas agrega muito valor na relação profissional que acaba de começar.
Esse kit pode conter brindes ou material de trabalho personalizado com a marca da empresa: mochila, caneta, agenda, caneca, mousepad, etc. Assim, você deixa o onboarding de novos colaboradores ainda mais completo.
6. Mensagens de boas-vindas
Uma das formas mais simples e eficazes de criar uma boa impressão durante o onboarding é através de mensagens de boas-vindas. Elas são uma maneira de mostrar que a empresa se importa com o bem-estar do colaborador e está feliz com sua chegada.
Então, compartilhamos 12 exemplos de mensagens que podem ser usadas para dar as boas-vindas ao novo colaborador:
- Seja bem-vindo à nossa equipe! Estamos muito felizes com sua chegada e ansiosos para aprender e crescer juntos!
- Bem-vindo à família (nome da empresa)! Que sua jornada conosco seja repleta de sucesso, aprendizado e grandes realizações.
- É um prazer tê-lo conosco! Estamos empolgados para trabalhar juntos e ver o impacto positivo que você trará à nossa equipe.
- Seja bem-vindo! Estamos aqui para ajudá-lo em tudo o que precisar. Esperamos que você se sinta em casa e cresça conosco!
- Bem-vindo ao time! Estamos muito felizes em tê-lo conosco. Que este seja o começo de uma jornada incrível para você.
- Que alegria tê-lo em nossa equipe! Estamos confiantes de que você fará a diferença e que juntos alcançaremos grandes conquistas.
- É com muita satisfação que lhe damos as boas-vindas à nossa equipe! Esperamos que se sinta confortável e pronto para começar sua jornada conosco.
- Seja bem-vindo à equipe (nome da loja)! Estamos aqui para ajudar você a crescer e prosperar. Conte conosco para o que precisar.
- Estamos muito felizes em recebê-lo! Que este seja um início de muitos momentos de sucesso, colaboração e aprendizado.
- Bem-vindo! Estamos ansiosos para ver o seu talento brilhar aqui conosco. Vamos fazer grandes coisas juntos!
- Seja bem-vindo à nossa equipe! Esperamos que você aproveite essa nova fase e que a experiência aqui seja transformadora para você.
- É um prazer enorme ter você conosco! Estamos muito animados para aprender com você e trabalhar juntos em projetos incríveis.
Muito além das formalidades
Como você pôde perceber, um bom onboarding de novos colaboradores vai além das formalidades e das burocracias. Ele é uma oportunidade para mostrar ao novo funcionário que ele é bem-vindo e que a empresa valoriza seu trabalho.
Ao preparar um programa de onboarding que seja acolhedor e eficiente, você garante que o colaborador não apenas se adapte rapidamente, mas também se sinta motivado a contribuir para o sucesso da organização.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
