Você deve ter lido o título e pensado como as receitas de Natal podem te ajudar a chamar mais clientes para o seu supermercado ou mercearia. Então, te convidamos a seguir a nossa leitura especial de vendas de Natal de hoje.
Vamos te mostrar como simples receitas de Natal podem se transformar em ótimas estratégias para as vendas de fim de ano no varejo.
Pense com a gente: a maioria dos consumidores vai às compras na época natalina para providenciar os presentes e os ingredientes para a ceia. Se eles tiverem em mãos e souber na prática qual cardápio preparar, o tempo deles será poupado e a satisfação com o estabelecimento garantida.
Preparado para colocar a mão na massa? É hora de preparar o estoque diverso da sua loja para atender a demanda, desde uma simples ceia até a mais requintada.
Atraindo clientes pelo paladar
O varejo precisa entregar mais do que produtos para os consumidores. É preciso investir no relacionamento e promover bem-estar sempre que o cliente ter contato com a loja, seja para compras ou para alguma experiência com a marca.
Quando você planeja e executa estratégias criativas para a sua loja, você fideliza clientes, melhora a experiência dele com o estabelecimento e garante mais lucros. Neste fim do ano, pensar fora da casinha vai colocar o seu negócio em evidência.
Apostar nas receitas de Natal é um bom exemplo. Você utiliza o marketing sensorial para instigar os sentidos do olfato e do paladar, revertendo a ação em vendas.
E para te ajudar nessa empreitada, olha só essas dicas para você aplicar no seu supermercado. Separamos 4 sugestões para trabalhar receitas de Natal no supermercado:
1. Escolha as receitas
Para decidir quais receitas de Natal farão parte da campanha da loja neste ano, considere três fatores: facilidade, simplicidade e custo-benefício.
Receitas rápidas e simples de fazer, sem pesar muito no bolso do consumidor, são bem mais receptivas pelo público. Além disso, escolha um cardápio que a sua loja tenha para vender todos os ingredientes necessários.
Pense o seguinte: “qual receita mais me agrada e qual eu faria?”
Dê aquela boa pesquisada na internet e peça a opinião dos clientes ou colaboradores para te ajudar na escolha. Depois é só começar a trabalhar as estratégias para divulgar ao público a iniciativa.
2. Ensine as receitas
Outra forma de o seu supermercado atrair clientes é ensinar receitas de Natal. Ao escolher as receitas da campanha, escolha ao menos alguma para ensinar o passo a passo aos clientes.
Você pode criar um tutorial no Instagram, por meio de live ou vídeos nos stories, ou criar um carrossel de imagens com todas as etapas da receita. Na loja, você pode providenciar um espaço e um dia – com divulgação prévia – para que os clientes acompanhem e aprendam a receita em tempo real.
Sabe o que seria bem bacana também? Criar uma enquete nas redes sociais para que o cliente vote qual das receitas de Natal ele quer aprender.
Ah! Ao indicar os ingredientes para a receita, destaque aqueles que você tem na loja e tente parcerias com os fornecedores para priorizar determinadas marcas parceiras. Pode também chamar influenciadores digitais da sua cidade para ajudar no preparo das receitas e garantir mais engajamento para as redes sociais.
3. Faça um concurso de receitas
Um concurso com as melhores receitas de Natal, preparada pelos clientes, seria uma estratégia genial. Você pode elaborar isso de algumas formas interessantes como:
- Pedir para os participantes enviar fotos e o modo de preparo, abrindo uma votação em seguida ao público;
- Montar uma comissão de colaboradores para escolher a melhor receita de Natal;
- Idealizar um mini “Master Chef” indicando uma receita e pedindo para os participantes executá-la. Com dois ou três jurados, haverá a escolha do melhor prato
O prêmio pode ser um voucher de compras para a ceia de Natal, ou um vale-compras com um valor atrativo. Vai ser um sucesso!
4. Crie uma cozinha interativa
Caso seu supermercado tenha um espaço físico bacana, a criação de uma cozinha móvel para que os clientes acompanhem o preparo de receitas de Natal é uma ideia bem legal.
Você ainda pode deixar que eles coloquem a mão na massa e ajudar a fazer as receitas. A ação pode ser acompanhada com um estande de divulgação dos ingredientes e marcas utilizados no preparo do prato.
Seus clientes vão amar a oportunidade de aprender, ali mesmo, como fazer a receita ideal para a Ceia de Natal com a família.
Uma receita especial da loja, com preparo exclusivo, também é uma ideia aplicável para a campanha. Você pode criar uma chamada como “a melhor e única receita de Natal [ou coloque o nome do prato] você aprende aqui”.
Essa cozinha interativa e temporária pode ser também um ponto adicional de vendas da loja para receber encomendas de pratos prontos para a ceia. Afinal, nem todo mundo gosta ou tem dom para cozinhar em uma data tão especial.
Divulgue a campanha
Seja qual for as ações com receitas de Natal que você escolher para fazer na loja, não se esqueça de divulgá-las em todos os canais, físico e online.
Ofereça ao cliente todas as informações possíveis dos pratos produzidos e os ingredientes e marcas que você tem na loja para aquela receita. Divulgue ainda o tempo médio de preparo e as porções que cada receita rende.
Aposte no marketing visual para criar fotos e vídeos de dar água na boca. Isso vai render muitos cliques para as redes e visitantes para a loja.
Duas receitas de encher os olhos e aguçar o paladar
Para te inspirar no planejamento da estratégia de venda com receitas de Natal, escolhemos duas receitas para encerrar o nosso papo de hoje à altura do assunto. Fique à vontade para fazer as adaptações no prato e dar o toque especial da sua marca no preparo.
Deliciosa farofa de maracujá com nozes
Ingredientes:
- 500 g de farinha de mandioca em flocos
- 1 xícara de nozes sem casca torradas
- 2 maracujás
- ½ xícara de uvas-passas
- 100 g de manteiga
- ½ xícara de bacon
- 2 cebolas • Sal a gosto
Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC , forre a assadeira com papel alumínio e espalhe as nozes cortadas em quatro parte. Deixe por cerca de 7 minutos ou até que dourem.
- Em seguida, coloque na panela a manteiga e o bacon picadinho e refogue no fogo médio. Depois que dourar, jogo o caldo dos maracujás com as sementes.
- Coloque as cebolas picadas e cozinhe por 2 minutos.
- Adicione a farinha de mandioca, as uvas-passas, as nozes e misture bem;
- Deixe cozinhar por mais alguns minutos, mexendo sempre.
- Por fim é só colocar um pouco de sal e pimenta-do-reino. Deixar esfriar e servir.
O prato serve até 6 pessoas e pode ser guardado na geladeira por até três dias. Ao servir novamente, a sugestão é esquentar em frigideira para retomar a crocância.
Saboroso verrine de morango
Essa clássica e fina sobremesa é mais fácil de fazer do que aparenta. Além disso, ao ser colocado em taças, o doce dá um ar de requinte decorativo para a mesa posta na Ceia de Natal.
Ingredientes:
- 500 ml de creme de leite fresco gelado
- 1 kg de morangos
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 250 g de suspiro pronto• Taças
Modo de preparo:
- Bata o creme de leite com o açúcar por 5 minutos na batedeira até que a mistura vire chantilly.
- Pegue uns cinco a seis morangos e cozinhe em fogo baixo para transformá-los em calda. Não precisa colocar açúcar se não quiser.
- Quebre os suspiros e distribua nas taças sendo uma camada de chantilly, uma de calda, uma de suspiro em pedaços e vai intercalando até o final da taça. A última camada deve ser coberta por morangos.
- Você ainda pode decorar a superfície da sobremesa com um suspiro inteiro.
- Leve as taças para a geladeira e sirva quando quiser.
Até a próxima e boas vendas!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.