Home Segmento Bar Vinhos e espumantes: o que realmente vende no mercadinho?

Vinhos e espumantes: o que realmente vende no mercadinho?

0
273

Quem recusa aquela tacinha de vinho no jantar para aliviar as tensões do dia a dia? O Brasil já é o 17º consumidor de vinhos no mundo, com um mercado em expansão, e está na hora do seu negócio abrir as portas para a bebida. Com a possibilidade de comprar vinhos no atacado, quem quer aumentar as vendas ou investir em um novo setor pode apostar em vinhos e espumantes!

 

Por ser considerada uma bebida mais sofisticada, pode parecer estranho à primeira vista oferecer vinhos e espumantes no varejo de vizinhança.

Mas é justamente a conveniência do armazém do bairro que favorece o consumo da bebida. Pense no seu cliente fazendo um jantar romântico à noite e o vinho acabando. Ele não vai querer ir até o centro da cidade comprar outra garrafa. Mas se você está no bairro e oferece vinhos e espumantes, vende.

Mulher em jantar bebendo uma taça de vinho

Ainda não se convenceu? Então continue conosco!

Por que comprar vinhos no atacado?

Hoje, o e-commerce é o canal favorito do brasileiro para comprar vinhos e espumantes. “Espera aí! E-commerce? Mas eu sou loja física!

Calma lojista, isso é bom pro varejo presencial também! O crescimento desse mercado insere as bebidas no cotidiano dos clientes e aumenta a demanda do produto fora de ocasiões especiais.

Ou seja: a tendência mostra que os vinhos e espumantes estão no dia a dia das pessoas, e isso impulsiona as vendas em todo o varejo, online ou não.

Quer jeito melhor de navegar nessa tendência do que ter uma seleção de vinhos e espumantes à disposição no mercadinho? Com a possibilidade de comprar vinhos no atacado, é possível fazer esse investimento com custos reduzidos e poucos riscos para seu faturamento geral.

Quem compra vinhos no atacado para vender pode atender públicos bem variados: do cliente que quer relaxar ou fazer um jantar especial no fim de semana aos jovens buscando bebidas para alguma festa.

Acabou a bebida no meio da celebração? Os vinhos e espumantes da mercearia salvam a noite. Vai num aniversário e esqueceu de comprar o presente? É só escolher entre os vinhos e espumantes que você vai oferecer!

Como escolher vinhos e espumantes para o mercadinho?

Adega com vários vinhos guardados

Por conta dessa diversidade de público, é importante oferecer uma certa variedade de rótulos de vinhos e espumantes no mercadinho.

Quem busca vinhos no atacado vai se deparar com garrafas de muitos tipos e origens diferentes. Por mais que uma carta variada te dê a chance de vender para mais pessoas, é preciso ter alguns critérios na hora de fazer as compras.

Segundo pesquisa da Mintel, o vinho suave ou de mesa representa 69% do volume consumido da bebida no país. Mais baratos, esses rótulos também agradam com mais facilidade e são ideais tanto para atender ao público jovem, quanto para quem só quer um acompanhamento para o jantar sem precisar investir muito. Veja algumas dicas:

Variedades mais finas e exclusivas também podem fazer parte do catálogo de vinhos no atacado, mas antes de investir é preciso saber se realmente existe a demanda no seu ponto de vendas. Lojas localizadas em bairros com padrão mais elevado podem se beneficiar dessa opção.

Já os espumantes são menos populares no dia a dia do brasileiro, e costumam ficar restritos a ocasiões especiais e datas comemorativas. Vale investir pesado em vinhos e espumantes nas festas de fim de ano, mas nos outros meses é melhor ser cauteloso e apostar em opções clássicas e tradicionais, que se adaptam mais facilmente a todos os bolsos e paladares. Veja algumas opções:

Para quem está começando a comprar vinhos no atacado, o ideal é escolher algumas variedades e testar a resposta do público, acompanhando as vendas de cada rótulo mês a mês para descobrir quais são os vinhos e espumantes mais procurados. Assim, você monta seu mix a partir do perfil de compra da sua clientela!

Como vender vinhos na mercearia?

garrafas de vinho dispostas na gôndola

Não basta comprar vinhos no atacado, é preciso saber como inseri-los na loja para vender bem. Vale a pena separar um espaço no setor de bebidas exclusivo para os vinhos e espumantes, facilmente identificável pelos clientes.

Por questão de segurança muitos mercadinhos optam por deixar as bebidas alcoólicas em um armário trancado, mas isso afasta o consumidor e impede compras por impulso. Vinhos e espumantes precisam ser manuseados, principalmente por conta das informações no rótulo que são essenciais na escolha.

Por falar em decisões, o medo de não saber escolher o vinho certo muitas vezes faz o cliente desistir da compra. Para resolver essa questão, tenha pelo menos um colaborador que entenda a fundo sua carta de vinhos e espumantes e saiba orientar as pessoas adequadamente.

Mas também não precisa contratar um sommelier e deixar de plantão! Basta alguém que conheça as principais variedades e possa dar dicas básicas de harmonização com diferentes pratos.

Onde comprar vinhos no atacado?

No Martins, claro! Nosso catálogo conta com uma carta de vinhos com rolhas de diferentes origens e tipos, para agradar todos os perfis de cliente! Confira alguns exemplos e prepare-se para encher o carrinho de vinhos no atacado.

Não achou seu favorito? Então navegue pelo site e conheça todos os nossos vinhos e espumantes!

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome