Água com gás faz mal? Tire dúvidas e saiba dos benefícios

Tempo de Leitura: 4 minutos
Água com gás faz mal? Saiba tudo sobre a atual queridinha do brasileiro

Sumário

Água com gás faz mal? Essa é uma pergunta que muitos fazem, ainda mais porque a bebida tem se tornado mais popular na rotina de consumo do brasileiro. 

Seja em casa, no trabalho ou em um barzinho, a água gaseificada sempre cai bem em qualquer momento para quem busca uma alternativa refrescante e saborosa à água comum. 

E se essa dúvida também é sua, saiba que você não está sozinho! Embora a bebida seja uma opção aparentemente inofensiva, existem diversos mitos e questionamentos sobre os possíveis efeitos para a saúde.  

Então, hoje nosso bate papo é para saber se água com gás faz mal, analisando os benefícios, os possíveis riscos e o crescimento do mercado de água engarrafada. 

Ao final, você estará por dentro de todas as informações para decidir com mais segurança se deve ou não incluir a água com gás em sua rotina. Boa leitura! 

O que a água com gás é?

A primeira coisa antes de descobrirmos se a água com gás faz mal é entender as suas propriedades. E ela nada mais é do que a água mineral (H20), adicionada com dióxido de carbono, dando aquele aspecto efervescente. 

As bolhas que sentimos quando bebemos são formadas por esse gás. Daí a sensação de frescor e leveza que a torna tão apreciada. A água com gás pode ser consumida pura ou ser utilizada como base para coquetéis e outras bebidas. 

Também é importante saber que a água com gás, em sua forma mais pura e sem aditivos, não faz mal à saúde. Ela pode, inclusive, oferecer alguns benefícios interessantes, especialmente se comparada a bebidas com alto teor de açúcar e calorias, como refrigerantes e sucos artificiais, por exemplo. 

  • Hidratação: a água com gás tem a mesma capacidade de hidratar que a água sem gás. A diferença está no sabor e na sensação efervescente, que pode incentivar a ingestão de mais água ao longo do dia, algo que muitas pessoas consideram difícil;
  • Digestão: tem consumidor que só bebe água com gás por sentir que ela ajuda na digestão. O dióxido de carbono pode realmente ter um efeito positivo no sistema gastrointestinal, estimulando a produção de sucos digestivos e facilitando a digestão de alimentos. Além disso, ela pode ajudar a aliviar a sensação de inchaço após as refeições;
  • Sem calorias: a água com gás não contém calorias ou açúcar, o que a torna uma excelente opção para quem está tentando controlar o peso ou melhorar a alimentação;
  • Variedade: hoje o mercado já oferece águas com gás aromatizadas, que podem conter sabores naturais de frutas, tornando a bebida ainda mais atrativa.  

Mas, afinal, água com gás faz mal? 

Pronto, você já sabe os principais benefícios da bebida, agora resta saber se água com gás faz mal ou não. 

Apesar dos benefícios, como qualquer produto, o consumo excessivo pode levar a efeitos colaterais. Vamos ver algumas situações. 

  • Problemas digestivos: em algumas pessoas, o gás da água pode causar desconforto abdominal, como inchaço, flatulência ou sensação de estufamento. Essa condição acontece porque o dióxido de carbono pode aumentar a quantidade de ar no trato digestivo;
  • Refluxo: a água com gás faz mal a algumas pessoas que já têm alguma indisposição digestiva, agravando problemas relacionados ao refluxo ácido ou azia. O dióxido de carbono pode relaxar o esfíncter esofágico inferior, permitindo que os ácidos do estômago subam para o esôfago;
  • Efeitos no hálito: alguns estudos sugerem que o consumo excessivo de bebidas gaseificadas também pode afetar o hálito, tornando-o mais ácido e contribuindo para o mau hálito. O aumento da produção de ácidos no estômago pode afetar o pH da boca. 

Bom, agora vamos tratar sobre alguns mitos quando a dúvida é: água com gás faz mal?  

1. Água com gás tem muito sódio

Esse é um mito que muita gente deixa-se levar. A água com gás pode até ter sódio, mas em níveis bem baixos. Não há sódio adicionado. 

O sódio presente na água com gás é geralmente resultado da adição de minerais durante o processo de carbonatação (a infusão de dióxido de carbono na água).  

Em algumas águas com gás, bem como na água comum, o sódio é um mineral naturalmente presente. No entanto, a quantidade é geralmente muito baixa para causar impacto significativo na saúde, a não ser que a pessoa tenha uma restrição severa de sódio.

2. Água com gás corrói os dentes

A água com gás não representa grande risco para os dentes. Ela pode ser um pouco mais ácida sim. No entanto, esse efeito é muito menor comparado a bebidas como refrigerantes ou sucos ácidos. 

“3. Água com gás engorda

Mito também. A água com gás não contém calorias e, portanto, não engorda. A única exceção seria se a água com gás contiver adoçantes ou sabores artificiais, mas, de forma geral, a água com gás é uma opção zero caloria.

Consumo saudável de água com gás

Acho que já ficou muito claro que o consumo excessivo da bebida pode trazer alguns efeitos colaterais. Mas, em regra, a água com gás não faz mal com o consumo moderado. 

Se você sentir desconforto abdominal ou sintomas de refluxo, considere diminuir o consumo. 

Além disso, é sempre importante verificar se elas contêm açúcares ou adoçantes artificiais. Opte por versões naturais ou com aromatização suave. 

E para manter a hidratação ideal, intercale o consumo de água com gás e sem gás ao longo do dia. 

Mercado de água engarrafada

Agora a nossa conversa é com você, varejista: contar com água com gás no mix não é apenas lucrativo, mas é necessário. Ninguém fica sem consumir a bebida, seja gaseificada ou não.  

A água engarrafada, especialmente na América do Sul, tem registrado um crescimento expressivo nos últimos anos, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 11,57%.  

No Brasil, esse crescimento é impulsionado pela busca por opções mais saudáveis e sustentáveis em comparação a bebidas como refrigerantes ou bebidas alcoólicas.

Além disso, o consumo de água engarrafada premium, especialmente aquelas com adição de minerais ou vitaminas, tem aumentado muito também.  

Os brasileiros estão deixando de lado bebidas pouco saudáveis, como refrigerantes carbonatados, e optando por água engarrafada devido aos efeitos desses produtos para a saúde. 

E agora que você já sabe, não custa nada reforçar. Se algum cliente te perguntar se a água com gás faz mal à saúde, a resposta é não. Quando consumida de forma moderada, ela pode ser uma excelente alternativa para manter a hidratação e ainda oferecer uma sensação refrescante.  

Beba água e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima