O Dia da Informática é celebrado anualmente em 15 de agosto e vem a cada edição reforçando mais o calendário comercial nas vendas do segmento.
A data é simbólica, marca o início da computação moderna. Em 15 de agosto de 1946, foi lançado no mundo o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer), o primeiro computador digital a larga escala. Foi o protótipo do que viria a ser, tempo depois, a evolução tecnológica.
De lá pra cá, muita coisa mudou e a tecnologia transformou, e continua transformando e facilitando nossas vidas. Nada melhor do que comemorar em vendas, bora?
Hoje vamos explorar a importância do Dia da Informática para o varejo, apresentar as principais tendências do mercado e te dar dicas de como aproveitar ao máximo essa data para impulsionar as vendas na sua loja de informática e eletroeletrônicos.
O Dia da Informática para o varejo
Podemos considerar o Dia da Informática como a primeira oportunidade do segundo semestre para o varejo de tecnologia.
Esse é um momento em que os consumidores estão mais propensos a pesquisar e adquirir novos produtos, atentos aos novos lançamentos e o que estará por vir na próxima geração de dispositivos.
Isso vale principalmente para smartphones, notebooks, tablets, acessórios e componentes para computadores. Há lojistas que aproveitam o Dia da Informática para criar uma espécie de “Black Friday antecipada”.
Outro motivo para inserir a data no calendário de ações da sua loja é porque ela fica coladinha ali com o Dia dos Pais, que neste ano ocorre no dia 11. Dá para se pensar ações conjuntas ou reaproveitar uma campanha e mix da sazão anterior para o Dia da Informática.
Ao criar campanhas estratégicas e oferecer produtos e serviços relevantes, suas vendas podem aumentar significativamente. Você ainda conseguirá fortalecer o relacionamento com os clientes e ampliar os laços.
Inovações do mercado de informática
Para fazer uma campanha de Dia da Informática à altura dos seus clientes, você precisa ficar atento às movimentações desse mercado que gira em constante evolução. Os hábitos de consumo também se moldam à medida que as novidades tecnológicas vão surgindo.
Se você se atualiza e consegue demonstrar as inovações aos clientes, a relevância da sua marca passa a alcançar maiores patamares na preferência deles.Veja a seguir algumas das principais tendências para o mercado de informática:
1. Aumento da demanda por dispositivos móveis
Smartphones e tablets são dispositivos indispensáveis no dia a dia do consumidor, liderando as vendas e impulsionando a busca por modelos mais potentes e com recursos mais avançados.
2. Gamificação
O mercado de games segue em constante crescimento, demandando computadores e acessórios cada vez mais avançados e com melhor vida útil.
3. Trabalho remoto
O trabalho remoto que se intensificou na pandemia, mas passou a ser adotado por muitas empresas até hoje, aumentou a demanda por notebooks e equipamentos para home office.
4. IA e aprendizado de máquina
A inteligência artificial está sendo integrada a diversos dispositivos, desde smartphones a eletrodomésticos, oferecendo novas funcionalidades e experiências aos usuários. Também vem sendo utilizada para automatizar tarefas repetitivas, aumentando a produtividade humana.
5. Sustentabilidade
A preocupação com o meio ambiente está levando as empresas a desenvolverem produtos mais sustentáveis e eficientes, como a utilização de energia renovável e a otimização de processos.
6. Desenvolvimento Low-code/No-code
Plataformas low-code e no-code estão permitindo que pessoas sem conhecimentos profundos em programação criem aplicativos e soluções personalizadas de forma mais prática. São interfaces visuais intuitivas e componentes pré-construídos que podem ser arrastados e soltos para criar aplicativos.
7. Cloud Computing e Edge Computing
O mercado também está adotando cada vez mais uma abordagem híbrida e multicloud, combinando a flexibilidade da nuvem pública com a segurança e o controle da nuvem privada. Além disso, o processamento de dados mais próximo da fonte, em dispositivos de borda, está ganhando força, reduzindo a latência e aumentando a segurança.
8. Cibersegurança
Por falar em segurança, com o aumento da digitalização, os ataques cibernéticos se tornam mais frequentes e a adoção de modelos de segurança Zero Trust, que assumem que todas as redes e dispositivos são inseguros, se torna cada vez mais importante.
9. Tecnologia 5G
A quinta geração de redes móveis está sendo implementada em diversos países, proporcionando maior velocidade e menor latência. Além disso, a combinação de 5G e Internet das Coisas está impulsionando a digitalização da indústria, com a criação de fábricas inteligentes e a otimização de processos.
Como aproveitar o Dia da Informática
Agora que você já se atualizou com as principais tendências que vêm moldando o comportamento de consumo, vamos aproveitar ao máximo o Dia da Informática para alavancar as vendas.
É muito importante que você utilize esses próximos dias para fazer um planejamento de vendas e as ações que vai usar para chamar a atenção dos seus clientes e conquistar novos públicos.
Temos algumas ideias e vamos compartilhar com você!
- Promova experiências imersivas: a realidade virtual pode te ajudar a oferecer novas formas de interação e colaboração. Aposte ainda na experimentação dos produtos, ao vivo e a cores;
- Invista em promoções e descontos: ofereça preços especiais, pacotes e combos em produtos selecionados para atrair os consumidores para o Dia da Informática;
- Crie um ambiente de compra atrativo: decore sua loja com temas relacionados à tecnologia e crie um ambiente que incentive os clientes a explorarem os produtos que você quer destacar na ação.
- Utilize as redes sociais: a divulgação da campanha e das ofertas de Dia da Informática nas redes sociais é fundamental. Crie conteúdos engajadores e aproveita para utilizar hashtags como #diadainformatica, #tecnologia e #promoções.
Mix para o Dia da Informática
Uma estratégia muito importante para o Dia da Informática é acertar no mix, oferecendo uma variedade de produtos para atender aos diferentes perfis de clientes.
Veja abaixo uma lista de itens de informática que não podem faltar na sua loja neste mês:
- Notebook
- Desktop
- Servidor
- Monitor
- Teclado
- Mouse
- Impressora
- Scanner
- Tablet
- Smartphone
- Roteador
- Modem
- HD Externo
- SSD
- Memórias RAM
- Placa de Vídeo
- Fonte de Alimentação
- Cabo USB
- Cabo HDMI
- Headset
- Webcam
- Cadeira gamer
- Fone de ouvido
- Caixa de som
- Carregador
Produtos de informática e eletroeletrônicos são produtos de desejo contínuo do consumidor. Em contrapartida, o Dia da Informática pode estimular compras por impulso e aumentar o ticket médio da sua loja.
Com um bom planejamento, um mix atrativo e a campanha de marketing digital bem executada é possível aproveitar ao máximo essa oportunidade.
Prepare-se e boas vendas!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.