Planejamento Black Friday: como estão suas estratégias

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Planejamento Black Friday: como estão suas estratégias

Sumário

Uma das datas comerciais mais importantes para o varejo online, e também físico, se aproxima. O planejamento Black Friday 2023 precisa ser feito antecipadamente para não errar.

A data já está mais do que consolidada e é esperada com muita ansiedade pelos consumidores. No ambiente virtual, tem gente que deixa o carrinho de compras pronto a partir de setembro, mas pensando no planejamento Black Friday.

Para os lojistas, a expectativa também é grande por conta das chances de faturar muito em curto prazo, já movimentando o caixa para as vendas de final de ano.

Anote a data: 24 de novembro. Até lá, que tal seguir a leitura com a gente para garantir o seu planejamento e a estratégia Black Friday certos para o seu negócio? Vamos falar disso tudo e também adiantar as tendências para este ano.

Como fazer um bom planejamento Black Friday

O planejamento Black Friday deve começar com a definição do que você espera para a data. É melhorar a imagem da loja? O engajamento nas redes? Aumentar a clientela? Impactar diretamente no faturamento?

O objetivo precisa ser definido nesta etapa prévia. Depois, o planejamento Black Friday deve contar com a lista de produtos que entrarão em oferta para a data.

A Black Friday é uma data comercial originalmente americana, mas que se popularizou no Brasil ao longo dos anos por causa dos descontos que vários produtos recebem para a ação, em especial os comercializados no e-commerce.

Por isso, Black Friday sem descontos reais é “Black Fraude” e inegociável. Os valores precisam ser atrativos. 

Crie um planejamento financeiro para definir os gastos com a campanha e com a entrega de produtos. Ele vai evitar que você exceda o orçamento.

O estoque e a equipe de vendas e atendimento precisam estar preparados para a demanda. Um bom planejamento Black Friday só é executado se todas as pessoas envolvidas no processo colaborarem. 

5 tendências estratégicas para a Black Friday

Passada a fase do planejamento, a próxima etapa é focar na estratégia Black Friday para a sua loja sair à frente dos concorrentes. Algumas tendências estratégicas para o varejo podem te auxiliar nesse processo:

1. Desperte gatilhos de compra

Ao divulgar os produtos da Black Friday da sua loja, use algumas expressões como “últimas unidades”, “o produto mais esperado da Black Friday”, “mais vendidos”, “só hoje”. Esse tipo de tag serve de gatilho para despertar o desejo de compra no cliente.

2. Capte leads antes da Black Friday

Quando as ações estiverem definidas, comece a fazer a captação de leads. Envie e-mail marketing anunciando as novidades ou ainda uma lista de transmissão pelo WhatsApp para deixar os seus contatos por dentro do que está por vir. Você pode aproveitar e divulgar cupons de desconto exclusivos.

3. Invista em marketing digital

Importante concentrar parte do investimento para ações de marketing digital, já que é na internet que a maior parte do público consumidor da Black Friday está. Crie conteúdos interessantes para as redes e faça mídia patrocinada/impulsionada para chegar ao máximo possível de pessoas.

4. Aposte nas redes sociais

No seu planejamento Black Friday não deixe de constar sua presença nas redes sociais da loja. No Instagram principalmente. Você pode pensar em criar uma live commerce com os produtos em ofertas no dia 24 de novembro e ainda aproveitar a ferramenta do “Instagram Shopping” para expor e vender os produtos direto na plataforma.

5. Antecipe as vendas

Está mais do que claro que vende mais durante a Black Friday quem antecipa as ações. Você pode fazer uma campanha que dure um mês inteiro, uma quinzena ou uma semana. 

Essa é uma estratégia que vem sendo muito usada pelo varejo brasileiro e tem dado certo. Afinal, a cada ano o faturamento do comércio na data supera o ano anterior. Muito se deve à antecipação das vendas.

Primeiros sinais da Black Friday 2023

imagem que remete a Black Friday

De acordo com um estudo feito pela empresa de cashback Méliuz, os consumidores têm a pretensão de gastar 62% a mais na Black Friday do que no ano passado. Além disso, muitos deles aguardam a data para fazer as compras de 2023 já planejadas.

Cerca de 32% dos participantes devem gastar mais de R$ 1 mil nesta edição, o que representa mais de 69% do ticket médio registrado no evento de descontos em 2022.

As categorias que os consumidores devem mais gastar durante a Black Friday 2023 são:

  1. Eletroeletrônicos (49,2%)
  2. Eletrodomésticos e Eletroportáteis (44,8%)
  3. Roupas (30,8%)
  4. Acessórios e Calçados (27,7%)
  5. Perfumes e Cosméticos (21,5%)

Para os consumidores que não buscam itens de desejo, mais de 18% vão repor produtos e 8% vão aproveitar para antecipar as compras dos presentes de Natal para amigos e familiares. 

Foco nas redes

O e-commerce e as redes sociais são a principal porta de entrada das vendas durante o período. Por isso os esforços com eles não podem ser deixados de lado no seu planejamento Black Friday.

Muitas plataformas já estão se antecipando para oferecer para os usuários a melhor experiência de consumo possível. O TikTok mundial disse que contará com descontos para a Black Friday.

A plataforma lançou neste ano o “TikTok Shop” e promete ter descontos de até 50% para a data. Vale a pena ficar de olho nas ferramentas com recursos de e-commerce no Brasil, porque a concorrência virá com tudo.

Atenção às fraudes

O único cuidado que vamos te pedir é com as tentativas de fraudes ou fraudes consumadas durante a Black Friday. De acordo com dados da Adyen, esses casos aumentaram 36% no ano passado.

A pesquisa alerta para o risco de golpes que podem prejudicar a reputação das lojas, já sendo classificado como a segunda maior ameaça ao varejo.

Os golpes mais comuns são com o uso não autorizado de dados de cartão de crédito, o estorno (chargeback) e a invasão de contas dos titulares, se passando pelos consumidores.

Então, redobre a atenção e, se precisar, revise seu processo de autenticação e de sistemas de confirmação de dados para que não sofra nenhum prejuízo durante a Black Friday 2023.

Boa prevenção e bom planejamento!

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