Home Dicas Covid-19 Aluguel de impressoras na pandemia
Homem com camisa social em uma empresa. Ele está teclando os botões de uma impressora.

Aluguel de impressoras na pandemia

0
18936

O serviço de aluguel de impressoras já existia há algum tempo, mas foi com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que a procura pelo serviço aumentou. E com isso a prática ficou amplamente conhecida.

 

Mesmo não sendo uma novidade, é importante entender as novas demandas do mercado e perceber que várias oportunidades de negócios estão surgindo neste momento. Se empresas e clientes estão procurando, o varejista precisa enxergar a informação como uma chance de ajudar e melhorar a receita.

Se você já se pegou pensando o que vender na quarentena e não gosta de perder dinheiro, vem comigo que eu te conto tudo no texto de hoje.

Aumento na procura de impressoras

De acordo com um relatório da IDC Brasil, as vendas de impressoras no primeiro trimestre de 2020 cresceram 4,1%. E isso em relação ao mesmo período do ano passado, o que refletiu em um total de 659.468 unidades vendidas.

Impressora preta sob uma mesa. Ao lado, livros azuis e uma plantinha verde em cima dela. Ao fundo, uma janela aberta.

O aumento é reflexo de mais pessoas trabalhando em casa e um movimento de redução de custos com impressões fora das empresas. Além da necessidade, que muitos empresários tiveram, de investir em equipamentos que visam diminuir gastos ao longo dos próximos anos.

Ainda segundo a IDC Brasil, os modelos mais procurados foram os considerados “de entrada”, aqueles destinados ao uso mais básico e com impressões abaixo de 30 ppm. Mas os números são realmente animadores: o crescimento foi de 8,5% na categoria.

A seguir, vou te apresentar as melhores oportunidades do mercado de aluguel de impressoras na pandemia e quais produtos oferecer. Vamos nessa?

Como ganhar dinheiro com aluguel de impressoras?

Se você é um varejista e possui estoque de impressoras paradas na loja, talvez seja uma boa oportunidade pensar em oferecer para os clientes o serviço de aluguel de impressoras. Em um momento tão inesperado como a pandemia, muitas pessoas estão mais retraídas com relação aos gastos e é uma excelente maneira de não ficar com estoque parado, gerando receita no caixa.

Com o home office, houve um expressivo aumento na procura por cursos online (inclusive sobre impressão) e muitas empresas que imprimem os materiais – gráficas e terceirizadas – foram fechadas por conta do distanciamento social. Oferecer aluguel de impressoras é uma forma de solucionar o problema dos clientes de uma maneira prática e com ótimo custo-benefício.

Impressora de papel com detalhes em verde e branco. Em cima da tampa estão dois cartões de memória.

Basicamente, você vai precisar de ter os equipamentos, divulgar para os clientes o novo serviço e fazer o aluguel. Caso você seja um varejista que atende empresas e clientes finais, também pode incentivar seus compradores a investirem no negócio. É bom pra você, pra ele e para os clientes: todo mundo sai ganhando.

As melhores impressoras para aluguel na pandemia

Existem diversos modelos no mercado de impressoras. É importante, primeiramente, entender o perfil dos clientes que vão contratar o serviço de aluguel de impressoras para oferecer os produtos certos.

E para isso, minha dica é investir em Impressoras Multifuncionais. Elas atendem várias necessidades em um só produto: cópia de arquivos (tirar xerox), digitalização de documentos, envio de fax e, obviamente, realizam a impressão.

Homem com camisa social em uma empresa. Ele está teclando os botões de uma impressora.

Agora, se a sua ideia é atender o segmento empresarial, existem várias opções robustas e completas, capazes de atender perfeitamente as necessidades de médias e grandes empresas. Confira neste link todas opções de impressoras disponíveis no Martins.com.br.

Contrato para aluguel de impressoras

Um dos cuidados que o empreendedor precisa ter na hora de oferecer o serviço de aluguel de impressoras é em relação ao modelo de contrato que será firmado com o cliente. Existem alguns tipos, olha só:

  1. Contrato por equipamento: neste caso, o lojista oferece apenas o equipamento e o valor é cobrado de acordo com o tempo de permanência da impressora na casa do cliente;

  2. Contrato por número de cópias: aqui o valor é cobrado sobre o número de cópias ou impressões durante todo o mês. Mas isso depende da negociação que for feita.

Para quem deseja ir além e pensa em um negócio ainda mais promissor, tenho uma última dica sensacional, amigo varejista. Veja a seguir:

Mix de produtos complementares

Pensa comigo: se as pessoas estão procurando mais impressoras para aluguel, a boa notícia é que elas também vão precisar de outros tipos de acessórios na nova rotina. Para você ter uma ideia, só no primeiro trimestre deste ano foram vendidos 228.865 unidades de cartuchos, de acordo com a IDC Brasil.

E se você pode oferecer um mix de produtos complementares ao aluguel de impressoras, perder dinheiro não é uma opção, certo?

Cartuchos coloridos para impressora em um fundo branco. As cores dos cartuchos são: preto, amarelo, magenta e ciano.

Conheça os produtos mais procurados no segmento e amplie o mix com oportunidades que vendem muito:

Cartuchos

Materiais para Escritório

Agora que você conheceu todas as oportunidades que a alta na procura por aluguel de impressora pode levar para seu negócio, que tal conferir as marcas parceiras do Martins.com.br e começar a ganhar dinheiro revendendo os melhores produtos do mercado? Fiz um texto explicando tudinho e você pode ler aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.