Entenda os benefícios do chá para a saúde

Tempo de Leitura: 5 minutos
Entenda os benefícios do chá para a saúde

Sumário

Os benefícios do chá têm levado uma legião de consumidores a aumentar o consumo da bebida mais antiga e mais consumida em todo o mundo. 

Associado a práticas culturais, o consumo no Brasil também tem evoluído expressivamente, refletindo um aumento na apreciação da bebida e uma busca crescente por hábitos alimentares mais saudáveis. 

De acordo com a Euromonitor, entre 2013 e 2020, o consumo de chá aumentou 25% no Brasil, quase o dobro da média mundial. Esse mercado chega a movimentar cerca de R$ 1,5 bilhão ao ano.

No texto de hoje nós vamos conversar sobre esse mercado em expansão, impulsionado pelas tendências de bem-estar, saúde e novas descobertas sobre os benefícios do chá. Ah! Temos receitas também.

Popularização da bebida

O chá está se tornando cada vez mais popular devido à conscientização sobre os benefícios do chá. A bebida que antes era consumida, principalmente, em infusões simples, agora é reconhecida como uma opção saudável para hidratação, controle de peso, melhora da digestão e até como um auxílio para a saúde mental.  

Com o aumento do consumo de alimentos naturais e orgânicos, muitas pessoas passaram a pesquisar e consumir chá de qualidade, livre de aditivos artificiais e com um apelo mais sustentável. 

Além disso, a categoria oferece uma infinidade de opções. Se antes a escolha se limitava ao chá preto e ao chá mate, hoje é possível encontrar muitas opções de chás nas gôndolas e mercados.

Diversidade de sabores

E já que tocamos nesse assunto, quem consome chá gosta de variedade e novas experiências de consumo. Os diversos tipos de chá têm características de sabor, propriedades e benefícios diferentes. Os principais tipos de chá são: 

  • Chá verde: um dos tipos mais consumidos e apreciados no Brasil, feito a partir das folhas da planta Camellia sinensis. O processo de produção envolve mínima oxidação, o que preserva muitos de seus compostos antioxidantes. Os benefícios do chá verde vão desde a melhora do metabolismo até a prevenção de doenças cardiovasculares. Conta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 
  • Chá preto: é mais forte e tem maior teor de cafeína. Sua produção envolve uma oxidação mais prolongada, por isso, o sabor é mais robusto e encorpado. Ele é uma ótima opção para quem deseja mais energia no dia a dia. 
  • Mate: tradicionalmente consumido no sul do Brasil, é uma excelente fonte de cafeína e antioxidantes, sendo consumido tanto quente quanto gelado. Um dos benefícios do chá mate é a energia e disposição que ele traz para o dia a dia. 
  • Chá de hibisco: esse é feito a partir das flores da planta Hibiscus sabdariffa. É conhecido por ajudar no controle da pressão arterial, na redução do colesterol LDL – o chamado “colesterol ruim” – e na melhora da digestão. Além disso, o chá de hibisco possui propriedades diuréticas. 
  • Chá de camomila: a camomila, como todo mundo sabe, tem propriedades calmantes e relaxantes. O chá de camomila é ideal para quem busca alívio para o estresse e a ansiedade, sendo também uma excelente opção para induzir o sono. Possui ainda propriedades digestivas. 
  • Chá de gengibre:  essa é uma bebida termogênica, ou seja, que ajuda a acelerar o metabolismo e queimar calorias. O gengibre também tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser útil no alívio de náuseas e até no alívio de dores musculares. 
  • Erva-Cidreira: a erva-cidreira (ou também conhecida por capim-limão) é uma planta com propriedades relaxantes e digestivas. O chá de erva-cidreira é frequentemente consumido para aliviar o estresse, reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. 

Benefícios do chá

Já deu para perceber os inúmeros benefícios do chá para a saúde, não é mesmo? A bebida milenar é rica em compostos bioativos que podem melhorar o funcionamento do organismo.  

Mas vamos explorar melhor os principais benefícios do chá.   

1. Ação antioxidante 

O chá é uma excelente fonte de antioxidantes, que combatem os radicais livres no corpo, retardando o envelhecimento celular e prevenindo doenças crônicas, como o câncer. 

2. Metabolismo e emagrecimento 

Alguns tipos de chá são conhecidos por acelerar o metabolismo e ajudar mais facilmente na queima de gordura. É uma propriedade de grande ajuda para quem está em um processo de emagrecimento e, por isso, muito comum de ser inserido em dietas e cronogramas de reeducação alimentar.  

3. Digestão 

Chás como o de gengibre, camomila e hortelã possuem propriedades digestivas que ajudam a aliviar distúrbios como cólicas, indigestão, gases e outros problemas do sistema digestivo. Além disso, eles promovem uma digestão mais eficiente.

4. Anti-stress  

Os benefícios do chá para a saúde mental também são muitos. Chás como o de camomila, de erva-cidreira e até lavanda contam com propriedades sedativas e relaxantes, ajudando a reduzir o estresse e a melhorar a qualidade do sono. 

5. Hidratação 

O chá também é uma forma saudável de manter o corpo hidratado, especialmente se consumido sem adição de açúcares. Chás de ervas como o chá de hibisco ou chá branco também podem oferecer uma alternativa saborosa à água.

6. Controle da glicemia 

Alguns tipos de chá têm sido associados a uma melhor regulação dos níveis de açúcar no sangue. Isso pode ser benéfico, principalmente, para pacientes com diabetes.  

7. Saúde cardiovascular 

chás que ajudam bastante o consumidor a manter a saúde cardíaca em dia. Chás de hibisco, chá verde e preto ajudam na redução da pressão arterial, no controle do colesterol e na melhora da circulação sanguínea. 

8. Sistema imunológico 

Sem contar que os chás ajudam a fortalecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a doenças e infecções.  

Receitas de chá para esse fim de ano 

O consumo de chá no Brasil atinge variados perfis de consumidores. Inicialmente associado a um público mais maduro ou tradicional, especialmente em regiões como o Sul, hoje as gerações mais jovens, como os millennials e a geração Z, estão cada vez mais interessadas em hábitos saudáveis, incluindo a busca pelos benefícios do chá. 

Isso quer dizer que todo mundo, desde crianças, são potenciais consumidores da bebida e podem usufruir dos benefícios do chá. 

Para encerrar nosso papo hoje, fique com algumas receitas práticas de se fazer quando bater aquela vontade de tomar um chá ou receber uma visita para o café da tarde. 

Chá gelado de hibisco com limão 

Modo de preparo: Ferva a água, adicione as flores de hibisco e deixe em infusão por 5 minutos. Coe, adicione o suco de limão e mel a gosto. Sirva gelado. 

Chá verde com gengibre e limão 

  • 1 saquinho de chá verde 
  • 1 pedaço de gengibre fresco 
  • Suco de meio limão 
  • Mel a gosto 

Modo de preparo: Ferva a água, adicione o chá verde e o gengibre fatiado. Deixe em infusão por 3 a 5 minutos. Retire o saquinho e adicione o suco de limão e mel a gosto. 

 Chá de camomila com laranja e mel 

Modo de preparo: Ferva a água e adicione o chá de camomila. Deixe em infusão por 5 minutos, coe e adicione a laranja e mel a gosto. Sirva quente. 

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima