A tendência de humanização dos animais de estimação, cada vez mais vistos como membros da família, tem impulsionado a busca por brinquedos para pets, que atendam ao seu bem-estar físico, emocional e até mesmo psicológico.
Esses itens são essenciais para o desenvolvimento, diversão e saúde dos animais. Com a diversidade de opções disponíveis no mercado, eles se tornaram uma categoria-chave para lojistas, desafiados a atender a todas as necessidades dos animais de estimação.
Vamos conversar hoje sobre as principais tendências desse mercado pet, os brinquedos para pets mais procurados pelos consumidores e o papel fundamental dessa categoria. Boa leitura!
O mercado pet no Brasil
O mercado de animais de estimação tem alcançado um crescimento surpreendente nos últimos anos. Já pode, inclusive, ser tratado como um dos setores mais promissores do varejo.
Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o terceiro maior país do mundo em população pet. Existem cerca de 160 milhões de animais de estimação no país, sendo que os cães lideram o ranking (60 milhões).
Depois das aves, os gatos figuram em terceiro lugar, com 30 milhões de animais.
No ano passado, o mercado pet brasileiro faturou R$ 68,7 bilhões, considerando todas as categorias e a de brinquedos para pets. O aumento foi de 14% nas vendas em relação a 2022. Foi o recorde do setor!
A categoria de pet care – que engloba serviços, equipamentos e produtos de utilidades para os animais de estimação, como os brinquedos para pets – foi uma das que mais cresceu (+18%).
Benefícios dos brinquedos para pets
O segmento de brinquedos para pets se destaca não apenas pelo volume de vendas, mas também pela variedade e inovação dos produtos oferecidos.
Nos últimos anos, houve uma mudança significativa na forma como os tutores passaram a encarar os brinquedos.
Esses itens deixaram de ser apenas uma forma de diversão e passaram a ser vistos como ferramentas de estimulação cognitiva, desenvolvimento físico e de bem-estar emocional para os animais.
Brinquedos para pets têm um impacto positivo na saúde física e mental dos pets. Os cães, por exemplo, quando brincam com puzzle ou brinquedos com dispenser de petiscos, é exigida da atenção deles uma certa “resolução de problemas”.
Além disso, esses brinquedos são uma excelente forma de estimular a mente do animal e combater o tédio.
Há ainda os brinquedos interativos, como os que emitem sons ou luzes, que ajudam a manter o pet entretido por mais tempo. São ótimos para pets com muita energia.
No caso dos gatos, que têm um instinto de caça muito forte, os brinquedos que imitam presas, como ratinhos de pelúcia ou varinhas com penas, são fundamentais para manter o animal ativo e satisfeito com seu comportamento instintivo.
Além disso, esses brinquedos ajudam a prevenir problemas como a obesidade e a depressão, condições de saúde animal muito comuns em animais que não têm estímulos suficientes.
O que os tutores mais buscam?
Os brinquedos para pets vêm se adaptando às novas demandas de consumo. As principais tendências desse mercado, atualmente, incluem:
1. Materiais naturais
Muitos donos de animais estão buscando produtos mais sustentáveis para seus pets. Brinquedos feitos de materiais naturais, como borracha orgânica, plásticos reciclados ou tecidos ecológicos, estão muito em alta.
2. Brinquedos tecnológicos
Os brinquedos para pets que interagem com o animal ou se conectam a aplicativos também estão ganhando popularidade. O mercado hoje já oferece brinquedos que liberam petiscos quando o pet acerta uma sequência de ações. Há ainda brinquedos inteligentes controlados por smartphones, oferecendo entretenimento contínuo, mesmo quando o dono não está em casa. Muito prático não é mesmo?
3. Customização
Os brinquedos personalizados com o nome do animal e produtos sob medida para as necessidades específicas de cada um e atraem muitos consumidores. É uma forma de customizar os produtos atendendo a diferentes preferências e estilos de vida.
4. Brinquedos para pets idosos
Os brinquedos desenvolvidos especialmente para pets idosos, que ajudam a melhorar a mobilidade, a cognição e o conforto dos animais, vêm ganhando uma importância significativa na procura. Eles são mais suaves e adaptados para não causar desconforto nos animais que já enfrentam limitações locomotoras.
Sugestões de brinquedos para pets
Com base nessas tendências e no que vem sendo vendido no mercado, podemos identificar alguns brinquedos para pets que se destacam. Entre os mais procurados estão:
- Bolinha de tênis
- Brinquedo com dispenser de petisco/ração
- Varinhas com penas (para gatos)
- Brinquedos de enriquecimento cognitivo (puzzle)
- Brinquedo de morder (ossos de borracha)
- Ratinhos de pelúcia (para Gatos)
- Brinquedo com som
- Frisbee
- Brinquedo de corda
- Brinquedo de dentição (para filhotes)
- Brinquedo para pets idosos
- Brinquedo de água (para cães)
- Bola de ração
- Boneco de borracha para puxar
- Brinquedo de tecido aromatizado
- Brinquedo de pega e solta
O Martins conta com um portfólio diversificado e tem se consolidado como um dos principais distribuidores de produtos e brinquedos para pets, oferecendo aos lojistas a possibilidade de atender a todas as demandas dos tutores de pets.
Aproveite a oportunidade de lucrar muito mais com um mix variado e de qualidade!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.