Como escolher bicicleta para presente?

Tempo de Leitura: 6 minutos
Como escolher bicicleta para presente

Sumário

Como escolher bicicleta pode parecer uma missão complicada para os “pedaleiros de primeira viagem”. Diante da infinidade de modelos e opções disponíveis no mercado, fica um pouco difícil escolher uma que vai atender melhor às necessidades, não é mesmo?

Desde as mountain bikes para trilhas intensas a bicicletas urbanas funcionais, as alternativas são tantas que fica difícil saber por onde começar.  

A boa notícia é que a escolha ideal para você não precisa ser um desafio. Basta entender alguns pontos, como o uso que fará da bicicleta, o tipo de terreno e, claro, o orçamento. 

No artigo de hoje a gente quer simplificar o processo de como escolher bicicleta, oferecendo dicas valiosas para você tomar a decisão correta. Boa leitura!

Qual bike eu preciso? 

O ponto de partida de como escolher bicicleta está na definição dos objetivos de uso. Algumas perguntas podem ajudar nesse processo de decisão: 

  • Você quer uma bike para passeios urbanos, pedais mais longos, ou trilhas de aventura? 
  • A bicicleta vai ser um meio de transporte diário, esporádico ou uma atividade recreativa? 
  • Por exemplo, deseja um modelo que também seja eficiente para o trabalho ou para a prática esportiva

Se você está em dúvida sobre como escolher bicicleta, entender esse propósito já ajuda a cortar um longo caminho da jornada de escolha.  

Tipos de bicicleta

Agora que você conseguiu definir o principal uso da bike, saiba que existem 8 principais tipos de bicicleta que se diferenciam pelo uso. São elas: 

  1. Bicicleta urbana: ideal para quem pretende usá-la nas ruas. Com um design simples e confortável, as bicicletas urbanas geralmente contam com um quadro mais baixo e pneus mais finos, ideais para trajetos curtos e oferecem ótimo custo-benefício. 
  2. De passeio: são mais simples, ideais para passeios tranquilos em parques ou calçadas. Contam com componentes mais básicos, como rodas mais largas e quadros robustos. São essenciais para iniciantes, principalmente crianças.  
  3. Mountain bike (MTB): a queridinha dos ciclistas fãs de aventura e esporte, a mountain bike tem pneus largos e suspensões robustas, o que garante mais estabilidade em terrenos irregulares como estradas de terra. A depender da necessidade e investimento em performance, essas bikes podem pesar no bolso. 
  4. De estrada ou corrida (speed): também são focadas na prática esportiva e desenvolvidas para quem busca velocidade e alto desempenho. Com quadros leves e pneus finos, elas são ideais para pedais de longa distância em pavimentos lisos e asfaltados. 
  5. Bicicleta híbrida: ela tem características que a tornam confortável para o uso urbano e ao mesmo tempo versátil para pedais mais intensos em terrenos variados.  
  6. Estilo BMX: são projetadas para manobras e saltos, com um design mais robusto e resistência extra. 
  7. Bicicleta elétrica: é equipada com um motor que auxilia o pedal, sendo perfeita para longas distâncias e passeios urbanos. Ideal para quem busca praticidade e não quer se preocupar com grandes esforços.  
  8. Infantil: conta com diversidade de tamanhos e modelos que acompanham o desenvolvimento infantil. É preciso ficar atento ao tamanho do aro para saber qual serve para cada idade. 

Principais pontos de como escolher bicicleta 

Você definiu seu objetivo de uso e já sabe quais são os tipos de bicicleta mais comuns no mercado. Então, agora vamos conversar sobre algumas dicas de como escolher bicicleta para te guiar nessa jornada gostosa de compra. 

1. Defina o orçamento 

Quanto você pretende investir na “magrela” nova? Definir o orçamento disponível é o primeiro passo de como escolher bicicleta.  

Os veículos podem variar de preço de forma significativa. Tem bike de MTB custando mais de R$ 150 mil, mas não se assuste. Tem opção para todos os gostos, bolsos e necessidades. 

Nem sempre o modelo mais caro é o melhor para a necessidade do ciclista. Além do mais, não é só o preço da bike que conta na hora de entender como escolher bicicleta. Você precisa levar em conta outros gastos com peças, manutenção, acessórios e equipamentos de segurança. 

Então, anote tudo e coloque no orçamento. As bikes urbanas e de estradas são ideais para os iniciantes, com preços mais acessíveis e componentes simples.  

Já as bicicletas de alto desempenho, como MTB e híbrida, tendem a ser um pouco mais caras, porque contam com peças mais tecnológicas, como suspensões de alto desempenho, quadros de carbono e pneus ainda mais resistentes. 

2. Analise o tamanho 

Quando você pensa em como escolher bicicleta, o tamanho do quadro é uma das considerações mais importantes. Uma bicicleta do tamanho certo para o seu corpo fará toda a diferença no conforto e na performance durante o pedal.  

Se você comprar uma bicicleta muito grande ou muito pequena, pode sofrer problemas ortopédicos e até ficar sem poder pedalar por algum tempo.

O ideal é poder experimentar a bike antes de tomar a decisão de compra, por exemplo. Também é importante testar o ajuste do guidão e do selim, o assento, que deve estar em uma posição confortável para as pernas e braços.

3. Observe o material

Quando você estiver no momento de como escolher bicicleta, leve em consideração o material do quadro.  

O quadro da bicicleta, é tipo o “chassi” de um veículo automotivo. Nesse caso, é o componente mais importante da bike, pois define a durabilidade, o peso e o desempenho do modelo.  

Entre os principais tipos de material usado na fabricação do quadro, estão: 

  • Aço: resistente e barato, mas mais pesado
  • Alumínio: leve e resistente à corrosão
  • Fibra de carbono: o mais leve e resistente, mas de alto custo
  • Titânio: extremamente durável e leve, também mais caro

Além do material do quadro, também é importante avaliar os componentes da bicicleta, como o sistema de transmissão, os freios e a suspensão, que impactam diretamente na experiência de pedalar. 

Escolha pelo aro

Na hora de decidir como escolher bicicleta, considere também o tamanho do aro do veículo. 

O aro é a parte da roda que sustenta o pneu da bike e tem um papel importante no desempenho da bicicleta, no conforto, estabilidade e manuseio no tipo de terreno.

As diferenças de aro estão relacionadas principalmente ao diâmetro da roda e tipo de bicicleta em que ele é utilizado. 

O tamanho de aro para bicicletas de mountain bike (MTB) é de 26 polegadas. Esse tamanho foi bastante popular durante anos, pois oferecia uma boa combinação entre manobrabilidade e capacidade de enfrentar terrenos difíceis. 

Mas ele é pouco eficiente para ganhar velocidade. Com isso, o aro 29 tem ganhado muita popularidade nos últimos anos, especialmente nas bicicletas de mountain bike e nas bicicletas híbridas.  

Ele é muito utilizado também em bicicletas de estrada com o diâmetro de 700C, um tamanho bastante semelhante. O aro de 29″ oferece uma combinação excelente de estabilidade, velocidade e conforto, além de maior eficiência em longas distâncias.  

O aro 27,5 polegadas é o “meio-termo” entre o aro de 26″ e o de 29″. Ele também ganhou bastante popularidade nos pedais de MTB por oferecer vantagens em termos de estabilidade e manobrabilidade, combinando a agilidade das rodas de 26″ com a capacidade de superar obstáculos das rodas de 29″. 

O aro também pode ser fabricado em diversos materiais como alumínio, aço ou fibra de carbono.  

Também é preciso considerar o sistema dos pneus: câmara de ar ou tubeless? O  tubeless é o sistema em que os pneus não precisam de câmara de ar e costumam ser mais resistentes a furos.  

Bicicletas infantis 

E se o assunto é aro, está na hora de falar das bicicletas infantis, porque o tamanho dele é um dos principais fatores a ser considerado entre os aspectos de como escolher bicicleta. 

Veja a seguir os principais tipos de aro para bicicletas infantis, as características e qual é o mais adequado para cada faixa etária. 

  • Aro 12 polegadas: ideal para crianças entre 2 e 4 anos, com altura entre 80 a 95 cm
  • 14 polegadas: para crianças de 3 a 5 anos, com altura de 90 a 105 cm
  • Aro 16 polegadas: para crianças de 5 a 7 anos, com altura 100 a 115 cm
  • 18 polegadas: para crianças de 6 a 8 anos, com altura de 110 a 125 cm
  • Aro 20 polegadas: para crianças de 7 a 10 anos, com altura de 120 a 135 cm
  • 24 polegadas: para crianças de 9 a 12 anos, entre 130 e 145 cm

Buscando conhecimento

Saber como escolher bicicleta te prepara para tomar uma decisão de compra mais consciente e assertiva. Com as informações adequadas, você pode escolher a bicicleta ideal para suas necessidades e garantir muitos momentos de prazer e saúde sobre duas rodas. 

Pesquise, converse com gente que entende do assunto e se inteire sobre a melhor indicação de bike, seja para você ou para presentear. A Black Friday e o Natal batem à porta como ótimas oportunidades para aproveitar as ofertas na categoria. 

Só não se esqueça: a bicicleta deve atender ao seu estilo de vida, mas também proporcionar segurança e conforto.  

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima