“Como vender barato?” é um questionamento que nunca sai do radar dos lojistas, já que a pergunta favorita de qualquer consumidor é “onde comprar mais barato?”. E sabe o mais engraçado? Como vender barato é mais fácil do que você imagina.
Por mais que a loja invista em outros atrativos para agregar mais valor aos seus produtos e se destacar da concorrência, preço baixo nunca sai de moda. Mas, apesar de constante, a busca por como vender barato fica mais urgente em algumas situações – como a Black Friday.
Independente da motivação, algumas estratégias de precificação precisam estar na manga de todo varejista que deseja atrair clientes com preços baixos. Bora descobrir quais são elas?
Como vender barato: foco no mark-up
Mark-up é o nome que damos ao índice usado para determinar o preço de venda de um produto, reunindo todas as despesas fixas e variáveis que envolvem sua produção e distribuição, além da margem de lucro.
Para conhecer seu mark-up, portanto, é preciso somar os custos fixos (CF = gastos de operação para manter a empresa, como aluguel, energia, internet, etc), os custos variáveis (CV = impostos, comissão de funcionários) e a margem de lucro (ML). A equação fica assim:
Markup = 100/100-(CF+CV+ML)
O valor final deve ser multiplicado pelo custo de produção dos itens. No varejo, considere esse como o preço de custo do fornecedor + frete da mercadoria.
Vamos ver como isso funcionaria em números? Para tanto, adotaremos CF = 12%, DV = 15% e ML = 18%. Para conseguir o índice, retiramos a porcentagem e calculamos assim:
Markup = 100/100-(12+15+18)
Markup = 100/100-45
Markup = 100/55
Markup = 1,82
Se um produto tem custo de produção de R$30, o preço de venda será determinado por esse valor multiplicado pelo markup.
Preço de venda = CP x markup
Preço de venda = 30 x 1,82
Preço de venda = R$ 54,60
O que esse preço de venda mostra é que para ter 18% de lucro na venda de um produto com esses custos, o preço mínimo de venda é R$ 54,60. Nesse caso, é fácil ver como vender barato: abaixando os custos ou o lucro.
Economize nos custos fixos
Como você pode ver na equação de mark-up do tópico acima, as despesas fixas são um dos principais fatores que afetam a precificação, mas isso não significa que é impossível mexer nesses números. Reduzindo os custos da operação você tem a oportunidade de gerir melhor o negócio em diversas frentes, como vender barato.
Que tal colocar na ponta do lápis todas as contas recorrentes da loja para visualizar melhor as brechas para economizar? A conta de energia, por exemplo, pode ser facilmente reduzida com a manutenção adequada de aparelhos de ar condicionado, substituição de lâmpadas por tecnologias mais econômicas e instalação de sensores de movimento em alguns cômodos.
“Como vender barato?” é uma pergunta que também pode ser respondida através da sustentabilidade. Aproveitar água para lavar a área externa, reduzir o uso de papel para impressões e abolir o uso de materiais descartáveis, como copos de plástico, são alternativas que representam economia e ainda ajudam o meio-ambiente!
Economize nas compras
Esse é básico: para vender barato, é preciso comprar barato também.
É nessa hora que um fornecedor parceiro é essencial, já que ele será responsável pelos preços de compra mais atrativos que vão se refletir diretamente nos descontos oferecidos aos seus clientes.
Nem precisamos dizer que os melhores negócios estão no atacado, e no Martins até quem é MEI pode ter acesso a todos os benefícios que só um grande atacadista pode oferecer, como variedade e, principalmente, bons preços.
Economize no frete
Por melhor que seja seu fornecedor, o mercado é competitivo e a variação no preço de compra costuma ser pouca. O segredo de como vender barato, portanto, está na redução dos outros valores que entram na hora da compra, principalmente o frete.
Reduzindo (ou eliminando totalmente com frete grátis) o valor do traslado é possível diminuir consideravelmente os preços e até aumentar a lucratividade no produto. Com frete grátis você também consegue fazer uma gestão de estoque melhor e evita prateleiras vazias, já que as reposições não vão pesar tanto assim no bolso.
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Todas as técnicas listadas acima tem apenas um denominador comum: o Martins!
Com preço baixo e variedade, é possível fazer os melhores negócios na hora de abastecer o estoque e também equipar o escritório!
Mas não é só isso: cliente Martins tem vantagens exclusivas, como frete grátis e também cashback gigante, que te devolve parte do dinheiro investido de volta que pode ser usado para inúmeras coisas – como vender barato de volta! Vai perder essa oportunidade?
Para arrasar nos preços, confira nosso guia de precificação do varejo e descubra como vender barato se prejuízo!