Home Destaque Como fazer cotação de preços?
Mulher falando no telefone

Como fazer cotação de preços?

0
702

Como fazer cotação de preços deve ser uma questão constante na rotina de todo empresário. Mesmo quando a empresa já tem uma certa estabilidade, com uma relação sólida com fornecedores, é importante sempre ficar por cima do que é praticado no mercado.

 

E quem está procurando fornecedores, então, simplesmente precisa saber como fazer cotação de preços para não sair no prejuízo.

Se você chegou aqui em busca de dicas sobre como fazer cotação de preços, saiba que veio ao lugar certo! Continue com a gente e conheça os segredos do FalaMart para encontrar as melhores oportunidades de compra!

Planilha, caneta e calculadora

Como fazer cotação: comece pela pesquisa

Não dá pra fugir: fazer cotação é ir atrás de preço pra depois comparar. Parece simples, e deveria ser, mas nem todas as lojas especializadas disponibilizam os preços logo de cara no site.

Na verdade, dependendo do seu segmento, é raro encontrar uma empresa que mostre os preços dos produtos no site. Elas vão te direcionar para fazer uma cotação de preços, que ainda hoje – infelizmente – é feita praticamente toda por telefone ou e-mail.

Menos no Martins.com.br, viu? É só você fazer uma conta que já vai ter acesso aos preços atualizados de acordo com a sua região.

Não abra mão de negociar

Se você quer saber como fazer cotação, precisa estar disposto a negociar. Sim, teoricamente o preço do site, catálogo ou o que te enviaram por e-mail é o valor final, mas dependendo da quantidade que você for comprar, pode valer a pena fazer uma ligação para negociar melhores condições.

Boa parte dos fornecedores está acostumada a lidar com esse tipo de ação, e inclusive usam a barganha como estratégia de fidelização da clientela. Quem não gostaria de ser cliente de uma empresa disposta a trabalhar melhor seus preços e prazos para atender as necessidades do seu público?

Nossa dica de especialista é já começar a conversa avisando que está fazendo cotação de preços, já que muitas empresas se dispõem até mesmo a cobrir as ofertas da concorrência.

Entenda a importância dos prazos

Nem só de preços baixos vive um bom orçamento. Para aprender como fazer cotação é preciso entender a importância de outros benefícios e facilidades que o fornecedor pode oferecer, que muitas vezes falam até mais alto que os preços.

Acredite: às vezes vale muito mais a pena fechar negócio com uma empresa que oferece um preço um pouco mais elevado, mas compensa com uma entrega rápida, às vezes até gratuita. Um longo prazo de entrega pode não fazer diferença de imediato, mas a demora pra receber os produtos impacta nas vendas e no faturamento gera, fazendo aquele barato sair bem mais caro.

Busque informações

Pessoa fazendo pesquisa

Outro fator importante que não pode ser ignorado na hora de fazer cotação é a reputação da loja. Empresas com pouca experiência no mercado ou histórico de reclamações também podem te colocar na armadilha do barato que sai caro, e às vezes você só descobre o problema quando já é tarde demais para voltar atrás.

Já falamos sobre como fazer cotação é um trabalho quase investigativo, e esse esforço não deve se limitar aos preços. Acompanhe a loja nas redes sociais e observe a forma como ela se relaciona com os clientes, avalie a estrutura do site, peça opiniões para outros clientes e cheque o Reclame Aqui da empresa, com atenção para as reclamações mas, principalmente, para as soluções.

Todo mundo erra e nem o maior especialista em como fazer cotação tem controle sobre isso, mas a forma como a empresa age diante de um erro diz muito sobre a qualidade do serviço – e isso pode ser previsto com antecedência.

Antes de fechar, negocie

Homem e mulher dando um aperto de mãos

Como fazer cotação é uma tarefa incansável, já que a negociação deve seguir até os últimos momentos antes do fechamento da compra. Não tenha medo de pedir descontos até o final, muitas empresas esperam até o último minuto para oferecer suas melhores condições.

Se for pagar à vista, não desista até conseguir um bom desconto; para pagar à prazo, argumente a favor de mais parcelas, sempre sem juros.

Quer aprender mais? Dicas como essa você encontra no LinkedIn do Martins.com.br!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.