Home Destaque Manutenção predial: reparos básicos para fazer na loja

Manutenção predial: reparos básicos para fazer na loja

0
319

A manutenção predial é um cuidado que deve estar na lista de tarefas de todo responsável por um negócio. O tempo vai passando e você vai percebendo que problemas estruturais simplesmente aparecem, não importa o tamanho ou a estrutura da sua loja. Uma lâmpada queima, uma parede descasca, a parte elétrica falha, etc.

 

É tanta coisa que pode acontecer que a única maneira de ficar tranquilo é se preparando para qualquer uma dessas eventualidades e sempre buscar a prevenção. É assim que você evita prejuízos!

Lidar com uma pia entupida é uma coisa, mas ter que trocar todo o encanamento por falta de manutenção predial já é uma crise bem maior. Pensando nisso, vem descobrir como trabalhar de forma segura e como se preparar para qualquer eventualidade!

Teclado de computador com placa de manutenção

Manutenção predial é lei?

Dentro das Normas Brasileiras de Saúde e Segurança do trabalho estão previstas algumas regulamentações referentes à manutenção predial que precisam ser seguidas. Em poucas palavras, é lei sim!

As regras mais conhecidas estão relacionadas à prevenção de acidentes graves, como incêndios, mas a lei fala também de questões mais comuns, como a resistência dos pisos, rampas – que devem ser planas, resistentes e em perfeito estado de conservação -, a proteção contra intempéries em geral e as condições das instalações elétricas e hidráulicas.

Elevadores e escadas rolantes também devem receber a atenção adequada. Aliás, eles são os equipamentos mais críticos para a manutenção predial, apresentando alto risco de que algo saia do controle. Em Fortaleza, por exemplo, uma agente sanitária morreu após cair no fosso do elevador de um prédio no centro da cidade. O equipamento estava há dois anos sem manutenção registrada.

De quem é a culpa? Nesse caso, ela invariavelmente vai recair sobre o negócio que não realizou as checagens. Esse caso mostra que a falta de manutenção predial pode significar não só prejuízos econômicos, como também representar risco de morte para seus colaboradores, clientes e todos que habitam a região.

Quais são os problemas mais comuns na loja?

Fileira de lâmpadas incandescentes quebradas com uma LED acesa.

Então estamos combinados: um bom gestor deve cuidar da manutenção predial para se manter em dia com a legislação do trabalho e também para proteger todos que circulam em sua loja. Ele próprio incluso.

Os problemas mais comuns estão relacionados a pisos que trincam fácil pelo constante movimento de clientes; lâmpadas que queimam nas piores horas; problemas com a instalação elétrica/hidráulica e o maior vilão de todos: o mofo nas paredes.

Veja como lidar com todas essas questões!

Piso trincado

Lugares com um grande circulação de pessoas estão sujeitos a sofrer com pisos trincados. Como o desgaste é natural e esperado, a manutenção predial deve ficar de olho para evitar acidentes com os clientes e funcionários.

E tem outro probleminha: uma loja com pisos quebrados não tem uma aparência muito legal para os clientes. Mas se você tiver algumas ferramentas e piso extra, fica muito fácil trocar o piso cerâmico.

Você vai precisar de:

Lâmpadas queimadas

As lâmpadas queimadas são prejudiciais tanto por atrapalharem a circulação pelo espaço, podendo até provocar acidentes (imagine só tropeçar em um corredor mal iluminado!), como também por deixarem o ambiente com uma aparência de desleixo, o que é péssimo para a imagem do negócio diante dos clientes.

E, claro, tem o lado dos seus produtos e fornecedores também. Uma prateleira mal iluminada não vende tanto quanto uma com bastante destaque, e seus fornecedores não vão ficar muito contentes de ver seus produtos mal representados.

Por serem um problema inevitável, a melhor saída é sempre manter lâmpadas novas em estoque para que a substituição seja feita o quanto antes. Aposte também em lâmpadas de LED, que costumam durar bem mais que as outras e gastar menos energia.

Instalação elétrica

Para economizar dinheiro, muitos optam por fazer as instalações elétricas da loja de maneira amadora, sem atenção para as normas reguladoras.

Esses cuidados muitas vezes dizem respeito à prevenção contra acidentes envolvendo choques elétricos e uma manutenção predial adequada deve voltar sua atenção para detalhes como a proteção de equipamentos contra sobretensão, sobrecorrente, além de blindagem contra o contato com a água e outros agentes corrosivos.

E mesmo com um sistema elétrico em perfeitas condições, sempre é bom ter alguns materiais para resolver problemas dessa ordem com facilidade. Veja alguns:

Acúmulo de manchas e mofo superficial

A pintura periódica deve ser um dos primeiros itens da agenda de manutenção predial. A exposição às intempéries leva ao desgaste natural das paredes, e regiões mais úmidas tendem a sofrer com o acúmulo de mofo muito mais rápido que outros lugares.

Embora simples e comum, esse excesso de umidade representa riscos à saúde. As normas determinam que pisos e paredes devem ser protegidos e impermeabilizados sempre que for necessário, o que pode ser resolvido com uma demão de tinta e material de qualidade.

Sempre tenha na loja:

Pinceis grossos coloridos com tinta

A melhor solução é a prevenção

Independente do problema, o importante é estar ciente das normas de manutenção predial e ter sempre à mão os produtos e equipamentos necessários para realizar pequenos reparos e substituições.

Quando essas tarefas viram rotina e os itens de manutenção passam a fazer parte do seu estoque regular, é possível resolver tudo bem rápido, sem atrapalhar clientes e sem problemas com os bombeiros, com a segurança do trabalho e com a prefeitura.

Sabe onde encontrar esse tipo de material, além de todos os outros produtos necessários para equipar seu negócio? Isso mesmo, no mix corporativo do Martins! Veja conhecer!

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome