Vai chegando o Natal e “como decorar vitrine de loja?” ou “como arrumar vitrine de loja para o Natal?” certamente se tornam as perguntas mais recorrentes nos mecanismos de busca da internet.
A data possui uma série de elementos simbólicos bem característicos que podem ser usados como decoração, mas essa facilidade faz com que muitas lojas fiquem iguais ou percam sua identidade, e aí o objetivo de se destacar para conquistar os consumidores não é atingido.
Portanto, o segredo de como decorar vitrine de loja nesses casos está, antes de tudo, na criatividade. Não sabe por onde começar? Então confira nossas dicas!
Como decorar vitrine de loja: mantenha sua identidade visual
Ser original não significa necessariamente ter as ideias mais mirabolantes. Tudo bem que o objetivo é saber como arrumar vitrine de loja para o Natal, mas a identidade visual do ponto de vendas e do seu segmento não podem se perder no caminho.
Para se destacar entre um mar de papais noéis e luzinhas coloridas, é preciso pensar em formas de articular a identidade visual do negócio com a estética natalina.
Um jeito fácil de fazer isso é pelo uso das cores. Todo mundo sabe que verde, vermelho e dourado são as cores clássicas do Natal, mas por que não trazer as suas cores para os elementos natalinos na vitrine, como bolas decorativas ou até mesmo a própria árvore de Natal?
Aposte na iluminação
Quer saber como decorar vitrine de loja de um jeito rápido e barato? Use luzes natalinas! Os pisca-piscas são outro clássico dessa época e podem ser encontrados de diversas formas, cores e tamanhos. Basta incorporá-los junto aos produtos na vitrine e ponto, está resolvido o problema de como arrumar vitrine de loja para o Natal gastando pouco!
Se quiser trazer mais unidade para a decoração, coloque as luzes também na parte interna da loja, junto das gôndolas, ao redor do caixa e até mesmo no chão. No caso dos bares e restaurantes, as luzinhas ajudam a criar uma atmosfera mais aconchegante, que tem tudo a ver com a época.
Só cuidado com o excesso de pisca-pisca para não deixar seus clientes com vertigem!
Conte uma história
Storytelling é um dos recursos preferidos dos especialistas em merchandising na hora de ensinar como decorar vitrine de loja. Independente dos produtos exibidos, é preciso haver coerência interna entre os elementos da vitrine, como se eles contassem uma história para quem está passando na rua.
O Natal é uma oportunidade incrível para trazer o storytelling direto para sua vitrine, o que não falta são ideias de narrativa para abraçar: pode ser a fábrica de presentes do Papai Noel, o trenó cheio de produtos, a família reunida, a árvore de Natal e até mesmo o presépio cristão pode ser usado de maneira criativa na hora de arrumar vitrine de loja para o Natal.
O que não vale é inserir os elementos soltos na vitrine sem pensar na mensagem que quer passar. Isso nos leva ao próximo ponto…
Defina um objetivo
As festas de fim de ano são uma das melhores oportunidades de conquistar clientes novos e saber como decorar vitrine de loja pode significar aumento nas vendas e clientes novos para você. Mas para que a decoração faça sua mágica, é preciso definir de maneira estratégica qual será a abordagem da loja para o Natal.
Boa parte do varejo aposta nos presentes natalinos para impulsionar as vendas e a vitrine pode seguir essa proposta, mostrando sugestões de presente de acordo com o mix que você oferece. Na mercearia, por exemplo, a ideia pode tomar a forma de cestas natalinas, garrafas de vinho com laço de presente, etc.
Já as lojas que não possuem conexão muito direta com o Natal podem usar a data para divulgar promoções. Se você é dono de uma loja de material de construção e quer saber como decorar vitrine de loja para o Natal, aposte em bons descontos e use os motivos natalinos para apresentá-los ao público!
Cuidado com o exagero!
É muito fácil se empolgar com todas essas dicas de como arrumar vitrine de loja para o Natal, mas é preciso tomar cuidado para não pesar a mão nas decorações e saturar a fachada de elementos festivos. A vitrine é o primeiro contato do consumidor com a loja e para que ele tenha vontade de conhecer seus produtos é preciso saber o que você vende.
Mesmo no Natal, menos é mais. As cores, por exemplo, podem ajudar a encontrar esse equilíbrio: em vez de colocar todas as cores do Natal na vitrine, escolha apenas duas na hora de fazer a composição ou aposte no monocromático para uma decoração mais moderna.
Tons quentes como verde, vermelho e dourado podem cansar a vista, por isso use a luz e os tons neutros para equilibrar a decoração.
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