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Martins Marketplace: o maior do Brasil em números

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Quem acompanha o blog do FalaMart já sabe que o Martins Marketplace é um dos braços do Martins Atacado, que em pouco tempo conquistou a posição de maior do Brasil em números, com mais de 200 mil lojistas cadastrados e mais de 26 mil produtos à disposição.

 

Se você chegou agora, estou aqui para apresentar o projeto, a história do empreendimento e o que o Martins Marketplace está preparando para o futuro.

“E o que eu tenho a ver com isso?”, você deve estar se perguntando.

De cara pode até parecer papo institucional, mas a coisa muda de figura se levarmos em conta como as ações do Martins Marketplace podem impactar o cenário do varejo e o seu dia a dia, já que o objetivo de todas essas iniciativas é um só: entregar um serviço de qualidade para que nossos clientes também possam vender mais e melhor.

Se você ainda não deu uma chance para o Martins Marketplace, estamos prontos para te receber! Mas, antes, vem comigo saber mais sobre a iniciativa que está mudando a forma de comprar no atacado.

imagem vetorizada de fachada de loja com ícones de carrinho de compras conectados ao estabelecimento por linhas pontilhadas.

Como funciona um marketplace?

O marketplace é uma plataforma que funciona como uma espécie de shopping virtual, onde lojistas de todo país podem disponibilizar seus produtos para aumentar as vendas e alcançar mais clientes.

Em um atacado online tradicional, a empresa negocia com os fornecedores, monta um catálogo de produtos e cuida de todas as etapas de compra e venda, como logística e entrega.

No marketplace, o atacadista funciona como intermediário dessa relação: o cliente compra diretamente com o fornecedor usando a plataforma do atacado, enquanto o lojista se encarrega dos trâmites logísticos da venda.

Todos saem ganhando nessa relação: o lojista parceiro ganha alcance e tem acesso a um sistema de vendas avançado sem precisar investir muito; o atacadista aumenta seu catálogo, expande sua carteira de clientes e economiza em armazenamento; e o cliente tem muito mais opções de compra em um único lugar.

E o Martins Marketplace nessa história?

Homem usando notebook com interface do Martins Marketplace na tela

O Martins Marketplace nada mais é do que a plataforma marketplace do Martins. Juntamos nossa tradição e expertise com as possibilidades oferecidas pela tecnologia para ampliar o horizonte de vendas reunindo mais produtos, marcas e segmentos do varejo em um só lugar.

Veja o caso do Reinaldo, por exemplo. Nos meses de quarentena, ele começou a receber diferentes demandas da clientela de seu mercadinho. Itens de papelaria para quem estava em home-office e brinquedos para as crianças estavam entre os pedidos, e ele enxergou aí uma oportunidade de expandir seu mix.

Só que tocar um armazém durante uma pandemia não é fácil e ele não dispunha de tanto tempo assim para ir atrás de novos fornecedores. Foi nesse momento que o Martins Marketplace fez toda diferença: no atacadista que ele conhece e confia, Reinaldo encontrou uma loja parceira que trabalha com brinquedos, exatamente o que ele precisava!

Por comprar no Martins há anos e ter absoluta confiança na qualidade dos produtos e na eficiência da entrega, ele não pensou duas vezes antes de fechar negócio. Bastou incluir os itens no carrinho para que uma nova seção nascesse na loja: o Cantinho da Garotada. E não demorou para que o faturamento respondesse positivamente à estratégia do lojista.

Tudo isso só foi possível graças à praticidade que o marketplace oferece, dando aos lojistas uma ampla variedade de produtos com a credibilidade que só uma empresa que possui tradição no mercado pode oferecer.

Martins Marketplace: uma história

armazém de atacadista

Por mais que ainda seja uma novidade, o nascimento do Martins Marketplace foi um desdobramento natural do que fazemos no atacado há quase 70 anos. Se antes trabalhávamos com aqueles que vendiam – a indústria – e aqueles que queriam comprar – os varejistas -, o marketplace apenas uniu de vez as duas frentes.

Com a tecnologia foi possível fazer uma integração total entre os setores, usando meios de pagamento ligados com banco, ferramentas sofisticadas e o auxílio da base de informação. A decisão demandou ajustes nos setores de informação, tecnologia e logística até chegar na configuração que você conhece hoje, com maior oferta de produtos e serviços.

A missão é ligar produção e consumo com o objetivo de otimizar a experiência de compra, criando meios de facilitar o dia a dia dos varejistas e abrir novas oportunidades de crescimento para os pequenos e médios empresários, que são nossos clientes principais. Se o Martins Marketplace cresce, é para te ajudar a crescer também!

Até o momento contamos com mais de 85 sellers ativos, mais 26 mil produtos em catálogo e mais de 200 mil varejistas cadastrados. Através da vitrine do Martins Marketplace, você encontra produtos de marcas que são referência no mercado como Arroz Vasconcelos, Sem Parar, Multilaser, Sun Guider, Ortobom, Alpargatas e a Three Bond, nossa mais nova parceria!

Dependendo da região do Brasil, também é possível comprar itens de hortifruti frescos, cervejas artesanais, produtos Coca Cola, além de laticínios e outros perecíveis.

O que vem por aí

aperto de mão entre homens de terno

O próximo passo do Martins Marketplace é ser parceiro do varejista no campo da inclusão digital, atuando como elo de distribuição da indústria no mercado. Na condição de maior atacadista distribuidor da América Latina, o Martins atende hoje cerca de 5.800 municípios e 2.500 distritos, incluindo lugares onde ainda há problemas de acesso à internet.

Para contornar esse obstáculo, um dos projetos é uma iniciativa que pretende levar internet onde a rede não chega. É instalada uma antena de satélite ligada a um sistema que possibilita a rede wi-fi em torno da loja. Dessa forma, o varejista pode fazer suas compras no Martins Marketplace, abastecer o estoque de maneira prática e ainda dar acesso aos seus clientes, levando a inclusão para além do comércio.

Enquanto o cliente ganha mais autonomia para fazer suas compras, nossa equipe está sendo capacitada para atuar na área de consultoria para o varejo. Nosso time de vendas está sempre atualizado sobre dados do setor, pesquisas e tendências para apresentar ao comerciante, um tipo de trabalho que nem o melhor da tecnologia pode oferecer.

Uma amostra dessa iniciativa pode ser conferida no BEM, programa de relacionamento pioneiro no atacado brasileiro. Além do cashback que você já conhece, clientes parceiros também passam a ter acesso a descontos, consultorias especializadas e treinamentos para a equipe.

Uma revolução está prestes a acontecer no atacado brasileiro, e o Martins Marketplace quer te ajudar a aproveitar ao máximo todas essas mudanças. Vamos juntos? Acesse nosso site e comece agora mesmo! E não esqueça de se cadastrar: clique aqui e faça agora.