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Produtos de padaria que não podem faltar para vender muito

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Não é segredo para ninguém que o país enfrentou um período de instabilidade econômica nos últimos anos, obrigando o consumidor a apertar os cintos. Mas à medida que o cenário foi melhorando, alguns itens considerados supérfluos voltaram para a vida dos brasileiros: é o caso dos produtos de padaria.

 

Em 2018 o setor faturou R$90,3 bilhões, o que mostra um crescimento em relação aos quatro anos anteriores. E não é difícil entender os motivos. Os produtos de padaria se encaixam naquilo que os economistas chamam de “demanda reprimida”, itens que fazem parte do desejo de consumo do público e que ganham força quando a situação financeira melhora.

Como ninguém quer perder essa maré boa, os produtos desse segmento também foram adotados por alguns setores do varejo, como mercadinhos e restaurantes, sempre em busca de oferecer um serviço ainda mais completo para seus clientes, com muita variedade e sofisticação.

Está pensando em investir em uma padaria? Quer incluir alguns produtos no seu mix, mas ainda não sabe como? Continue a leitura e descubra quais itens não podem ficar de fora. Confie em mim: ninguém resiste a estas guloseimas!

Há um homem e uma mulher usando aventais pretos. Eles estão em uma padaria com caixas cheias de diversos tipos de pães.

Produtos de padaria: além do café com pão

O tempo em que os produtos de padaria poderiam ser resumidos ao clássico combo café + pão ficou no passado. Embora a dupla seja uma grande favorita dos brasileiros, a resiliência do setor se deve muito à sua capacidade de inovar e se renovar para conquistar o desejo de um público cada vez mais exigente.

O mix de padarias evoluiu muito nos últimos anos e, hoje em dia, os estabelecimentos são frequentados por pessoas que procuram desde os itens básicos para café da manhã e lanche da tarde, até alimentos artesanais com qualidade gourmet e produtos para o dia a dia.

Prateleira de madeira com vários pães e roscas com preços na frente. Ao fundo geladeira com bolos.

Tudo bem, talvez eu tenha exagerado um pouco ao dizer que café com pão é uma coisa do passado. Apesar das muitas possibilidades para o mix de padaria hoje em dia, os pães não podem faltar na sua lista.

Além do pão francês e suas variações artesanais, como:

  • Baguete: mais incrementada que um pão, a baguete é perfeita para quem deseja oferecer um produto com maior valor agregado na padaria. E aqui tem um segredo: muitos produtos podem ser vendidos com uma margem de lucro muito maior quando são trabalhados de maneira criativa e saborosa. Pense nisso!
  • Pão integral: é o tipo que não pode faltar na padaria. Procurado por pessoas com restrições alimentares, estilo de vida mais saudáveis ou simplesmente pelo sabor, existem diversas marcas e sabores disponíveis no mercado para você oferecer aos seus clientes.
  • Pães de fermentação natural: diferentes dos convencionais, os pães de fermentação natural são conhecidos pelo sabor, baixo índice glicêmico e maior prazo de validade. Com certeza um gostinho diferente para aumentar os lucros do seu negócio!
  • Pães veganos: produtos sem ingredientes de origem animal atingem um público fiel. Uma pesquisa do Ibope de 2019 apontou 29 milhões de vegetarianos no Brasil. Super oportunidade, hein?

Pensando além do mix, é importante oferecer itens que o cliente pode levar para consumir em casa. É o caso do pão de forma e das torradas, e outros itens complementares, como pão de queijo congelado, requeijão, presunto e manteigas.

O cafezinho também deve ser um dos destaques da casa. Embora o café torrado e moído ainda seja o grande favorito, consumidores têm buscado cada vez mais variedades da bebida, como o café premium, café em torrão e as famosas cápsulas de café, atuais queridinhas do mercado.

A cesta básica da padaria não tem arroz e feijão, mas tem manteiga, leite, bolachas e chás. Mas quem pensa em produtos de padaria também pensa em guloseimas e naqueles itens que, embora não sejam essenciais, são responsáveis por dar um “up” na alimentação diária dos brasileiros.

Também entram na lista os lanches rápidos e produtos para consumo imediato. Dá uma olhada nesse check-list que preparei para você montar um mix completo:

Aposte em cardápios sazonais

Mesa de café da manhã vista de cima com xícara de café, copo de suco, presunto, queijo, tigela de cereais, pães e frutas.

Quem disse que as datas comemorativas só podem ser aproveitadas pelo varejo tradicional? Os produtos de padaria podem e devem ser adaptados de acordo com o calendário, e a melhor forma de explorá-los para estimular as vendas e manter o público interessado são os cardápios sazonais.

Falta pouco mais de um mês para Páscoa, e esse é o melhor momento para explorar os itens a base de chocolate. Para se destacar ainda mais, lembre-se de incluir variações diet e sem lactose, mostrando que até quem adota uma dieta restritiva pode usufruir do seu cardápio.

Já no dia das mães, a grande pedida são as cestas de café da manhã. Selecione seus melhores itens em embalagens bem bonitas e divulgue alguns dias antes da data, para que os clientes possam surpreender as mães na manhã de domingo!

Outra opção é organizar um brunch (mistura de café da manhã com almoço) temático para a data. Ofereça um cardápio especial e reforçado de café da manhã, se estendendo até o início da tarde, e não esqueça de servir as famosas mimosas! Não sabe o que é? Eu te explico!

Mimosas são uma deliciosa combinação de suco de laranja e espumante. A proporção é de um terço de suco de laranja para cada quantidade do espumante. Para uma taça individual, separe 180 ml da bebida alcoólica e 60 ml do suco. Sirva em taças e surpreenda na apresentação.

Foco no artesanal

Homem de avental segurando bandeja de pães, mulher sorrindo e escolhendo um dos pães da bandeja.

Os fãs de produtos de padaria formam um público exigente e antenado com as tendências do mercado. E nos últimos anos, nada tem conquistado mais a preferência deles como os produtos artesanais.

Oferecer pães, bolos e quitutes artesanais com aquele jeitinho de feito em casa é uma forma de incrementar a experiência do cliente na padaria. Mais do que quantidade, eles buscam qualidade e valorizam aspectos como a origem dos seus alimentos, a procedência dos ingredientes e receitas exclusivas.

Um estabelecimento que mostra se preocupar com esses aspectos é capaz de entregar a qualidade esperada e, assim, cair nas graças do público. E para dar ainda mais destaque ao caráter artesanal, inclua na decoração plaquinhas para informar os ingredientes de cada produto e algumas curiosidades sobre o processo de produção.

Gostou do tema? Então vamos continuar essa conversa no próximo texto, em que falo sobre a produção artesanal e outras tendências para esse setor!

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