Produtos de padaria que não podem faltar para vender muito

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Produtos de padaria que não podem faltar para vender muito

Sumário

Pão quentinho, rosca saindo do forno e quitutes de todos os tipos e gostos estão na lista infinita de produtos de padaria que fazem parte do dia a dia da mesa do brasileiro. Ninguém tem dúvidas do quanto esse mercado é aquecido e os números reforçam isso.

Conforme pesquisa do Sebrae, com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB), atualmente existem no país mais de 292,7 mil empresas no ramo, entre microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas.

Desse total, 25,8 mil, ou seja, quase 9%, foram abertas somente este ano. Além disso, o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (IDEAL) aponta que de janeiro a maio de 2023 o setor já faturou mais de R$ 58 bilhões, aproximadamente R$ 7 bilhões a mais que o registrado no mesmo período no ano passado.

E os dados não param por aqui: 154 novas padarias foram abertas por dia no primeiro semestre de 2023. Apesar dos 101 negócios fechados nesse período, o saldo continua positivo para o mercado, com 53 padarias a mais por dia.

Se você é do ramo, está no lugar certo, pois hoje vamos falar desse segmento, de produtos de padaria que não podem faltar no seu negócio e as tendências que vêm fazendo esse mercado seguir forte, dando água na boca dos consumidores.

Produtos de padaria, além do tradicional pão

Foi se o tempo em que os produtos de padaria se resumiam ao clássico café com pão ou aquele pingado perfeito de café com leite. Claro que esses itens são os queridinhos dos brasileiros, mas os consumidores estão, cada vez mais, dispostos a viver novas experiências gastronômicas.

Por isso, inovar e ter um amplo mix de produtos de padaria faz todo sentido quando se tem o foco de conquistar desejos dos consumidores.

Os produtos de padaria evoluíram muito nos últimos anos e, hoje em dia, os estabelecimentos são frequentados por pessoas que procuram desde os itens básicos para café da manhã e lanche da tarde, até alimentos artesanais com qualidade gourmet e produtos para o dia a dia.

Tendências do mercado

Sabor está no topo da lista quando falamos em tendências do mercado de padarias. É a qualidade do produto que dita a preferência de compra. Então, o capricho no preparo faz todo sentido para chamar atenção dos clientes, que acabam comendo pelos olhos à primeira vista.

Também aparece entre as tendências a questão de itens saudáveis. A galera está de olho na tapioca, granola e os pães com grãos, integrais e outros ingredientes, como castanhas e frutas, além das fibras que fazem bem para a saúde. 

Os produtos artesanais também estão na lista de produtos de padaria essenciais. Como citamos acima, o consumidor está em busca de benefícios nutricionais e quer encontrar isso no pão, por exemplo.

Eles também estão de olho nos rótulos dos produtos em busca de informações completas sobre o item que deseja levar para a casa. Ele quer saber não só os valores nutritivos, mas sobre as questões de sustentabilidade e ESG, sigla para melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Especialistas apontam outro ponto importante para quem quer ter sucesso no ramo, que é ter amor pelo que faz. Sabemos que essa regra vale para muitos negócios, mas quando falamos em alimentação fica mais evidente esse quesito.

Na hora de pôr a mão na massa, quando todo o processo é feito com amor, temos certeza de que o produto terá sabor a ponto de atender todas as expectativas do cliente.

Pães e variedade na mesa

Há um homem e uma mulher usando aventais pretos. Eles estão em uma padaria com caixas cheias de diversos tipos de pães.

Tudo bem que o consumidor está de olho na variedade, mas o tal do pãozinho nunca sai da lista de compras. A diferença entre os tipos está nos componentes presentes, como, por exemplo, alguns são doces, com e sem fermento, escuros, integrais, etc.

A variedade é grande, você sabe disso, então, chegou a hora de conhecer os pães mais famosos, além do francês, claro:

  • Baguete: mais incrementada que um pão, a baguete é perfeita para quem deseja oferecer um produto com maior valor agregado na padaria. E aqui tem um segredo: muitos produtos podem ser vendidos com uma margem de lucro muito maior quando são trabalhados de maneira criativa e saborosa;
  • Integral: é o tipo que não pode faltar na padaria. Procurado por pessoas com restrições alimentares, estilo de vida mais saudáveis ou simplesmente pelo sabor, existem diversas marcas e sabores disponíveis no mercado para você oferecer aos seus clientes;
  • Fermentação natural: diferentes dos convencionais, os pães de fermentação natural são conhecidos pelo sabor, baixo índice glicêmico e maior prazo de validade. Com certeza um gostinho diferente para aumentar os lucros do seu negócio;
  • Veganos: produtos sem ingredientes de origem animal atingem um público fiel. Uma pesquisa do Ibope de 2019 apontou 29 milhões de vegetarianos no Brasil. Super oportunidade, hein?

Além do pão

Homem de avental segurando bandeja de pães, mulher sorrindo e escolhendo um dos pães da bandeja.

Pensando além do mix, é importante oferecer itens que o cliente pode levar para consumir em casa. É o caso do pão de forma e das torradas, e outros itens complementares, como pão de queijo congelado, requeijão, presunto e manteiga.

O cafezinho também deve ser um dos destaques da casa. Embora o café torrado e moído ainda seja o grande favorito, consumidores têm buscado cada vez mais variedades da bebida, como o café premium, café em torrão e as famosas cápsulas de café, atuais queridinhas do mercado.

A cesta básica da padaria não tem arroz e feijão, mas tem manteiga, leite, bolachas e chás. Mas quem pensa em produtos de padaria também pensa em guloseimas e naqueles itens que, embora não sejam essenciais, são responsáveis por dar um “up” na alimentação diária dos brasileiros.

Também entram na lista os lanches rápidos e produtos para consumo imediato. 

Aposte em cardápios sazonais

Quem disse que as datas comemorativas só podem ser aproveitadas pelo varejo tradicional? Os produtos de padaria podem e devem ser adaptados conforme o calendário, e a melhor forma de explorá-los para estimular as vendas e manter o público interessado são os cardápios sazonais.

Falta pouco para o Natal e esse pode ser um bom momento para explorar itens como panetones, confeitos com chocolate. Para se destacar ainda mais, lembre-se de incluir variações diet e sem lactose, mostrando que até quem adota uma dieta restritiva pode usufruir do seu cardápio.

Já no Ano Novo, que tal apostar em cestas de café da manhã?! Selecione seus melhores itens em embalagens bem bonitas e divulgue alguns dias antes da data, para que os clientes saibam que você tem essa opção.

Outra opção é organizar um brunch (mistura de café da manhã com almoço) temático para o Dia das Mães. Ofereça um cardápio especial e reforçado de café da manhã, se estendendo até o início da tarde, e não esqueça de servir as famosas mimosas! Não sabe o que é?

Mimosas são uma deliciosa combinação de suco de laranja e espumante. A proporção é de um terço de suco de laranja para cada quantidade do espumante. Para uma taça individual, separe 180 ml da bebida alcoólica e 60 ml do suco. Sirva em taças e surpreenda na apresentação.

Quais produtos de padaria oferecer?

A seguir, apresentamos algumas ideias de produtos de padaria que precisam fazer parte do seu negócio. Mas antes, vamos reforçar sobre os produtos artesanais.

Os fãs de produtos de padaria formam um público exigente e antenado com as tendências do mercado. E nos últimos anos, nada tem conquistado mais a preferência deles como os produtos artesanais.

Oferecer pães, bolos e quitutes artesanais com aquele jeitinho de feito em casa é uma forma de incrementar a experiência do cliente na padaria. Mais do que quantidade, eles buscam qualidade e valorizam aspectos como a origem dos seus alimentos, a procedência dos ingredientes e receitas exclusivas.

Um estabelecimento que mostra se preocupar com esses aspectos é capaz de entregar a qualidade esperada e, assim, cair nas graças do público. E para dar ainda mais destaque ao caráter artesanal, inclua na decoração plaquinhas para informar os ingredientes de cada produto e algumas curiosidades sobre o processo de produção.

Além disso, é possível oferecer pães artesanais de vários sabores, como castanhas, nozes, frutas secas e outros grãos.

Agora sim, vamos à lista de produtos de padaria que precisam fazer parte do seu mix:

  • Pão e itens artesanais;
  • Bolos
  • Tortas
  • Frios
  • Sanduíches
  • Alimentos sem lactose, sem glúten e diet
  • Confeitaria e doceria gourmet
  • Lanches rápidos
  • Doces
  • Sorvetes
  • E o que mais o seu público gostar

Por falar em público, vamos fechar o texto de hoje reforçando o quanto é importante você conhecer o seu cliente para saber exatamente o que oferecer. Se estamos falando em satisfação, em experiência, nada mais justo que conhecer a fundo quem passa pela sua loja. 

Então, invista nesse conhecimento. Assim, terá sucesso no mix de produtos de padaria e nas vendas, claro!

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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