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Dia das Mães em quarentena: como movimentar o varejo?

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O Dia das Mães está chegando e com a quarentena o varejo terá que se reinventar para movimentar o estoque e cumprir as expectativas de vendas. A data é uma das mais importantes para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal, e os lucros nesse período são essenciais para os rendimentos do segundo semestre em várias lojas.

 

Quem viu as vendas caírem nessas primeiras semanas de isolamento também está contando com essa data comemorativa para recuperar um pouco do prejuízo e ganhar fôlego para os próximos meses. No entanto, aquelas estratégias do ano passado, como apostar em técnicas de merchandising e ações presenciais, já não valem mais.

A boa notícia é que o Dia das Mães é uma das comemorações que mais mobiliza os brasileiros, por conta do seu apelo emocional. Muitas famílias estão distantes nesse período, e com criatividade e planejamento o varejo pode contribuir para estreitar essa distância e criar um dia especial, mesmo na quarentena.

A seguir, preparei algumas dicas para você movimentar – à distância, claro – a loja nesse Dia das Mães e impulsionar as vendas. Vem comigo!

Mulher ruiva sentada no sofá segurando bebê no colo e olhando no tablet que uma criança sentada no sofá está segurando

Dia das mães no varejo: alternativas para a quarentena

Se antes mesmo da COVID-19 eu já falava, aqui no Blog, que o mercado atual exige inovação e renovação constantes por parte do varejo, a quarentena veio para mostrar que só sobrevive quem se adapta e oferece diferencial para a clientela.

E o segredo para chegar lá você também já conhece: foco no cliente e nas suas necessidades. Se os consumidores, de modo geral, estão atravessando um período de incerteza e redução do poder de compra, além de não poder sair de casa, é hora de pensar em como sua loja pode responder a essas novas demandas.

Não sabe por onde começar? Então veja só as dicas que preparei!

Expectativas realistas

O primeiro ajuste que você deve fazer está nas expectativas. Por conta da crise desencadeada pelo novo coronavírus, especialistas projetam uma queda em relação ao número de vendas esperado em relação a mesma data dos anos anteriores.

Ignorar essa informação te expõe ao risco de apostar em um retorno que não virá e que depois vai trazer prejuízos e produtos encalhados no estoque. Por isso é essencial fazer uma nova projeção que leve em conta a atual realidade para só então estabelecer metas, definir preços e selecionar o mix que ganhará foco no Dia das Mães.

Não se esqueça dos fornecedores! O desafio logístico imposto pelo isolamento social está atrasando entregas e encarecendo alguns produtos, o que pode impactar os resultados do varejo. Faça suas compras com antecedência e trabalhe sempre com empresas parceiras e preparadas para os desafios do momento, como o Martins!

Promoções e combos

Sob um piso de madeira, há uma caixa com itens de higiene e beleza nos tons de amarelo decorada com ramos de flores

O Dia das Mães não é uma data tradicionalmente associada a promoções, mas o momento pede mudança. Lembre-se que os consumidores também estão passando por dificuldades e devem priorizar o preço baixo e ofertas atrativas.

Se não quiser mexer nos preços, pense em outros benefícios que possam colocar sua loja em vantagem. Agora que as vendas online estão bombando em diferentes setores do varejo, a entrega gratuita com certeza vai colocar sua loja na frente da concorrência.

Fala, Mart!
Para aumentar o ticket médio, aposte em combos especiais de Dia das Mães. Como os clientes não podem escolher o presente na loja, faça uma seleção de produtos que combinem com a data e impulsione as vendas. Até os mercadinhos podem aproveitar, com cestas de café da manhã ou kit com todos os ingredientes para fazer um almoço em casa para as mães!

Adote o vale presente

Muitos segmentos do varejo, que foram prejudicados pelo isolamento social, estão adotando a venda de vouchers para manter o fluxo de caixa. O esquema é simples: a pessoa adquire um cupom que será resgatado no futuro, quando o comércio for reaberto.

A solução tem sido adotada principalmente por hotéis, bares e restaurantes que tiveram que fechar as portas. Nesse Dia das Mães, a estratégia pode ser usada para vender almoços ou jantares para a família quando a quarentena acabar!

Caso seu restaurante tenha serviço de delivery, o cliente pode ter a opção de presentear a mãe com um vale para que ela escolha o prato que irá receber em casa.

Essa alternativa é válida para diversos setores. Muitas lojas, inclusive, já trabalham com o vale-presente, portanto é hora de dar destaque para ele na hora de fazer a divulgação. Embora seja considerado impessoal, mostre que o voucher dá autonomia para a pessoa escolher algo que realmente deseja e precisa!

Mãos de uma mulher segurando tablet preto sobre superfície branca ao lado de óculos de grau, caneta e vasos de plantas.

Estratégias de divulgação

Não podemos esquecer desse pilar essencial para o varejo em tempos de pandemia: divulgar a loja sempre foi importante, mas agora quem não investe em estratégias para área corre o risco de simplesmente desaparecer aos olhos do público. Fique muito atento a isso!

Para trabalhar a divulgação do Dia das Mães em 2020, lembre-se novamente de focar na experiência do cliente e no momento em que ele está passando. Seus argumentos de venda devem associar a data a uma oportunidade de celebrar a vida e manter a união em um momento difícil!

Não se esqueça de incluir no conteúdo como o cliente deve fazer para presentear as mães à distância. Muitos consumidores estão tendo o primeiro contato com a venda online agora e podem ficar confusos em relação à logística de presentear uma terceira pessoa.

Deixe sua equipe preparada para atender as dúvidas e mostre que os colaboradores estão prontos para ajudar com sugestões e informações mesmo fora das lojas.

O Dia das Mães é só mais uma oportunidade para o varejo se reinventar durante a quarentena, tenho certeza que com um bom planejamento podemos vencer isso juntos! Fique de olho nos conteúdos especiais que tenho preparado e veja como o Martins pode te ajudar ainda mais!

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