ideias de presente para o Dia das Mães

Sumário

No dia 12 de maio, segundo domingo do mês, celebramos uma data muito especial. Hora de pensar em ideias de presente para o Dia das Mães e em como tornar esse momento ainda mais memorável para elas.

O que se sabe sobre a história da data é que, nos Estados Unidos, surgiu com o ativismo de Ann Jarvis, que organizou um dia de homenagem às mães em memória à sua, que foi enfermeira de guerra, tratando soldados feridos durante a Guerra Civil. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou o Dia das Mães nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, a data foi oficializada em 1932 e, desde aquele ano, o Dia das Mães se tornou uma das datas mais celebradas no Brasil e que mais impulsionam o comércio.

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a data e o que a sua loja pode esperar para este ano. Além disso, vamos conversar sobre algumas sugestões de presente para o Dia das Mães que não podem faltar no varejo.

Boa leitura!

Dia das Mães no Brasil

O que se sabe sobre a instituição do Dia das Mães no Brasil, comemorado no segundo domingo de maio, é que a data é dedicada a homenagear e expressar a gratidão à figura materna, sejam mães – biológicas ou não – tias, avós, madrinhas etc.

Tudo começou no dia 12 de maio de 1918, quando Júlio Bittencourt e Artemis de Oliveira – representantes da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul – organizaram uma celebração simbólica em homenagem às mães na capital Porto Alegre. 

Quatorze anos mais tarde, o então presidente Getúlio Vargas se inspirou neste evento de homenagem e oficializou o Dia das Mães por meio de um decreto assinado no dia 5 de maio de 1932.

A data se tornou uma ocasião especial para celebrar o maternar, o amor, a dedicação e o papel fundamental das mulheres e figuras maternas para a construção da sociedade.

Além das homenagens individuais, a época é marcada ainda por iniciativas públicas e privadas e promoções comerciais voltadas para a sazonalidade.

Pesquisa de mercado

E por falar em promoções comerciais para o Dia das Mães 2024, você precisa acompanhar os principais insights da pesquisa feita pela Opinon Box e divulgada recentemente sobre a sazonalidade.

De acordo com consumidores, 77% pretendem presentear a figura materna de referência no Dia das Mães neste ano. Apenas 15% responderam que não vão presentear e 8% ainda não se decidiram sobre esse gasto.

Dos que pretendem gastar, a maioria vai comprar presentes entre R$ 50 e R$ 200. Sendo que para 31% dos consumidores, o presente de Dia das Mães deve variar entre R$ 101 e R$ 200. O cartão de crédito lidera as opções de pagamento, sendo optado por sete a cada dez consumidores:

Como vão pagar:

  • 72% no cartão de crédito
  • 24% no Pix
  • 17% dinheiro
  • 17% cartão de débito

O levantamento ainda mostrou onde os clientes estão preferindo recorrer na hora de aproveitar as ofertas do Dia das Mães. 

O e-commerce liderou a preferência de busca com 43% das intenções dos consumidores. Em seguida, as próprias lojas físicas, com 33%. Os sites de buscas e o Instagram também foram bastante lembrados. Por isso é tão importante manter as redes sociais da loja ativas.

Já antecipou suas vendas de Dias das Mães? Então está passando da hora de iniciar as ações e divulgar o que vem por aí.

A Opinion Box constatou que 32% dos consumidores já pesquisaram sobre a data com cerca de um mês de antecedência. Outros 25% começam a pesquisar o presente de Dia das Mães com duas semanas de antecedência. 

Comece agora mesmo a divulgação e recorra às tradicionais ferramentas. De acordo com os pesquisados, o e-mail marketing e anúncios nas redes sociais são as formas mais fáceis de acompanhar ofertas.

Não é à toa que 40% dos consumidores informaram que costumam interagir com os anúncios compartilhados nas redes sociais.

O que é mais importante para que o consumidor defina em qual loja vai comprar o presente de Dia das Mães são os bons preços e promoções (64%) e ser uma loja conhecida (11%). Ótimo momento para focar na fidelização dos clientes.

Por fim, a pesquisa trouxe um ranking atualizado de categorias que os clientes mais pretendem presentear no Dia da Mães:

  1. Moda e acessórios – 52%
  2. Beleza e cosméticos – 49%
  3. Casa e decoração – 22%
  4. Flores – 22%
  5. Joias – 20%
  6. Eletrodomésticos e eletroportáteis – 14%
  7. Alimentos e bebidas – 11%
  8. Viagens e turismo – 10%
  9. Eletrônicos e Informática – 10%
  10. Produtos artesanais – 10%
  11. Livraria/Papelaria – 9%
  12. Farmácia e Saúde – 5%
  13. Supermercado – 4%
  14. Esportes – 3%

Tendências

Hora de falar um pouco sobre algumas tendências para a sazão e avaliar quais você pode explorar na sua loja.

Vamos começar falando sobre as experiências personalizadas. Esses presentes exclusivos e de utilidade têm ganhado destaque e o foco é usar o ponto de venda para oferecer serviços especiais: café da manhã, oficinas de “faça você mesmo” e até sessões de fotos profissionais.

Os produtos sustentáveis também vêm com tudo. As mulheres estão cada vez mais recorrendo a produtos naturais e orgânicos que contribuem socialmente com o meio ambiente. 

Outra tendência são os dispositivos de tecnologia voltados para o bem-estar. É o caso de monitores de sono, pulseiras de atividade física e dispositivos móveis com aplicativos de meditação. 

Falando em tecnologia, os dispositivos de casa inteligente, como assistentes virtuais, termostatos e lâmpadas inteligentes estão se tornando cada vez mais populares. As mulheres querem uma rotina em casa mais conveniente, prática e segura.

Ideias de presente para o Dia das Mães

Com base nas informações compartilhadas, como as tendências para o setor e a pesquisa de mercado, podemos pensar em algumas opções muito relevantes para se ter no mix.

Então, aí vão algumas ideias de presente para o Dia das Mães seja para o supermercado, farmácias e lojas varejistas no geral: 

Para o Dia das Mães 2024, leve em consideração que a busca por presentes vai muito além do simples ato de presentear. O cliente usa aquela mercadoria como expressão de carinho e gratidão. 

Por isso, é necessário que você possa oferecer produtos personalizados e com significado. Um mix variado e que atenda todos os gostos, desde os presentes mais sofisticados até os “mimos” mais acessíveis.

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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