O Dia das Mães 2023 promete ser uma das datas comerciais mais rentáveis deste ano. Não tem como falar em faturamento no varejo sem citar a data especial. Uma pesquisa recente mostrou que promoções e descontos são os que mais vão influenciar nas vendas.
O lojista que estiver com a campanha afinada e alinhado ao comportamento de consumo do cliente sairá muito à frente da concorrência. Além das ações promocionais, é importante apostar em ferramentas que vão dar resultados.
Vender para todos os perfis possíveis que comprar na sua loja sabemos que é um grande desafio. Criatividade e planejamento vão contar muito na “hora H” das vendas.
Para te ajudar na empreitada, vamos trazer informações atualizadas sobre o mercado e propor algumas ações para o seu negócio, tanto no PDV, quanto nas redes sociais.
Parâmetro de vendas
Diferentemente do ano passado, o Dia das Mães 2023 deve consolidar o fôlego esperado do período pré-pandemia.
Até o ano passado, grande parte dos comerciantes ainda seguia sem muito otimismo por causa dos reflexos da crise e do poder de consumo reduzido dos clientes. Mesmo cautelosos, os lojistas ainda viram as vendas crescer bastante.
De acordo com o Serasa Experian, houve um crescimento de cerca de 7% nas vendas físicas no varejo durante a semana do Dia das Mães no ano passado, entre o dia 2 e 8 de maio. Foi o índice mais expressivo desde 2012.
O desempenho em 2022 dá incentivo para que o varejo experimente um Dia das Mães 2023 ainda melhor e com aumento do ticket médio.
Fatores que influenciam
A Fecomércio do Amazonas divulgou uma pesquisa fresquinha para a data e que nos ajuda a planejar melhor a campanha de Dia das Mães 2023 com base nos interesses atuais dos consumidores.
Entre tantos dados, se destacam os principais fatores que influenciam na escolha da loja que o cliente pretende comprar os presentes para homenagear as mães, sogras, avós etc.
Promoções e descontos são os pioneiros nas estratégias usadas pelos lojistas para atrair os clientes na data, concentrando 26% das respostas. Depois aparecem a qualidade dos produtos (25%) e o preço (24%).
Ou seja, para agradar o consumidor, o cliente precisa apostar num mix para as mães que contem com marcas tradicionais e com credibilidade. Só que também precisa apostar em outras linhas para convencer o cliente com o orçamento mais reduzido.
Atente-se ainda para as formas de pagamento para facilitar a relação de compra e venda. A maioria dos entrevistados respondeu que pretende pagar as compras do Dia das Mães 2023 com cartão de crédito, preferencialmente parceladas.
O cartão da própria loja é a segunda modalidade de pagamento mais votada. Em seguida, os pagamentos à vista pelo PIX. Sua loja já conta com a possibilidade de receber pagamentos por essa transferência instantânea? Vale a pena correr atrás para faturar mais!
Produtos mais procurados
A lista de desejo dos consumidores é bem vasta. Os produtos para uso pessoal sem dúvidas são os que se destacam todos os anos, mas há outras categorias com muita importância para a data também.
De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Dia das Mães 2023, os consumidores pretendem comprar neste ano:
- Roupas, Calçados e Acessórios (cintos, óculos, lenços, bijuterias, bolsas etc) – 29%
- Perfumes – 19%
- Almoço\Jantar em restaurante – 12%
- Cosméticos – 11%
- Eletrodomésticos – 10%
- Celular\Smartphone – 7%
- Vale-presente – 6%
- Passeio\viagem – 5%
- Utensílios de cozinha – 3%
- Entre outros.
Esses são apenas alguns presentes citados pelos 92% dos entrevistados que disseram que pretendem presentear neste Dia das Mães.
A maior parte deles pretende gastar entre R$ 101 a R$ 200 com o presente. Já outra parcela vai comprar presentes que custam entre R$ 201 a 400 (21,9%).
Aproveitamos para deixar como sugestão uma lista especial de mix para o Dia das Mães para que você possa incrementar seu estoque para a data. Seja para presentear ou para preparar aquele almoço especial:
Alimentos e bebidas
- Caixa de bombons
- Barras de chocolate
- Vinhos
- Cervejas
- Doces
- Macarrão
- Molho de tomate
- Arroz
- Maionese
- Enlatados como atum e sardinha
- Defumados
- Leite condensado
- Creme de leite
- Chocolate em pó
- Creme de avelã
- Gelatina
- Leite de coco
Eletroportáteis
Telefonia e Informática
Cosméticos e perfumaria
Instagram no centro das vendas

As vendas em lojas físicas para o Dia das Mães devem se concentrar nos grandes centros comerciais. Já as vendas online, por incrível que parece, não deverão ficar concentradas em sites de e-commerce.
O relatório da Fecomércio colocou o Instagram no topo das pretensões de locais online para fazer as compras para a data. É isso mesmo! Os clientes virtuais vão comprar pela rede social.
É o momento de você dar aquela repaginada no seu perfil e personalizá-lo com o foco no Dia das Mães. Não sabe como fazer isso?
Vamos te dar três dicas para bombar o Instagram para o Dia das Mães:
1. Divulgue os produtos
Faça um catálogo de produtos exclusivos de Dia das Mães para que o cliente consiga comprar com poucos cliques no Instagram. Lembre-se que a sua conta precisa ser comercial para a plataforma liberar a “função loja”.
Capriche nas fotos de divulgação. No Instagram, imagens valem mais que mil palavras.
2. Crie uma campanha virtual
Dia das Mães sem promoção ou sorteio não é Dia das Mães. Você pode aproveitar o perfil da loja no Instagram para fazer um sorteio e ganhar mais seguidores para a página. Melhor ainda se puder contar com alguns parceiros para aumentar a premiação e o alcance da sua marca.
Um concurso cultural de fotos com a temática também vai muito bem para a data e garante ótimo engajamento para a página. Nas regras, priorize a interação dos usuários do Instagram e a hashtag #diadasmaes2023.
3. Fala uma live commerce
Caso você já tenha um número razoável de seguidores, que interagem bem com a página, você pode fazer uma live commerce de Dia das Mães colocando à venda produtos com desconto.
Destaque que é uma oportunidade única de garantir o presentão da mãe gastando menos. Faça uma ampla divulgação da live com data e hora antecipadamente definidas. Ideal que a divulgação da live seja feita com uma semana a 3 dias de antecedência.
Sorteios no meio da live são uma estratégia infalível para que as pessoas fiquem conectadas durante toda a transmissão. Fica a dica.
Vamos criar a campanha!
O Dia das Mães 2023 será no dia 14 de maio, o que quer dizer que ainda temos tempo hábil para planejar uma campanha incrível para os clientes. Para além das ações nas redes sociais, especialmente no Instagram, precisamos pensar em algumas ações para o PDV.
Pense em uma novidade atrativa para o consumidor. Talvez kits de presentes com embalagens bem bonitas sejam boas opções para o cliente indeciso sobre o que comprar. Cupons de desconto também costumam agradar bastante o cliente.
Faça alguma promoção relâmpago durante o fim de semana da data com produtos do mix sazonal. Para isso, negocie bem com seus fornecedores para conseguir bons preços que possam ser repassados ao consumidor.
Pensamos algumas ideias de promoção para te inspirar:
- Compre acima de R$ 500 no nosso supermercado e o almoço de Dia das Mães é por nossa conta!
Aqui você pode fazer parceria em vouchers com algum restaurante do bairro ou garantir a cesta de compras com ingredientes para um almoço completo, que o cliente vai poder preparar no domingo.
- Faça suas compras para o domingo de Dia das Mães e ganhe uma super cesta de presentes
Essa promoção pode ser válida para os 10 ou 20 primeiros clientes que comprarem na loja no fim de semana de Dia das Mães. A cesta de produtos pode ser confeccionada com os itens da própria loja ou lojas parceiras.
- Garanta o presente de Dia das Mães na nossa loja e leve um mimo para elas
Nessa ação podem ser fornecidos os famosos brindes que todo consumidor gosta de ganhar quando compra na loja.
Bom, agora o resto é com você. Seja criativo e tenha ótimas vendas!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
