Guia prático de como vender protetor solar o ano todo

Tempo de Leitura: 4 minutos
Dicas para vender protetor solar o ano todo

Sumário

As recentes ondas de calor, especialmente nas regiões sudeste e centro-oeste do país, fazem um convite obrigatório ao uso de protetor solar. Mesmo com o fim do verão, o produto é indispensável para a rotina diária de cuidados com a pele.

Sua loja está preparada para aproveitar essa onda de vendas? Não basta apenas ter diferentes marcas e opções na prateleira. É preciso entender o que o cliente busca e como apresentar as opções de forma irresistível. 

Hoje, vamos dar dicas rápidas, práticas e eficientes para turbinar suas vendas de protetor solar. Se você oferecer o produto certo para o cliente certo, além de criar uma experiência de compra atrativa, com certeza vai ver sua loja brilhar ainda mais. Vamos nessa?

Por que o protetor solar é indispensável?

O protetor solar é um produto dermatológico que tem como principal objetivo proteger a pele contra os danos causados pela radiação ultravioleta (UV) do sol.  

O uso regular de protetor solar previne queimaduras solares, envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças de pele, como o câncer de pele.  

De acordo com dermatologistas, a exposição excessiva aos raios solares pode resultar em sérios problemas, como manchas, rugas e, em casos mais graves, câncer de pele.  

Por isso, o protetor solar é recomendado para o uso diário, independentemente da estação do ano. 

Tipos de protetor solar 

É fundamental que os vendedores conheçam as diferentes opções disponíveis no mercado. Assim, é possível orientar bem os consumidores na hora de escolher o produto para cada tipo de pele e necessidade.  

Protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 

O FPS é uma das informações mais importantes a ser considerada na hora de escolher o protetor solar. Ele indica o nível de proteção contra os raios UVB, responsáveis pelas queimaduras solares.  

Então, quanto maior o FPS, maior a proteção oferecida. Em geral, para a maioria das pessoas, um protetor solar com FPS 30 é suficiente para atividades cotidianas, mas para exposições prolongadas ao sol ou peles mais sensíveis, é recomendado um FPS mais alto, acima de 50. 

Protetor solar com proteção UVA 

Embora o FPS se refira à proteção contra os raios UVB, é importante lembrar que os raios UVA também representam um risco para a saúde da pele.  

Os raios UVA são um tipo de radiação ultravioleta, que representam cerca de 95% dos raios UV que atingem a Terra. 

Eles penetram mais profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e manchas. Portanto, ao escolher um protetor solar, é essencial verificar se ele oferece proteção contra os dois tipos de radiação, UVB e UVA. 

Texturas de protetor solar  

O mercado hoje oferece uma série de produtos com texturas diferentes de protetor solar. Na sua loja é muito importante que a sua equipe de vender saiba sugerir a textura mais adequada de acordo com o tipo de pele do cliente. Por exemplo: 

  • Protetor solar em gel: ideal para peles oleosas ou acneicas, pois tem uma absorção rápida e sensação de leveza;
  • Creme: perfeito para peles secas ou mais maduras, proporcionando hidratação adicional;
  • Spray: ótimo para quem procura praticidade e facilidade na aplicação, ideal para quem tem uma rotina agitada;
  • Protetores com efeito mate: perfeitos para peles oleosas que tendem a brilhar com o uso de produtos mais hidratantes. 

Protetor solar com cor

Protetores solares com cor são uma excelente opção para quem busca proteção e cobertura. Alguns se assemelham muito ao efeito mate, de base.  

Esses produtos são ideais para quem sofre com manchas ou deseja um toque de maquiagem enquanto se protege dos raios solares.  

Além disso, a cor ajuda a proteger ainda mais contra a radiação visível, que também pode prejudicar a pele. 

Ajude o cliente a escolher 

Para vender protetor solar, conheça as preferências e necessidades do consumidor.  

Ao compreender o tipo de pele, as atividades que o cliente realiza e sua frequência à exposição solar, o vendedor consegue sugerir o protetor solar mais adequado. veja algumas dicas: 

  • Para quem tem pele seca, o ideal são protetores solares mais hidratantes. Já para quem tem pele oleosa, o protetor solar com efeito mate é uma excelente escolha. 
  • Para atividades ao ar livre ou exposições prolongadas ao sol, é necessário um protetor solar com FPS mais alto e resistência à água. 
  • Alguns consumidores podem ter alergias a certos ingredientes. Recomendar protetores solares hipoalergênicos ou sem fragrância pode ser uma boa alternativa. 
  • Por fim, ensine o cliente a aplicar o protetor solar corretamente. Muitos não sabem que é necessário reaplicar o protetor a cada duas horas ou após nadar ou suar. 

Mix complementar 

O cuidado com a pele durante a exposição ao sol é essencial. Além do protetor solar, existem diversos produtos que podem ser oferecidos como complemento para potencializar a proteção e a recuperação da pele.  

Você pode melhorar o desempenho das vendas da sua loja ofertando um mix de produtos que atendam não só à prevenção de danos causados pelos raios solares, mas também ao conforto e bem-estar após a exposição. 

A seguir, algumas sugestões de mix complementar à venda de protetor solar.  

Exposição do mix 

A exposição do mix de protetor solar na loja pede uma boa atenção, pois ela desempenha um papel crucial para aumentar as vendas.  

Um display bem organizado e atrativo pode chamar a atenção dos clientes e incentivar a compra do produto.  

Crie uma vitrine temática usando o clima quente a seu favor. Você pode incluir elementos como óculos de sol, chapéus, e outros itens relacionados ao verão. 

Outra ação que pode funcionar bastante para destacar a categoria é organizar o protetor solar por tipo de pele ou necessidade, com cor e resistência à água, por exemplo. Assim, o cliente encontrará rapidamente o produto que atende às suas necessidades. 

Ah! E em vez de apenas exibir o protetor solar, destaque as qualidades e os benefícios do produto com cartazes ou tags informativas.  

Você também pode oferecer kits completos de cuidados com a pele para o verão pode ser uma excelente forma de aumentar o ticket médio de cada venda. 

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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