Quem nunca levou aquele susto ao abrir a conta de luz no final do mês e se deparar com o valor exorbitante? A sensação deve ser familiar para muita gente. Mas saiba que há maneiras de como economizar energia sem grandes sacrifícios. Basta adquirir os produtos certos!
O consumo médio de energia elétrica para uma residência no Brasil varia de aproximadamente 160 kWh a 200 kWh por mês.
Em contrapartida, os preços da energia elétrica têm apresentado constantes aumentos. No ano passado, as bandeiras amarela e vermelha chegaram a ser acionadas encarecendo mais a conta.
Então, hoje vamos mostrar como pequenas mudanças no cotidiano podem resultar em uma diferença enorme para o bolso. Prepare-se para aprender como economizar energia de maneira muito prática!
6 dicas de como economizar energia
Se por um lado o consumidor brasileiro enfrenta um aumento constante das tarifas de energia, do outro é preciso buscar maneiras de reduzir esse consumo energético em casa ou no trabalho.
A boa notícia é que existem soluções simples para ajudar na tarefa de como economizar energia. Desde pequenas mudanças nos hábitos até a escolha de tecnologias mais eficientes, é possível obter resultados significativos sem grandes investimentos.
A seguir, veja seis dicas práticas que trarão benefícios a curto e médio prazo.
1. Substitua a iluminação por LED
Uma das formas mais eficientes de como economizar energia em casa ou no trabalho é trocando as lâmpadas comuns (incandescentes e fluorescentes) por lâmpadas LED.
As lâmpadas de LED são mais eficientes e consomem até 80% menos energia. Além disso, têm uma durabilidade muito maior, o que significa que você não precisará trocar as lâmpadas com tanta frequência.
Além disso, aproveite para utilizar sensores de presença em locais como banheiros e corredores, onde as pessoas entram e saem rapidamente. Assim, a lâmpada acende automaticamente quando alguém passa e desliga quando não há mais movimento, garantindo ainda mais economia.
2. Atente-se aos equipamentos antigos
Os eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos mais antigos tendem a consumir mais energia do que as versões mais modernas.
Aparelhos como ar-condicionado, geladeira, televisão e computadores são os que mais consomem energia nas residências.
Por isso, evite deixar esses equipamentos ligados direto na tomada, desnecessariamente. Não se esqueça também de fazer a manutenção regular desses aparelhos. Muitas vezes, a eficiência do aparelho diminui com o tempo devido à falta de limpeza ou pequenos defeitos.
3. Opte por aparelhos de baixo consumo
Uma dica essencial para quem busca economizar energia é optar por produtos de baixo consumo, ou seja, aqueles que têm o Selo Procel de Eficiência Energética, certificação concedida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O objetivo é identificar aparelhos que são mais eficientes no consumo de energia, resultando em economia e também menor impacto ambiental.
A classificação do selo é dada conforme a seguinte escala:
A: Mais eficiente
B: Boa eficiência
C: Eficiência intermediária
D: Eficiência abaixo da média
E: Eficiência baixa
4. Aproveite a ventilação natural
Nem todo ambiente precisa de ar-condicionado ou ventilador o tempo inteiro. Quando o assunto é como economizar energia, uma ótima aliada é a ventilação natural.
Procure abrir janelas e portas para permitir a circulação de ar. Recorra ainda ao uso de cortinas mais claras e persianas, que podem ajudar a reduzir a entrada de calor no ambiente, contribuindo para manter o “clima” mais fresco.
Em ambientes comerciais, a instalação de sistemas de ventilação cruzada pode reduzir a necessidade de resfriamento artificial.
5. Adote temporizadores e tomadas Inteligentes
Os dispositivos inteligentes estão se tornando cada vez mais acessíveis e podem ser grandes aliados na tarefa de como economizar energia.
Uma das formas de utilizá-los é com o auxílio de temporizadores e tomadas inteligentes. Esses dispositivos permitem que você programe os horários de funcionamento de certos aparelhos, evitando que eles fiquem ligados por mais tempo do que o necessário.
Outra dica importantíssima é usar tomadas inteligentes em casa e na empresa. Elas ajudam a cortar o consumo de energia de dispositivos como TVs e aparelhos de som. Esses aparelhos, mesmo desligados, ainda consomem uma pequena quantidade de energia, o famoso “consumo fantasma”.
A tomada inteligente corta o fornecimento de energia naquele momento em que o aparelho não está sendo utilizado.
6. Compre chuveiros econômicos
Todo mundo sabe que os chuveiros elétricos são um dos maiores vilões, pois consomem muita energia para aquecimento da água.
Uma dica é optar por chuveiros que têm regulagem de temperatura e potência. Se você utiliza o chuveiro em sua potência máxima, você está desperdiçando energia sem necessidade. A
Outra estratégia é não tomar banhos demorados. Afinal, cada minuto a mais no chuveiro significa mais energia sendo consumida.
Escolha o melhor varejista!
Fique atento a promoções e ofertas no varejo que destacam esses produtos econômicos. Veja se as suas lojas de preferência têm essa preocupação em oferecer mercadorias ecologicamente corretas e, claro, econômicas.
Muitos varejistas já estão alinhados com as tendências de sustentabilidade e oferecem descontos ou condições especiais para quem opta por aparelhos mais eficientes.
Assim, você consegue investir em tecnologia de ponta e, ao mesmo tempo, fazer uma escolha consciente em relação ao consumo de energia. Conte com o Martins, ok! 😊
Boas compras e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
