Home Segmento Casa Agropecuária Veterinário online é um diferencial para sua agropecuária na pandemia
Casal segurando um tablet em meio a um galpão cheio de vacas. Eles recebem uma consulta online de seu veterinário.

Veterinário online é um diferencial para sua agropecuária na pandemia

0
315

Se você me acompanha sempre por aqui já sabe que manter um contato próximo com o cliente é determinante para a saúde do seu negócio tanto hoje quanto no pós-pandemia. E isso vale para todos os segmentos, inclusive para lojas agropecuárias.

 

É preciso cuidar do consumidor, afinal ele também está cheio de incertezas e poder contar com você, hoje, vai manter essa relação por um bom tempo.

Mas qual a melhor maneira de fazer isso na sua agropecuária? A minha dica é oferecer um serviço de veterinário online. Pode até parecer muito complexo e tecnológico, mas é mais simples que você imagina, especialmente se já tem um profissional com registro no CRMV em sua equipe.

Nesse caso, você vai precisar apenas de um celular ou computador com webcam e acesso à internet, mas para isso a conexão precisa estar impecável. Um atendimento virtual interrompido porque a internet caiu pode ser bem desagradável para você e para quem estiver do outro lado da chamada. Então já providencie os equipamentos certos que vão melhorar a sua conexão com a internet.

Tablet em videochamada com uma mulher e seu cavalo. Ao lado um estetoscópio.

Internet resolvida? O próximo passo para oferecer um serviço de veterinário online é saber o que a lei diz sobre o assunto.

Normas e legislação

Malhete de juíz em cima de um teclado de laptop, simbolizando leis digitais

Atendimentos veterinários são considerados essenciais, mas com algumas restrições e isso vai depender das normas de cada estado ou município. Mas, de modo geral, para manter sua clínica ou loja em funcionamento você deve seguir as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dar uma olhada na legislação para a sua região.

Sobre ofertar o serviço de veterinário online, o Código de Ética Profissional do Médico Veterinário prevê:

Art. 8º: É vedado ao médico veterinário:
XV – receitar, sem prévio exame clínico do paciente.

Ou seja, para receitar é preciso um exame presencial. E isso não muda em situação de pandemia, apesar de já estar em análise o Projeto de Lei nº 1.275/2020 que autoriza a telemedicina animal como opção neste período de isolamento social. Mas, enquanto isso não acontece, há outras maneiras que a oferta de um veterinário online pode ser explorada, ajudando cada cliente e paciente.

Como explorar o serviço de veterinário online

Casal segurando um tablet em meio a um galpão cheio de vacas. Eles recebem uma consulta online de seu veterinário.

Existem várias dúvidas que podem ser solucionadas sem sair de casa, que além de mais seguro, vai trazer uma comodidade maior para o seu cliente:

  • Para Pets: no segmento de pets, muitas vezes, qualquer diferença no comportamento do animal já é motivo de preocupação de seus donos. Ter um veterinário online para tratar sobre o bem-estar e nutrição desse animal vai otimizar o seu tempo, além de trazer uma proximidade com clientes antigos e atrair novos.

  • Para lojas agropecuárias e veterinários especialistas em animais de grande porte: o serviço online pode ser ainda mais útil, já que as propriedades rurais podem ficar bem longe da sua loja. Com um veterinário online, esse deslocamento será feito apenas quando necessário.

Vamos supor que o seu cliente está em dúvida de qual a melhor ração para que as vacas produzam mais leite ou ganhem mais peso para o abate. Com um atendimento online, essa dúvida pode ser solucionada rapidamente, você faz a fórmula da ração e tudo sem contato físico. Muito mais prático, não acha?

Por que ter um veterinário na sua loja agropecuária?

Veterinária analisando com o auxílio de um microscópio o exame de um cachorro que aparece ao fundo da imagem.

A lei não obriga que seu estabelecimento tenha um médico veterinário como responsável técnico em casos de vendas de medicamentos ou animais vivos. Mas isso não diminui a importância de ter um profissional desses, oferecendo ou não um serviço veterinário online. Veja porque:

Atendimento personalizado e profissional na loja

Tenho certeza que você já atende os seus clientes da melhor forma e sabe que para manter as vendas é preciso ter à disposição os produtos certos. E para te ajudar mais nisso, separei os melhores fornecedores de produtos agroveterinários que você encontra aqui no Martins.com.br. Você compra com qualidade, preço bom e com todas as vantagens que só o Martins oferece.

Mas não adianta nada ter os melhores medicamentos veterinários sem alguém capacitado para indicá-los, certo? Fora as informações da bula, o profissional precisa saber avaliar a dosagem de acordo com peso, idade e raça do animal para receitar corretamente. E você já deve imaginar que um incidente desses pode manchar a credibilidade do seu negócio para sempre, né?

Além disso, nas campanhas de vacinação para bovinos e bubalinos (de Maio e Novembro), doses como a de brucelose são adquiridas apenas com receita emitida por médico veterinário. E o mesmo vale para a aplicação, que só pode ser feita por esse profissional ou por um vacinador treinado.

Então, pensa comigo: os clientes que já priorizam comprar vacinas de lugares que tem um veterinário de confiança vão ser os primeiros a querer um veterinário online nesse período.

Praticidade do atendimento veterinário online

O objetivo principal desse serviço é simplificar o atendimento e dar orientações corretas, já que muitas vezes o cliente está com uma dúvida que pode ser solucionada a distância. Só que muitos, ao invés de procurar o auxílio de um profissional, fazem interpretações erradas dos sintomas e agem por conta própria, complicando ainda mais a situação e só procuram ajuda quando já é tarde.

Com um veterinário online isso não vai acontecer, já que o acesso a um especialista vai estar a alguns cliques tirando qualquer dúvida. Se necessário, a consulta presencial será marcada e os remédios receitados, evitando que a situação se agrave.

Esse atendimento remoto é perfeito também para acompanhar a evolução do tratamento após a consulta presencial e esclarecer dúvidas que vão surgindo nesse período.

Além disso, muitas vezes o cliente só precisa comprar um termômetro para medir a temperatura dos animais na fazenda. Com uma conversa realizada de forma produtiva com um profissional responsável, fica bem mais fácil oferecer uma experiência positiva.

Tecnologia na loja agropecuária

 Veterinário atendendo em uma fazenda se comunicando com outra pessoa através de aparelho celular e tablet.

Eu sei que o ponto de venda físico da sua loja agropecuária ainda é muito importante para você e os seus clientes. Afinal, com muitos deles o relacionamento é de uma longa de parceria, seu negócio evoluiu junto com esses produtores, não é verdade? Mas fique tranquilo, isso ainda vai continuar existindo!

Pense na oferta desse atendimento veterinário online como uma ferramenta para estar mais próximo dos seus clientes a qualquer hora. E também como uma forma de conquistar aqueles que estão valorizando empresas que buscam se desenvolver e oferecer experiências mais inteligentes e seguras.

Tenha certeza de que esse é um bom momento (e até necessário) para iniciar uma operação digital completa no seu negócio agropecuário. Se aperfeiçoe ainda mais com essas dicas práticas de cuidados e tecnologias para o segmento veterinário na pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome