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Alerta de oportunidades para supermercados com o mix de inverno

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A chegada do frio traz inúmeras oportunidades para aumentar as vendas de produtos típicos da estação. No supermercado, o mix de inverno é bem amplo e pode render uma boa margem de lucro com o crescimento das vendas. É hora então de preparar a loja e aproveitar a temporada.

A primeira maneira é conhecer bem o seu cliente e acompanhar as tendências do mercado. Feito isso, você será capaz de identificar qual mix trabalhar na sua loja. Mas é claro que vamos te dar um empurrãozinho ao indicar alguns itens necessários para o seu sortimento.

Nós já sabemos que os desafios do varejo durante a pandemia só aumentaram. E como a expectativa para vender mais é grande, o planejamento também é necessário para acertar na composição do mix de inverno e nas estratégias da loja.

Vamos pensar agora sob outra perspectiva, ainda mais favorável ao período: o frio de uma forma em geral convence as pessoas a terem preguiça de sair. Somado a isso, tem o isolamento social e a impossibilidade de frequentar eventos e festas juninas, que levam os consumidores a consumir mais em casa.

Alimentos e bebidas quentes que garantem as refeições e ambientes quentinhos caem na preferência do consumidor. Bom pra você que já estará com a loja preparada para recebê-lo.

Outra vantagem é que o inverno 2021 contará com a transmissão das Olimpíadas de Tóquio, que serão realizadas entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Em entrevista à revista Superhiper, o coordenador de Atendimento de Varejo da Nielsen, Bruno Achkar, destacou que o momento poderá impulsionar a venda das marcas premium para o consumo familiar, a exemplo de vinhos e rótulos de cervejas.

Mas isso não é tudo o que você precisa oferecer. Continue na leitura e descubra todas as nossas recomendações para o mix de inverno!

Mix de inverno no supermercado

Vinhos, chás, sopas, cafés e queijos são alguns dos produtos que concentram as apostas de aumento nas vendas para o inverno nos supermercados. Há categorias que chegam a apresentar de 50% a 150% de crescimento.

No segmento de alimentos ainda podemos destacar pães, cappuccino, achocolatado, torradas, biscoitos, amido de milho e barras de chocolate para fondue. Aproveite para deixar aqueles embutidos como calabresa e bacon em destaque na loja, porque são ingredientes que vão bem aos caldos, sopas e feijoada, receitas que são feitas com maior frequência durante o inverno.

Prepare na sua loja para realizar os tradicionais festivais de inverno para expor o mix da temporada. Você pode em cada semana ou dia promover uma ação: festival de vinhos, de queijos, de doces etc. Quanto mais variedade, mais vendas.

Você também pode destinar algum espaço na loja para montar uma ilha com produtos premium. Faça uma composição com cafés, vinhos e queijos especiais, por exemplo.

O apelo visual é importante para atrair o olhar do consumidor. Então monte um cenário e use cores quentes para transmitir sensação de conforto. A climatização do ambiente ajuda bastante nessa sensação também.

Anota aí mais opções do mix de inverno para você rechear a temporada na sua loja:

De olho em outros produtos

A variedade no mercado é grande na hora de compor o mix de inverno. Escolher o que? Bom, o máximo possível dentro do seu segmento é uma boa aposta, viu?

Veja alguns outros destaques para você trabalhar na sua loja:

  • Frutas, legumes e verduras (FLV): a demanda cresce nesta época, pois esses alimentos são procurados para preparar sopas, caldos e cremes;

  • Rum e gin: nem só de vinho e cerveja vive o consumidor no inverno. Com a alta demanda por drinks a estação ganha um reforço na seção de bebidas com o rum e o gin;

  • Massas: ninguém resiste a uma massa, ainda mais no frio. Nessa lista entram nhoque, o tradicional macarrão, canelone, entre outras. Abasteça seu estoque, pois a queda nas temperaturas faz a demanda crescer por comidas quentes, como as massas.

  • Feijoada: pode dar destaque para o feijão preto, pois a feijoada entra em cena no mix de inverno. Junto com o grão vem os complementos como paio, calabresa, bacon, entre outros itens. Você também pode oferecer a feijoada pré-pronta para o cliente que busca praticidade.

Cuidados com a pele

O inverno é a estação em que a pele fica mais seca e exige uma hidratação maior. Até as pessoas que não costumam usar loções hidratantes para o corpo, rosto, lábios e cabelos, passam a ter uma preocupação maior com esses cuidados por causa do ressecamento natural.

Produtos de higiene e beleza também entram na rota dos produtos sazonais. Seu supermercado deve apostar em uma linha completa de hidratação para agregar à rotina de inverno dos consumidores. Faça uma boa sinalização para destacar os produtos dessa categoria, como:

Estratégias para aquecer as vendas

imagem em vetor de dois homens planejando ações

É fato que a pandemia tem influenciado no comportamento do consumidor, mas mesmo cautelosos a boa notícia é que ele continua preferindo a loja física para fazer suas compras diárias ou semanais.

A necessidade de tocar o produto é o principal motivo para essa ida a um ponto de venda, mesmo que seja de forma rápida para evitar o contágio da Covid-19. Diante dessa prioridade, adotar algumas estratégias são fundamentais para aquecer as vendas do mix de inverno:

Rede social a seu favor

Vamos sempre reforçar a importância de usar as redes sociais da loja para se relacionar com o seu público. No inverno as possibilidades são inúmeras e divulgar receitas é uma boa aposta.

Você pode buscar receitas na internet, como no site TudoGostoso, para mostrar o preparo de um caldo, por exemplo, e assim divulgar a lista de ingredientes que ele encontra na sua loja.

Se quiser produzir algo mais personalizado da loja, feche parceria com profissionais do ramo da culinária ou de bebidas da sua cidade. Eles podem gravar vídeos ensinando uma receita ou dando dicas de como preparar um drink. As imagens acabam incentivando o consumidor às compras para preparar em casa o que acabou de assistir na sua rede social.

Kits de inverno

Faça combinações com o mix de inverno. Por exemplo: chocolate, queijo e vinho; fondue de queijo combina com carne, pão, tomate etc; já o de chocolate dá super certo com frutas. Inclua na lista o aparelho para fazer o fondue.

Para as massas, faça kits com molho, queijo, vinho. Assim a pessoa consegue comprar tudo na sua loja para preparar algo para se aquecer no inverno.

Promoção é sempre bem-vinda

Antes, durante ou até mesmo depois da temporada de inverno é importante pensar na promoção, que sempre chama atenção do cliente. Divulgue as ações na loja, nas redes sociais e para sua lista de Whatsapp.

Mostre aos clientes o mix de inverno disponível e os descontos, e essas promoções podem levar a compra de outros itens que não estavam na lista de compras.

Ações específicas

O período também pede ações específicas. Por exemplo um festival de inverno com ofertas ou mesmo um festival de queijos e vinhos. Use pontas das gôndolas e ilhas centrais da loja para destacar essa estratégia, colocando em evidência os produtos relacionados dessa ação. É uma forma de chamar a atenção do consumidor, incentivando as compras.

Bora esquentar as vendas do mix de inverno? Temos mais uma ajudinha para você. Até o dia 30 de junho o Martins realiza uma super ação de inverno para ajudar você a adquirir o mix para o período.

E tem mais: aproveite para baixar o Calendário do Varejo 2021 para você se preparar para as demais datas que estão por vir.

Até a próxima!