O frio chegou! Veja o que vender no inverno no supermercado

Tempo de Leitura: 5 minutos
Veja o que vender no inverno no seu supermercado

Sumário

A época mais fria do ano chegou para aquecer as vendas do seu supermercado. Momento para planejar melhor as ações da loja e o que vender no inverno. Como estão os preparativos?

O inverno começa exatamente no dia 21 de junho e segue até 23 de setembro, mas é no mês de julho que tradicionalmente se concentram as menores temperaturas do ano aqui no Brasil.

Coincidência ou não, é no inverno que os supermercados costumam registrar um dos melhores saldos de venda de todo o ano. Você sabe o que vender no inverno no supermercado e como vender? A seguir te contamos!

Vendas aquecidas

Antes de planejar o que vender no inverno, saiba que a temporada mais fria é, na verdade, um ótimo termômetro de vendas para o varejo alimentar.

De acordo com a pesquisa mensal Consumo nos Lares Brasileiros, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas do setor cresceram 7,75% durante o pico de inverno (julho) no ano passado. 

Foi o segundo maior volume de vendas do ano, atrás apenas de dezembro (15,19%), que é historicamente o melhor mês para o comércio. Considerando julho de 2021, a alta foi de 8,02%.

No comparativo com 2020, início da pandemia da Covid, também houve acréscimo. Os indicadores demonstram uma forte tendência de vendas durante o inverno e forçam os supermercadistas a prestarem mais atenção na sazão.

O que vender no inverno

Na hora de pensar o que vender no inverno, os supermercados são os canais que mais se beneficiam com a exploração de sortimento, uma vez que contempla vários setores com mix da sazão.  

O consumidor deve encontrar no estabelecimento alimentos e bebidas da estação, produtos de cuidados pessoais para o corpo e cabelos e produtos de inverno do setor eletro.

Um cantinho de pequenos reparos de inverno também pode agregar muito às vendas no período. A exposição de produtos deve contemplar chuveiros, resistência , chaves de fenda, fita veda rosca, fita isolante, conexões hidráulicas etc.  

No setor eletro, climatizadores, aquecedores, cafeteiras e torradeiras ganham destaque. Veja a lista de sugestão de mix para o que vender no inverno no supermercado:

Como vender produtos de inverno no supermercado

A chegada do frio pode representar uma importante fatia das vendas no seu supermercado. Mas para isso, vamos precisar trabalhar algumas ações pontuais que sejam “a cara do inverno”.

Preparamos 5 dicas para te ajudar nas dúvidas sobre como vender produtos de inverno no varejo alimentar e categorias sazonais de um supermercado.

1. Promova uma experiência aconchegante

A estação naturalmente nos leva a sentir mais confortáveis num ambiente quentinho, aconchegante, como na sala de casa ou no quarto vendo TV e tomando uma bebida quente. Permita essa memória sensorial ao seu cliente dentro da loja.

Você pode criar um espaço decorativo próximo às gôndolas dos itens sazonais, colocar aquecedores portáteis no armazém se a sua região for mais fria, oferecer produtos da época para degustação, entre outros.

A ideia é criar um clima de inverno e permitir ao consumidor se sentir bem na loja durante as compras.

2. Destaque as bebidas

mulher com garras de bebidas na mão

É hora de colocar em evidência, numa exposição caprichada, aquelas garrafas de bebidas que estão há muito tempo na adega. 

Vinhos, whisky, gin e outras bebidas para se beber no frio precisam de uma campanha especial para que o cliente se sinta atraído a levar a garrafa, mesmo que não seja uma compra habitual para ele.

Faça os cálculos e veja o que consegue de desconto para uma ação promocional. Você ainda pode aproveitar para fazer parceria com algum fabricante ou sommelier para ficar na área das bebidas orientando os clientes.

Além das bebidas alcoólicas, chás, cafés e chocolates quentes são os queridinhos da estação e devem entrar nas ações de venda de bebidas.

3. Divulgue receitas de inverno

Que tal inspirar os seus clientes pelo paladar? Pense em algumas receitas e drinks para o inverno e ofereça como opção aos consumidores.

Você pode aproveitar para divulgar esses cardápios nos canais digitais da loja ou também nas ações de degustação como mencionamos acima.  Aproveite para divulgar junto os ingredientes que podem ser encontrados na sua loja.

Outra ideia é criar kits de produtos e vender o combo para a respectiva receita. Pensa que legal o cliente se interessar pela feijoada que você publicou e saber que, na sua loja, ele pode comprar o “kit feijoada” completo.

Ou que tal ainda um kit sopa e um kit caldo? O consumidor vai poupar tempo e ainda vai contribuir para o aumento do ticket médio. Monte kits completos e, de preferência, com o melhor custo-benefício na escolha dos produtos que vão compor a cesta.

4. Aposte nas vendas online

Um dos maiores problemas do pequeno e médio varejo alimentar é ainda ser resistente ao e-commerce. A presença da loja em uma página virtual ou aplicativos de entrega é fundamental para ampliar a clientela.

A preferência em fazer as compras de supermercado com alguns cliques é uma realidade e segue como forte tendência do setor. Então aproveite para turbinar suas vendas por lá também.

Você pode começar aos pouquinhos. Montando um catálogo sazonal de produtos de inverno no WhatsApp ou no Instagram da loja. Vai sentindo a adesão do seu público e depois comece a planejar maior investimento no e-commerce, pois será um sucesso!

5. Combine as ações para vender mais

Julho coincide com as férias escolares. Seu supermercado pode aproveitar o momento para combinar as duas ações vendendo produtos de inverno para as viagens e os momentos de lazer.

Converse com o seu cliente e mostre para ele que na sua loja ele vai ter tudo o que precisa para aproveitar o recesso com a família. Nessa ação, além dos itens alimentícios, é uma ótima oportunidade vender os produtos de higiene e cuidados pessoais também. 

Uma ideia: divida a ação de inverno em dois momentos. No mês de junho você já começa a priorizar o mix sazonal remetendo à mudança de estação. Em julho, foque nas férias de inverno e remodele a campanha.

Férias e muito mais!

Além das férias de julho, o inverno aconchega muitas outras datas sazonais que podem ser exploradas no seu supermercado. 

Entre elas temos o Dia dos Pais, Dia de São João e os outros santos juninos, o Dia do Cliente e a Semana do Brasil. São novas oportunidades de vender ainda mais se aproveitando do mix e da campanha de inverno. 

Esteja atento ao calendário promocional para você saber quando precisa iniciar essas novas ações de venda, definindo a forma como o mix deverá ser complementado para cada período.

Aproveite para comparar os últimos anos, ver o que deu certo e o que não deu, para planejar um festival de vendas de inverno ainda mais atrativo. Boas vendas!

Até a próxima!

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