As possibilidades para aumentar o lucro com a sazão mais fria do ano são grandes para os supermercados, que precisam ser criteriosos ao escolher o que vender no inverno.

Os lojistas precisam estar atentos às condições climáticas de cada região, porque essas características vão ditar o ritmo das vendas dos produtos do período.

Se em um estado chove muito durante o inverno e em outro é mais seco, por exemplo, o sortimento pode ser um pouco diferente. A grande vantagem é que os supermercados podem explorar uma gama maior de produtos sazonais em razão das “multicategorias”.

Como assim? É possível vender produtos da estação no varejo alimentar, no cantinho eletro, na categoria de cuidados pessoais e assim por diante!

O blog hoje vai trazer dicas sobre o que vender no inverno no seu supermercado. Além disso, vamos te ajudar a implementar as ações certas para impulsionar as vendas durante o período.

Período de boas datas

O inverno engloba algumas datas comerciais importantes para o varejo. A nova estação se inicia no dia 21 de junho e se estende até o dia 22 de setembro, quando tem início a primavera.

As principais datas comemorativas são: Dia dos Pais, Dia de São João, Dia do Cliente e a Semana do Brasil. Durante o inverno, ainda ocorrem as tradicionais festas juninas que, neste ano, devem ser realizadas em peso após dois anos de restrições por conta da Covid-19.

Tudo isso impacta diretamente nas vendas do varejo. Cada oportunidade de uma nova campanha em meio ao inverno, pode representar maior lucratividade da sua loja.

Por isso é tão importante que você esteja atento ao calendário promocional para saber quando e como fazer novas ações de vendas.

O planejamento para escolher o mix fará diferença para o negócio e se antecipar é a regra primeira. Então, analise como está o seu estoque e como foram as vendas no ano passado. Além disso, como trabalhar as categorias sazonais para convencer o cliente de comprar neste ano.

O que vender no inverno em supermercados

Há regiões que, por incrível que pareça, o inverno não faz tanto frio e o calor predomina. Já outras são mais chuvosas e mais secas. Essa tropicalidade do Brasil não é ruim e molda o varejo para cada localidade.

Não se esqueça de ficar atento às informações meteorológicas da sua região com antecedência. Esses dados vão nortear você na escolha do mix para o seu supermercado.

O que vender no inverno vai depender do clima da sua região. De qualquer forma, há categorias características para a estação e que não podem faltar na sua loja. É o caso de bebidas alcoólicas, bebidas quentes, alimentos premium, queijos, massas, chocolates, pães e torradas.

No setor eletro, climatizadores, aquecedores, cafeteiras e torradeiras ganham destaque. Contar com um cantinho de pequenos reparos de inverno, com chuveiro, resistência e chaves de fenda, pode ser interessante para a sua loja.

Vamos a mais dicas de mix do que vender no inverno:

Higiene e cuidados pessoais

Uma categoria bastante importante para as vendas de inverno é a de higiene e cuidados pessoais. A preocupação com a pele e cabelos aumenta durante os períodos de estiagem, por causa do ressecamento natural com a mudança de clima.

Reforce o mix dessas categorias no seu supermercado focando em loções hidratantes, protetores labiais, máscaras capilares, shampoos, condicionadores e cuidados em geral com a pele.

Kits promocionais têm uma boa saída e garantem maior margem de lucro para você. Anote aí algumas sugestões do que vender no inverno na categoria de cuidados pessoais da sua loja:

Como vender produtos de inverno no supermercado

Toda sazonalidade demanda uma estratégia nova para obter lucros. Com o inverno, a sua loja precisa realizar ações atrativas para esquentar as vendas e aumentar o movimento no seu supermercado.

Por este motivo nós estamos aqui, para te ajudar com quatro dicas para melhorar seu sortimento e te auxiliar em como vender produtos de inverno no supermercado.

1. Repense a ação de olho nas campanhas passadas

Fazer uma análise das vendas durante o inverno 2021 e 2020 deve ser o pontapé para a criação da nova campanha da estação. Veja o que deu certo e o que deu errado, as rupturas que ocorreram, as categorias que mais venderam, ticket médio no período e os dias da semana de maior fluxo de clientes.

Com base nas informações anteriores, você consegue pensar nas novas estratégias a fim de reduzir os eventuais prejuízos sofridos e alavancar as vendas.

2. Crie kits promocionais

Combine os produtos sazonais da estação e crie kits para vender com valores promocionais e aumentar o ticket médio da loja. No caso de alimentos e bebidas, você pode montar cestas com queijos, chocolates e vinhos que harmonizam com esses alimentos.

Ou ainda criar um kit com massas, molho, azeite, queijo e vinho para quem pretende se aquecer neste inverno. Para cuidados pessoais, um kit de tratamento capilar ou para a pele, com hidratantes, é uma boa pedida!

Use a criatividade e explore os produtos que você tem em estoque.

3. Invista nas redes sociais

Focar as estratégias de venda nos canais digitais é praticamente obrigação do varejo. O seu cliente não está mais apenas no PDV, ele está online. Mesmo que você ainda não esteja em uma loja virtual ou marketplace, precisa manter o relacionamento com o seu cliente pelas redes sociais da loja ou mesmo no WhatsApp.

Para fortalecer a sua marca, crie posts patrocinados e uma identidade visual padronizada para os conteúdos de vendas de inverno. Mostre ao cliente as vantagens de comprar os produtos da temporada na sua loja.

4. Faça um festival de vendas de inverno

Muito usual no varejo, os festivais de ofertas são ações assertivas para alavancar as vendas em uma sazonalidade. Prepare o mix que será contemplado na ação e divulgue a campanha.

Você pode fazer um festival de promoções, por exemplo, com vinhos e queijos, produtos gourmet, bebida alcoólica, aquecedores e umidificadores etc.

Mas antes, coloque tudo na ponta do lápis para não perder dinheiro e garantir o lucro com a ação.

E aí? Pronto para aquecer o seu negócio com as vendas de inverno? Então aproveite para baixar o e-book da Universidade Martins do Varejo (UMV) gratuitamente. São mais dicas e informações para você vender bem durante a estação fria.

Temos mais uma boa notícia: estamos com uma campanha de inverno no ar, com foco nos produtos de bebidas quentes e garrafas térmicas. Aproveite e abasteça agora mesmo o seu estoque para a temporada.

E antes de ir, dê uma lida no texto que fizemos sobre vinho, que também tem tudo a ver com o inverno.

Até a próxima!