Home Dicas Covid-19 Equipamentos que melhoram a conexão com a internet
Homem com camisa xadrez deitado em um sofá azul, navegando pela internet pelo notebook com fones de ouvido.

Equipamentos que melhoram a conexão com a internet

0
510

Vou começar com um dado que me impactou bastante: a procura pelo termo “Teste de Velocidade da internet” no Google aumentou 150% nos últimos 90 dias. Isso tudo porque há mais pessoas trabalhando em casa, gerando uma preocupação maior em garantir que a conexão com a internet funcione 100% bem e sem imprevistos.

 

Com isso tudo eu andei pensando sobre como esse é também um bom momento para varejistas estruturarem o ponto de venda para receber os clientes com internet Wifi grátis no pós-pandemia.

Já falei aqui sobre a mudança do comportamento do consumidor durante e depois da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e, com certeza, esse é um ponto importante para conquistar os clientes que frequentam seu ponto de venda.

Não sabe como melhorar a conexão com a internet em casa, na sua loja ou nos espaços de trabalho? O que eu posso dizer é que existem alguns ajustes que facilitam a troca de dados entre o provedor e os receptores de conexão. Além de tecnologias incríveis para nunca mais receber notificações de “sua internet caiu”. Segue a leitura que eu vou te ajudar com algumas dicas infalíveis!

Como melhorar a conexão com a internet?

As paredes, e até mesmo o piso do local, podem interferir muito na distribuição de sinais. Nem sempre a entrega de uma internet de qualidade depende do provedor, e alguns detalhes fazem total diferença na hora de definir uma estrutura de rede com conexão rápida, estável e segura.

Antes de citar os principais pontos, vou pontuar alguns detalhes que devem ser verificados antes de começar a busca por equipamentos. Veja só!

Mão segurando um celular moderno com luzes e desenhos, simbolizando a velocidade da internet saindo da tela.
  • Escolha um bom lugar para colocar o roteador: se você não sabe como definir isso, utilize os aplicativos que mostram onde é a melhor opção: NetSpot para Mac e NetStumbler para Windows;

  • Realize um teste de velocidade para saber se está recebendo os dados que foram contratados. Uma dica é utilizar o site gratuito “Minha Conexão”.

  • Verifique se o seu computador não está sobrecarregado e remova os programas que impedem que ele funcione de forma rápida;

  • Certifique-se de que a máquina possui um bom antivírus. Alguns intrusos conseguem até “roubar” parte da banda larga e, com isso, a velocidade.

Com todos os pontos acima checados, é hora de conhecer os equipamentos que vão garantir uma conexão com a internet nota 10! Olha só.

Instale um repetidor de sinal no ambiente

Para contextualizar, o modem é um aparelho mais básico que, na maioria das vezes, as empresas de internet disponibilizam gratuitamente para os usuários que contratam os serviços.

Por exemplo, se você contratou uma empresa de internet, técnicos instalaram o modem da operadora e conectaram o seu computador ao provedor de internet, possibilitando a troca de informações entre um e outro. Por isso, sem um modem não é possível se conectar à rede.

Se você possui uma casa ou escritório grandes, e usa equipamentos que exigem uma internet rápida, um modem só pode não ser a melhor opção. Por isso, ter um repetidor de sinal pode acabar com o sufoco e melhorar a conexão com a internet!

Mulher de costas com cabelo loiro olhando para a tela do celular com o símbolo de conexão ativa com a internet (wifi).

Existem vários modelos e marcas, que devem ser escolhidos de acordo com as necessidades do seu espaço. Os mais procurados são conectados na tomada e outros com mais de duas antenas. Conheça:

Invista em um roteador moderno

O roteador é responsável por converter o sinal e permitir que computadores acessem a internet. Diferente do modem, que leva a internet para o espaço definido, roteador também oferece o sinal pelo “ar”, excluindo a necessidade de ligação física entre o computador ou notebook e possibilitando que vários computadores utilizem a conexão ao mesmo tempo.

O que acontece, em muitos casos, é que o roteador pode não ter a tecnologia necessária e o sinal da rede acaba congestionado, diminuindo a velocidade da conexão com a internet. A boa notícia é que vários modelos já oferecem tecnologias modernas para garantir um acesso mais rápido e de qualidade para os usuários.

Homem com camisa xadrez deitado em um sofá azul, navegando pela internet pelo notebook com fones de ouvido.

Basicamente, se você precisa de uma conexão com a internet boa em casa, ou tem uma loja que oferece rede Wi-fi para os clientes, ou é dono de um hotel e precisa garantir que a conexão chegue em cada celular ou computador no espaço, é fundamental ter um roteador impecável. Por isso, selecionei alguns produtos que vão melhorar (e muito) sua conexão. Vamos lá?

Conheça a tecnologia de rede Mesh

Uma das tecnologias que conquistou os consumidores foram os Roteadores Mesh. Eles possuem uma tecnologia que entende a movimentação que o usuário realiza no espaço e oferece sinal, de forma sincronizada e estável por toda área.

Para ficar mais fácil entender, imagine que você está no primeiro andar da empresa, onde normalmente tem internet boa, mas precisa ir com frequência até o segundo andar. Isso não vai ser um problema com o roteador Mesh!

Modem branco no modelo Twibi, sob uma mesa de madeira e com um abajur branco aceso ao lado.

A tecnologia mesh não utiliza apenas um roteador centralizado e consegue cobertura maior do espaço, mesmo em cômodos mais afastados ou com espaços maiores. Além disso, não posso deixar de comentar que algumas opções possuem um design incrível e são muito bonitos!

Se é de cobertura em grandes espaços e tecnologia de ponta que você precisa para melhorar a conexão com a internet, separei os modelos preferidos pelos compradores:

Cabo Ethernet é uma opção viável

A conexão com a internet por cabeamento também é uma opção se você não deseja fazer um investimento, ou não necessita de uma super estrutura de rede no seu ponto de venda. Com o cabo, os dados recebidos para velocidade e estabilidade não se perdem tanto na transmissão e, se o seu aparelho modem ou roteador for mais antigo, vai te ajudar muito neste momento.

 Mão colocando um cabo de conexão ethernet em notebook branco, que está em cima da mesa

Agora que você leu todas as opções de melhorar a conexão com a internet, analise a que atende suas expectativas e tem maior potencial de resolver seus problemas de conexão.

Conexão com a internet: alternativa para todas as necessidades

Por mais que pareça complicado desenvolver uma rede funcionando 100%, hoje em dia existem opções para todas as necessidades no mercado. O que você precisa é entender as suas demandas, o espaço físico, quantos computadores ou aparelhos vão receber os dados e escolher a melhor alternativa pra você.

Eu acompanho o site do Martins.com.br e confiro sempre quais as novidades no segmento de tecnologia, informática e eletrônicos. Posso afirmar que são muitos itens disponíveis para solucionar possíveis problemas de conexão.

E para quem deseja aproveitar as oportunidades de vendas no segmento de eletrônicos, escrevi um texto que pode ajudar muito. Leia: “Busca por eletrônicos para revenda aumenta na pandemia”. Até a próxima!