Tendências e preferências de presente para o Dia das Mães

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Tendências e preferências de presente para o Dia das Mães

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Em maio temos uma data especial para celebrar, que carrega tanto amor, carinho e, claro, uma boa dose de expectativa. No dia 11 de maio, a missão é simples: agradecer, retribuir e fazer com que uma mãe se sinta única e amada. E nada melhor para expressar esse carinho do que escolher o presente para o Dia das Mães.

Mas como se preparar para atender a tantas demandas e preferências? Em 2025, as tendências mudaram e as mães estão cada vez mais exigentes – e os filhos, ansiosos por acertar. 

No artigo de hoje vamos te ajudar a solucionar essa questão. Vamos conversar sobre as expectativas de vendas, as tendências mais quentes do mercado e, claro, as melhores opções de presente para o Dia das Mães para agradar desde as mais tradicionais até as mais modernas.  

Então, siga a leitura e confira!

Afinal, qual é a história do Dia das Mães? 

Antes de irmos para a tão aguardada lista de presente para o Dia das Mães, te convidamos a revisitar a história e entender o contexto da data tão especial. 

Ela surgiu nos Estados Unidos, impulsionada pela ativista Ann Jarvis, que organizou um dia de homenagem às mães em memória a sua própria mãe, uma enfermeira que prestou cuidados médicos durante a Guerra Civil Americana.  

Em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou o Dia das Mães como uma data comemorativa no país. 

Aqui no Brasil, o Dia das Mães foi oficializado em 1932, após um evento realizado em Porto Alegre, em 1918, promovido pela Associação Cristã de Moços.  Desde então, a data se tornou um marco no calendário comercial brasileiro, impulsionando vendas e movimentando a economia de maneira significativa.

Dia das Mães 2025

As expectativas para o Dia das Mães de 2025 seguem positivas. Conforme dados da Globo, divulgados pela CNDL, aproximadamente 82% dos brasileiros planejam celebrar a data, alta de cinco pontos percentuais em relação à intenção de compra no ano passado. 

Além disso, cerca de 71% dos brasileiros deverão presentear alguém nesta data. O mercado de presente para o Dia das Mães deve movimentar em torno de R$ 40 bilhões em 2025, de acordo com dados do CNDL, SPC Brasil e Offerwise.  

Viu só como essa é uma excelente oportunidade para alavancar as suas vendas? Mas vamos falar um pouquinho mais dessa pesquisa de mercado, que já sinaliza as tendências para as vendas:

  • 60% das mães gostariam de ajuda nas tarefas domésticas, como limpeza e cuidado dos filhos;
  • 42% dos consumidores planejam gastar mais de R$ 300 com compras para o Dia das Mães;
  • 49% dos consumidores planejam gastar entre R$ 51 a R$ 200 com presentes;
  • A maioria das pessoas prefere celebrar em casa, com 24% planejando uma refeição especial em casa. Bom para supermercados e atacarejos, que vão se beneficiar com esse comportamento de consumo;
  • 30% das mães preferem ganhar experiências mais pessoais, como viagens ou gestos de carinho.

Em relação à preferência de presente para o Dia das Mães em 2025, a pesquisa mostrou que perfumes e cosméticos continuam sendo os itens mais procurados (34%). 

Em seguida, 22% vão optar por roupas e 15% por chocolates e doces. Smartphones (6%) e eletrodomésticos (9%) são mais citados pelas mães do que pelos filhos e companheiros. 

Tendências de presentes para o Dia das Mães

Para se destacar no mercado e oferecer produtos que atendam às demandas atuais, o varejista precisa estar atento às tendências que estão em alta. Você já viu que o presente para o Dia das Mães em 2025 vai muito além de simples objetos – ele precisa ser significativo, prático e, muitas vezes, pessoal.

Pensando nessa experiência que as consumidoras buscam, apresentamos a você algumas tendências para ficar de olho na hora de renovar o estoque sazonal da sua loja. 

1. Produtos sustentáveis

Cada vez mais, as mães estão optando por produtos que contribuem para o meio ambiente. Itens sustentáveis, como cosméticos naturais, acessórios feitos com materiais recicláveis ou orgânicos, têm ganhado muita popularidade no comércio.  

2. Tecnologia de bem-estar  

A tecnologia não ficou de fora das opções de presente para o Dia das Mães em 2025. Produtos como pulseiras de atividade física, aparelhos de massagem, monitores de sono e aparelhos de meditação estão em alta. Eles são perfeitos para mães que buscam mais equilíbrio e qualidade de vida. 

3. Dispositivos para casa inteligente

A casa inteligente já faz parte da rotina de muitas famílias. No Dia das Mães de 2025, dispositivos como assistentes virtuais, termostatos inteligentes e lâmpadas conectadas são boas opções populares para as mamães que buscam praticidade e conveniência. 

4. Experiências personalizadas

Em vez de um presente físico, as experiências personalizadas também estão em alta. Ofereça aos seus clientes a possibilidade de dar experiências como um dia de spa, sessões de fotos profissionais ou até oficinas de culinária. Esse tipo de presente tem o poder de criar memórias inesquecíveis. 

Como ajudar o cliente a escolher certo?

A escolha do presente para o Dia das Mães perfeito exige atenção e carinho. E você pode ajudar o seu cliente nessa tarefa especial! 

Antes de tudo, é importante entender o perfil da mãe que vai ser presenteada. Algumas preferem algo prático e útil, enquanto outras buscam um presente mais emotivo ou relacionado ao autocuidado.  

Pergunte aos filhos ou à própria mãe sobre os gostos pessoais e considere as necessidades reais de cada. Elas querem utensílios de cozinha, aparelhos de limpeza ou produtos para o uso pessoal

Outra dica importantíssima é oferecer opções de presente para o Dia das Mães personalizados, como camisetas com estampas exclusivas, joias gravadas, kits de beleza customizados etc. 

Importante considerar também que nem todos os consumidores têm o mesmo orçamento. Por isso, ofereça opções de presentes para todas as faixas de preço. 

Ideias de presente para o Dia das Mães 

Com base nas dicas, aí vão algumas ideias de presente para o Dia das Mães que se aplicam a diversos segmentos: 

A chave para conquistar o coração das matriarcas está na personalização e na atenção aos detalhes do presente.  O mais importante é que o presente demonstre o quanto elas são especiais. 

O varejo tem a oportunidade de criar um ambiente de compra que não só atenda às expectativas, mas também surpreenda positivamente os consumidores, fortalecendo a fidelidade à marca. 

E aí, preparado para vender em uma das datas mais importantes do comércio? Então mãos à obra e bora planejar esse mix!

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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