Venda de produtos orgânicos em alta no varejo alimentar

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Venda de produtos orgânicos em alta no varejo alimentar

Sumário

A venda de produtos orgânicos no varejo alimentar se tornou muito mais do que um hábito de vida saudável. Já é uma necessidade diante da alta demanda do mercado consumidor.

Os brasileiros estão consumindo cada vez mais produtos de qualidade e que garantam o bem-estar da família e do meio ambiente em que se insere. Ainda que a venda de produtos orgânicos possa onerar um pouco mais para as duas partes, essa não é uma preocupação para o cliente.

A tendência é de se importar menos com o preço e mais com a qualidade do produto. Nessa linha, a categoria se torna altamente rentável para o varejista. Está pensando em incrementar a venda de produtos orgânicos na sua loja?

A seguir vamos te mostrar o quanto a oportunidade de negócio é boa e como impulsionar as vendas da categoria no seu supermercado ou mercearia. Boa leitura!

Um negócio rentável

A venda de produtos orgânicos pode ser muito rentável para a loja. A categoria abrange uma boa parcela da população brasileira. De acordo com a pesquisa “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023”, a cada 1 mil brasileiros, 360 consomem orgânicos.

Essa estimativa representa quase metade (46%) da população. O crescimento no consumo desses alimentos foi de 16% entre 2022 até o primeiro semestre de 2023. As regiões que mais se destacam no consumo e venda de produtos orgânicos são:

  1. Nordeste (45%)
  2. Centro-Oeste (42%)
  3. Sul (39%)
  4. Sudeste (30%)
  5. Norte (16%) 

O estudo é encomendado pela Organis, que aponta entre os principais fatores do aumento a associação direta como opção alimentar mais saudável. Os produtos orgânicos são livres de agrotóxicos e pesticidas, focando em uma produção mais nutritiva e segura. 

Outro motivo para a alta no consumo é explicado pela preocupação acentuada com o meio ambiente. Produtos mais naturais, sem conservantes ou substâncias químicas remetem diretamente à preservação do meio ambiente. 

É por isso que, geralmente, as embalagens de produtos orgânicos são feitas com materiais recicláveis ou por empresas que trabalham a gestão consciente de resíduos, deixando essas informações claras nos rótulos.

A venda de produtos orgânicos, ainda conforme o estudo da Organis, acontece principalmente no supermercado por 83% dos consumidores. Eles preferem ver os itens em gôndolas ou seções específicas. 

Certificação

Não basta só planejar a venda de produtos orgânicos sem comprovação. O ideal é que você possa comprar de fornecedores e produtores realmente certificados. 

O selo de certificação orgânica é concedido por meio de certificadoras devidamente credenciadas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Mapa. Ele fica anexado na embalagem como garantia de que aquele produto é de fato orgânico.

Para que o produtor orgânico tenha o seu produto certificado, precisa passar por uma série de normas. Entre elas, respeitar a natureza e diversificar as culturas para manter o solo da plantação nutritivo. Além disso, usar insumos naturais e não-nocivos à saúde humana e animal. 

Você deve estar pensando se de fato o consumidor está preocupado com isso e vai ligar para o selo certificando a produção orgânica. Pois te digo que sim!

O mesmo panorama mostrou que, para 13% das pessoas, o selo de certificação do alimento orgânico é fundamental. Ademais, 76% dos consumidores sabem da existência do selo para certificar se o produto é realmente orgânico.

Viu só como é preciso priorizar os alimentos com a certificação? Então, fique atento às embalagens, porque o seu cliente também vai estar. A propósito, a venda de produtos orgânicos só está autorizada aos supermercados mediante o selo.

Os principais produtos orgânicos

Quando falamos que a venda de produtos orgânicos pode onerar mais é porque, comprovadamente, esses produtos são mais caros do que os produtos tradicionais. 

A justificativa se daria ao fato de que, por não usarem agrotóxicos, a produção é mais lenta e em menor escala. Esse tipo de prática acaba encarecendo mais a produção e reduzindo a oferta desses itens no mercado. 

Lembrando que o foco do produtor não é quantidade, mas sim a qualidade. E o cliente responde bem a isso. De acordo com o levantamento da Organis, 43% dos entrevistados estão dispostos a desembolsar até 20% a mais pelos alimentos orgânicos.

Entre os principais alimentos mais consumidos estão a banana, a batata e a alface. O grande desafio dos mercados é ampliar a variedade de orgânicos como carnes, derivados de leite, grãos e vinhos. 

E atenção:  produtos orgânicos não são apenas os hortifrútis, vai muito além disso. Por exemplo:

Além disso, a categoria de produtos de higiene e cuidados pessoais também vem explorando muito bem a produção orgânica em itens como sabonetes, loções hidratantes, shampoos, máscaras e desodorantes.

Como promover a venda de produtos orgânicos

homem com cesta de supermercado na mão lendo sobre produto

Hora de planejar a venda de produtos orgânicos. Vamos trazer alguns pontos necessários que vão te ajudar a impulsionar a categoria na sua loja. Preparado? Então continua a leitura que já estamos na reta final.

1. Crie um setor exclusivo

Com base na pesquisa mais recente no ramo, podemos perceber que o consumidor de orgânicos tem preferência por uma gôndola dedicada ou espaço exclusivo na loja destinado à venda de produtos orgânicos.

Por isso, crie um “cantinho saudável” para facilitar a identificação dos clientes com os produtos. Faça uma boa sinalização para que eles encontrem com facilidade a categoria. 

No caso de bebidas, exponha em refrigeradores de fácil acesso com o intuito de incentivar mais a venda das bebidas frescas e prontas para beber. Importante não misturar orgânicos com produtos convencionais a fim de evitar risco de contaminação. 

2. Faça uma campanha de incentivo

A melhor forma de vender orgânicos é com uma boa ação de marketing e estratégia de vendas. Pode ser que na sua localidade, o consumo ainda não seja muito popular. Você precisa estimulá-lo.

Faça então uma campanha mostrando os benefícios do consumo de produtos orgânicos e como funciona a produção deles. Pregue a mensagem de que o cliente paga por qualidade e saúde, ainda que pague um pouco a mais por isso.

Use esses dados das estatísticas de mercado para incentivar o cliente a adquirir mais produtos orgânicos. Mostre a ele que, na sua loja, só entra produto com certificação orgânica na categoria. 

3. Recorra às redes sociais

Essa divulgação de incentivo ao consumo de orgânicos deve se estender para os canais virtuais. São lá que os potenciais clientes de orgânicos, os públicos mais jovens e mais engajados na causa ambiental e de bem-estar estão. 

Crie um catálogo especial de itens orgânicos para as vendas no Instagram ou pelo WhatsApp Business

Outra ideia é criar um programa de assinaturas para que os seus clientes possam receber toda a semana a lista de produtos orgânicos disponíveis na loja. Assim, eles se programam e você não perde a venda, nem corre o risco de os produtos perecerem nas gôndolas.

A propósito, esse é mais um cuidado que você deve ter, já que a maior parte de orgânicos é perecível. Se for o caso, faça promoções relâmpagos e pontuais para vender o produto mais rápido.

4. Incentive o ecossistema

Uma coisa que também é muito bacana de se fazer é disseminar a conscientização sobre a cadeia produtiva de orgânicos e os impactos dela, especialmente, na agricultura alimentar e de pequenas empresas.

Falar ainda sobre os alimentos orgânicos conterem melhor valor nutricional com lipídios, proteínas e sais minerais de mais qualidade do que os produtos industrializados – à base de conservantes e aditivos químicos.

Quando você vende o mix de produtos orgânicos na sua loja, você contribui com a sustentabilidade ambiental e consegue, aos poucos, disseminar ainda mais esse ecossistema de produtos mais saudáveis. 

Aproveite agora mesmo as inúmeras oportunidades que o mercado tem a oferecer e abre espaço na sua loja para a venda de produtos orgânicos.

Sucesso nas vendas e até a próxima!

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