Já falamos sobre a importância da marca, se você optou por ter uma marca, saiba aqui sobre a importância de se obter o patrimônio da marca.
PATRIMÔNIO DE MARCA (BRAND EQUITY)
As marcas variam quanto ao seu poder e valor. Em um extremo estão marcas que não são conhecidas pela maioria dos compradores. Em segundo lugar as marcas que têm um bom nível de conscientização de marca. Depois as marcas com alto grau de aceitabilidade de marca, seguidas daquelas com alto grau de preferência da marca.
Cinco tipos de atitudes do cliente em relação a sua marca, sendo o último o de máxima fidelidade.
- O cliente que trocará de marca, especialmente por razões de preço. Sem fidelidade à marca.
- O cliente está satisfeito. Não há razão para trocar de marca
- O cliente está satisfeito e incorrerá em custos se trocar de marca
- O cliente valoriza a marca e a considera parte de sua vida
- O cliente é devotado à marca
O patrimônio de marca relaciona-se diretamente ao número de clientes nas classes 3, 4 ou 5. Também se relaciona ao:
– grau de reconhecimento da marca,
– à qualidade percebida pela marca,
– fortes associações emocionais e mentais
– outras propriedades como patentes, marcas registradas e relacionamento nos canais.
O Patrimônio de marca está claramente relacionado ao adicional de preço de que desfruta multiplicado pelo volume adicional que movimenta em relação a uma empresa média.
Vantagens de alto valor do patrimônio da marca
– custos de marketing reduzidos devido à conscientização e à fidelidade dos consumidores pela marca
– maior poder de negociação com os distribuidores e varejistas, porque os consumidores esperam que eles tenham a marca
– a empresa pode cobrar um preço maior porque a marca tem maior qualidade percebida.
– Maior facilidade de lançar extensões de linha devido à credibilidade da marca
– Oferece defesa contra concorrência de preço
A marca deve ser continuamente gerenciada para não perder seu valor:
– melhorar a conscientização da marca
– sua qualidade
– sua funcionalidade
– associações positivas a ela
Para isto é necessário sempre manter a habilidade de comunicação, um excelente atendimento ao cliente e varejista e investimento em P & D.