Mix de produto (sortimento de produtos) é o conjunto de todos os produtos e itens que um vendedor põe à mesa.
O mix de produtos de uma empresa possui:
– Abrangência do composto: quantidade de linhas de produtos diferentes que a empresa traz.
– Extensão do composto de produtos: número total de itens no mix
– Profundidade do composto de produtos: quantas opções são oferecidas em cada produto da linha.
– Consistência: proximidades com que as várias linhas de produtos estão ligadas quanto ao uso final, exigências de produção, aos canais de distribuição ou a algum outro critério.
Essas quatros dimensões do mix de produtos permite a empresa expandir seus negócio de quatro maneiras.
– novas linhas de produtos para expandir a abrangência
– aumentar a extensão de cada linha de produtos
– adicionar mais opções para cada produto e aprofundar seu mix de produtos
– perseguir maior consistência na linha de produtos.
DECISÕES DE LINHA DE PRODUTOS
Normalmente as empresas, ao oferecer uma linha de produtos desenvolvem uma plataforma e módulos básicos que podem ser somados para atender a diferentes exigências dos consumidores.
ANÁLISE DA LINHA DE PRODUTOS
Os gerentes de linhas de produtos precisam conhecer as vendas e os lucros de cada item em sua linha de produtos, para determinar qual deles deverão aumentar, diminuir, manter, colher ou abandonar. É preciso ainda entender o perfil de mercado de cada linha de produtos.
Vendas e lucro
– Uma alta concentração de vendas em poucos itens significa que a linha é vulnerável. Então estes itens devem ser cuidadosamente monitorados e protegidos.
– Itens que contribuem com poucas vendas e pouco lucro devem ser abandonados a não ser que eles possuam forte potencial de crescimento.
Perfil do mercado
O mapa de produtos é útil para planejar a estratégia de marketing de linha de produtos.
– ele mostra quais os itens do concorrente que estão competindo com o item da empresa
– ele mostra ainda novos itens que a empresa pode explorar
– através do mapa pode ser identificado novos segmentos
Após executar sua análise, o gerente de linha de produtos deve considerar as decisões a respeito de:
– extensão
– modernização
– caracterização
– redução da linha de produto para o mix de produtos