Mix de produto (sortimento de produtos) é o conjunto de todos os produtos e itens que um vendedor põe à mesa.

 

O mix de produtos de uma empresa possui:

 

– Abrangência do composto: quantidade de linhas de produtos diferentes que a empresa traz.

– Extensão do composto de produtos: número total de itens no mix

– Profundidade do composto de produtos: quantas opções são oferecidas em cada produto da linha.

– Consistência: proximidades com que as várias linhas de produtos estão ligadas quanto ao uso final, exigências de produção, aos canais de distribuição ou a algum outro critério.

 

Essas quatros dimensões do mix de produtos permite a empresa expandir seus negócio de quatro maneiras.

 

– novas linhas de produtos para expandir a abrangência

– aumentar a extensão de cada linha de produtos

– adicionar mais opções para cada produto e aprofundar seu mix de produtos

– perseguir maior consistência na linha de produtos.

 

DECISÕES DE LINHA DE PRODUTOS

Normalmente as empresas, ao oferecer uma linha de produtos desenvolvem uma plataforma e módulos básicos que podem ser somados para atender a diferentes exigências dos consumidores.

 

ANÁLISE DA LINHA DE PRODUTOS

Os gerentes de linhas de produtos precisam conhecer as vendas e os lucros de cada item em sua linha de produtos, para determinar qual deles deverão aumentar, diminuir, manter, colher ou abandonar. É preciso ainda entender o perfil de mercado de cada linha de produtos.

 

Vendas e lucro

– Uma alta concentração de vendas em poucos itens significa que a linha é vulnerável. Então estes itens devem ser cuidadosamente monitorados e protegidos.

– Itens que contribuem com poucas vendas e pouco lucro devem ser abandonados a não ser que eles possuam forte potencial de crescimento.

 

Perfil do mercado

 

O mapa de produtos é útil para planejar a estratégia de marketing de linha de produtos.

–  ele mostra quais os itens do concorrente que estão competindo com o item da empresa

– ele mostra ainda novos itens que a empresa pode explorar

– através do mapa pode ser identificado novos segmentos

 

Após executar sua análise, o gerente de linha de produtos deve considerar as decisões a respeito de:

– extensão

– modernização

– caracterização

– redução da linha de produto para o mix de produtos

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