Estudos já demonstraram que as cores são capazes de causar diferentes sensações no ser humano. E cada tom é responsável por desencadear uma emoção diferente.
A psicologia das cores, que trata em detalhes sobre essa relação, possibilitou, então, escolhas de tonalidades adequadas para diferentes situações.
Muitas vezes, essa escolha é até inconsciente, como no simples ato de definir a roupa ideal todas as manhãs, mas também pode ser planejada, como na decisão das cores em uma peça publicitária ou até mesmo para a composição de uma loja.
Principalmente nos dois últimos casos, nenhuma cor deve ser decidida por acaso. E é nisso que a psicologia das cores vem auxiliar.
Influência das cores no varejo
Para o varejista, é um estudo indispensável que deve ser levado em conta em todos os aspectos da empresa, seja na logomarca, nas cores das paredes e até no e-commerce, é preciso ter noção do que se quer transmitir.
A atenção para as cores deve ser em dobro até na escolha dos produtos comercializados. Devido ao grande número de opções, as cores que mais se destacam sob o olhar do cliente costumam definir a venda.
Por ser um estímulo direto ao cérebro, o poder das cores é inquestionável! Uma pesquisa do site Viver de Blog mostra que 93% dos consumidores observam o aspecto visual do produto para comprá-lo.
Além disso, 6% se preocupam com a textura e apenas 1% decide pelo som ou cheiro. Isso mostra que o foco do varejista deve ser na comunicação visual.
A pesquisa também constatou que 60% da aceitação ou rejeição de um produto/serviço pode se dar devido à cor. Além disso, 80% das pessoas acreditam que as cores podem aumentar o reconhecimento de uma marca.
Significado das cores

Agora que você já sabe o quão positivos podem ser os resultados de uma boa paleta de cores, confira alguns significados dos principais tons:
Vermelho
Está relacionado à paixão e emoções. É uma cor diretamente ligada à atividade, capaz de passar a sensação de força, energia e confiança.
De acordo com a pesquisa, é comum ser usada em restaurantes para despertar o apetite, além de demonstrar urgência, por isso é ideal para promoções e para estimular as compras compulsivas.
Amarelo
Uma cor relaxante, ligada ao bem-estar, a alegria, ao conhecimento e ao otimismo. Seu brilho é energizante, capaz de tornar as pessoas mais interativas.
É uma boa opção para a época do verão. A pesquisa mostrou que é ideal para chamar a atenção em exposições e vitrines, podendo ser usada para destacar elementos importantes.
Azul
Representa espiritualidade, fé, paz e tranquilidade. Transmite segurança e harmonia. De acordo com a pesquisa, é ideal para promover a confiança na marca, além de estimular a produtividade e a criatividade. Pode representar também a água e o frio.
Verde
Cor do equilíbrio, da calma e da boa sorte. Representa bem a natureza, o meio ambiente e passa a sensação de saúde, sendo uma ótima opção para a sessão de alimentos.
Para a pesquisa, tem efeito calmante e ajuda a aliviar o stress. Possui também ligação com a juventude, além de ser um símbolo de fertilidade. Foque nesta cor para transmitir relaxamento e riqueza, pois é a cor do dinheiro.
Roxo e violeta
São cores ligadas à nobreza, à transformação, à intimidade e à beleza. É principalmente usada para destacar produtos criativos, inovadores e para o público jovem.
A pesquisa mostrou que o roxo estimula a área do cérebro responsável pela resolução de problemas, além de ser ideal para cosméticos e situações nas quais a intenção é demonstrar inteligência e imaginação.
Analise sempre a sua paleta de cores, comparando-as com os resultados que deseja alcançar. Para isso, use e abuse dos significados das cores!
Lembre-se, as dicas valem para um cartão de visitas, para a composição da vitrine e cartazes e para o que mais você quiser, pois podem ser usadas nos mais variados casos!
Tons ideais garantem boa parte dos resultados, mas para o sucesso completo, acesse www.martins.com.br e venha colorir de lucros os seus negócios!