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Estudos já demonstraram que as cores são capazes de causar diferentes sensações no ser humano e cada tom é responsável por desencadear uma emoção diferente. A psicologia das cores, que trata em detalhes sobre essa relação, possibilitou, então, escolhas de tonalidades adequadas para diferentes situações. Muitas vezes, essa escolha é até inconsciente, como no simples ato de definir a roupa ideal todas as manhãs, mas também pode ser planejada, como na decisão das cores em uma peça publicitária ou até mesmo para a composição de uma loja.

 

como-vender-usando-a-psicologia-das-coresPrincipalmente nos dois últimos casos, nenhuma cor deve ser decidida por acaso, e é nisso que a “psicologia das cores” vem auxiliar. Para o varejista, é um estudo indispensável que deve ser levado em conta em todos os aspectos da empresa, seja na logomarca, nas cores das paredes e até no e-commerce, é preciso ter noção do que se quer transmitir. A atenção para as cores deve ser em dobro até na escolha dos produtos comercializados. Devido ao grande número de opções, as cores que mais se destacam sob o olhar do cliente costumam definir a venda.

Por ser um estímulo direto ao cérebro, o poder das cores é inquestionável! Uma pesquisa do site Viver de Blog mostra que 93% dos consumidores observam o aspecto visual do produto para comprá-lo, 6% se preocupam com a textura e apenas 1% decide pelo som ou cheiro. Isso mostra que o foco do varejista deve ser na comunicação visual. A pesquisa também constatou que 60% da aceitação ou rejeição de um produto/serviço pode se dar devido à cor. Além disso, 80% das pessoas acreditam que as cores podem aumentar o reconhecimento de uma marca

 

Agora que você já sabe o quão positivos podem ser os resultados de uma boa paleta de cores, confira alguns significados dos principais tons:

 

Vermelho: está relacionado à paixão e emoções. É uma cor diretamente ligada à atividade, capaz de passar a sensação de força, energia e confiança. De acordo com a pesquisa, é comumentemente usada em restaurantes para despertar o apetite, além de demonstrar urgência, por isso é ideal para promoções e para estimular as compras compulsivas.

 

Amarelo: uma cor relaxante, ligada ao bem-estar, a alegria, ao conhecimento e ao otimismo. Seu brilho é energizante, capaz de tornar as pessoas mais interativas. É uma boa opção para a época do verão. A pesquisa mostrou que é ideal para chamar a atenção em exposições e vitrines, podendo ser usada para destacar elementos importantes.

 

Azul: representa espiritualidade, fé, paz e tranquilidade. Transmite segurança e harmonia. De acordo com a pesquisa, é ideal para promover a confiança na marca, além de estimular a produtividade e a criatividade. Pode representar também a água e o frio.

 

Verde: cor do equilíbrio, da calma e da boa sorte. Representa bem a natureza, o meio ambiente e passa a sensação de saúde, sendo uma ótima opção para a sessão de alimentos. Para a pesquisa, tem efeito calmante e ajuda a aliviar o stress. Possui também ligação com a juventude, além de ser um símbolo de fertilidade. Foque nesta cor para transmitir relaxamento e riqueza, pois é a cor do dinheiro.

 

Roxo e violeta: são cores ligadas à nobreza, à transformação, à intimidade e à beleza. É principalmente usada para destacar produtos criativos, inovadores e para o público jovem. A pesquisa mostrou que o roxo estimula a área do cérebro responsável pela resolução de problemas, além de ser ideal para cosméticos e situações nas quais a intenção é demonstrar inteligência e imaginação

 

psicologia-das-coresAnalise sempre a sua paleta de cores, comparando-as com os resultados que deseja alcançar. Para isso, use e abuse dos significados das cores! Lembre-se, as dicas valem para um cartão de visitas, para a composição da vitrine e cartazes e para o que mais você quiser, pois podem ser usadas nos mais variados casos! Tons ideais garantem boa parte dos resultados, mas para o sucesso completo, acesse www.martins.com.br e venha colorir de lucros os seus negócios!

 

 

Infográfico Psicologia das Cores
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