Bar Mercearia é grande tendência em 2019. Como ele é?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Sumário

Espaços de socialização tão populares como os bares apresentam uma tendência natural de transformação com o passar do tempo. Isso se deve ao gosto das pessoas: dependendo da demanda do momento, ele muda de formato, e cabe ao dono do negócio ter visão para investir na moda da vez para atrair mais clientes. Um exemplo desse fenômeno é o bar mercearia, algo que está longe de ser novidade nos bairros, mas tem ganhado força e chamado atenção no centro.

Um bar mercearia une o que há de melhor nesses dois estabelecimentos, com tudo que um mercado oferece durante o dia aliado às excelentes possibilidades tradicionalmente associadas ao período da noite, como a venda de bebidas alcoólicas, o que faz do lugar um novo point de agitação.

Quer saber como isso funciona? Então acompanhe.

O que é o bar mercearia

Na prática, o bar mercearia é um estabelecimento que não se restringe a um único tipo de serviço ou público-alvo. Como ele opera em diferentes períodos, o ambiente serve tanto para venda de produtos, que podem ir de alimentos a artigos de higiene, quanto para atividades de lazer.

Geralmente, esse tipo de negócio surge espontaneamente, ou seja, no início, começa com uma mercearia como outra qualquer onde são disponibilizados produtos de uso cotidiano em casas ou outros pequenos estabelecimentos da região.

Com o tempo, as pessoas começam a passar mais tempo no local, se reúnem na calçada para tomar aquela cervejinha no final da tarde, criando uma demanda por outro tipo de serviço, como porções ou espetinhos. Dessa forma, surge a oportunidade para um empreendedor ampliar seus serviços. Da noite pro dia, tcharam: surge o bar mercearia!

Locais como ruas frequentadas por estudantes universitários, por exemplo, costumam ser muito bem aproveitadas por donos de bar mercearia. É comum ver eventos sendo criados espontaneamente pela garotada, uma excelente oportunidade de lucro para quem souber aproveitar.

A novidade nos centros

Embora não seja novidade, o bar mercearia tem dado o que falar por ser uma nova tendência em bairros localizados nos centros das cidades. Se antes esse tipo de negócio estava mais restrito aos bairros e até mesmo a municípios do interior, agora ele parece tomar conta dos locais mais badalados, adquirindo até um perfil mais descolado.

O ar mais interiorano acaba sendo um atrativo nas regiões centrais. Cada vez mais novos estabelecimentos têm aproveitado esse estilo e conseguido bons lucros.

O local pode funcionar como uma alternativa rápida para compras dia a dia, mantendo sua proposta original, mas seguir atendendo ao longo das tardes e noites, já se concentrando em um público interessado no happy hour. Por isso, acaba sendo um atrativo para moradores da região e, quando apresenta diferenciais interessantes, também para pessoas vindas de outras áreas.

Em grandes cidades como São Paulo, por exemplo, esses tipos de estabelecimentos têm conquistado clientes por reunirem dois diferenciais: o atendimento personalizado, próximo, e, evidentemente, os preços baixos.

Pensando de uma maneira estratégica, o bar mercearia é uma ideia que permite resultados para quem tem a veia empreendedora. Você pode pensar nele como um negócio altamente adaptado para os tempos modernos, gerando resultados de acordo com o perfil do consumidor, independentemente do horário.

Alternativas ao tradicional

Outra diferença dessa tendência em relação a outros tipos de serviços se dá na liberdade para o cliente. No bar mercearia você não precisa gastar tanto quanto na ida a restaurantes ou a casas noturnas, muito menos tem que ficar restrito a um ambiente fechado.

Neles é possível tomar sua bebida e comer seu petisco sentado em uma mesa confortável, rodeado por amigos e sendo atendido por alguém de confiança, pois, na maioria das vezes, o dono do estabelecimento passa a ser bem próximo de seus clientes. Pensando sob o ponto de vista do empreendedor, essa é uma ótima oportunidade para quem pretende fidelizar clientes.

Postos de gasolina, por exemplo, mostram a força dessa tendência de misturar negócios que teoricamente se destinariam a atividades diferentes. Lojas de conveniência em postos costumam reunir grandes grupos em determinados horários, seja para comprar produtos de conveniência, seja para, a partir do fim da tarde, funcionarem como pontos de encontro.

Para 2019, a tendência é que o bar mercearia confirme seu potencial dentro do mercado. Trata-se de uma solução criativa que tem sido cada vez mais valorizada pelos consumidores dos grandes centros.

O bar mercearia é uma importante oportunidade de mercado. Quer mais dicas para empreender? Então confira também como montar um minimercado.

Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima