Que tal conversarmos hoje sobre um nicho que está bombando e pode trazer ótimos resultados para a sua loja? O mercado de bebida isotônica tem crescido a passos largos desde a pandemia, quando o consumidor começou a perceber que essa bebida não é só para os atletas, mas para quem busca uma hidratação eficiente durante o dia a dia.
Aqui não estamos falando apenas de bebidas que ajudam a “dar aquele gás” na corrida da vida, mas também de um mercado que cada vez mais se aproxima do público geral, com a promessa de manter o corpo equilibrado e hidratado, seja no trabalho, na prática de atividades físicas ou, claro, até nas folias de Carnaval.
Se você é dono de um comércio, um distribuidor ou até mesmo um varejista que quer impulsionar as vendas, o momento de investir em bebida isotônica é agora. O artigo de hoje é pra você!
Mercado de bebida isotônica
A Mordor Intelligence aponta, em um relatório robusto sobre o setor, que o mercado de bebida isotônica deve registrar um crescimento de 11,02% até 2027.
Conforme o estudo, a pandemia alimentou as vendas de bebidas isotônicas, pois a hidratação e a nutrição foram usadas na recuperação de pacientes com Covid-19 e parte importante do tratamento médico.
Alguns estudos apontaram que a gravidade da doença estaria associada a concentrações mais baixas de sódio, potássio e cálcio no organismo, o que leva a desequilíbrios eletrolíticos nos pacientes.
Essa é uma nova tendência de mercado. Nos últimos anos, essas bebidas saíram do círculo dos atletas profissionais e passaram a ganhar as prateleiras de supermercados, farmácias e lojas especializadas de forma massiva para quem busca hidratação e saúde.
Características e a importância do consumo
E se você quer vender bebida isotônica, também é importante entender o que elas são e como funcionam no corpo.
Esse tipo de produto é uma solução que contém os mesmos níveis de concentração de eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cálcio, que o sangue humano.
Essa composição é essencial para a rápida absorção da água e para reposição dos sais minerais perdidos durante atividades físicas, sendo essencial para evitar desidratação.
1. Carboidratos
As bebidas isotônicas têm carboidratos simples (açúcares) em sua composição. Esses carboidratos ajudam a fornecer energia rápida durante a prática de atividades físicas intensas.
2. Sódio e potássio
Esses dois eletrólitos são responsáveis por equilibrar o nível de hidratação e facilitar a recuperação dos músculos. Eles são essenciais para a condução dos impulsos nervosos e para o bom funcionamento muscular, prevenindo câimbras e outras condições relacionadas à desidratação
3. Fórmulas com vitaminas
Algumas bebidas isotônicas contam com vitaminas adicionais, como a vitamina C e o complexo B, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a combater os efeitos do estresse oxidativo no corpo.
Uma série de benefícios
Por isso, beber isotônico durante atividades físicas, ou mesmo no dia a dia, traz uma série de benefícios para o corpo, como a manutenção do equilíbrio de fluidos, prevenção da desidratação, aumento da resistência física e aceleração da recuperação muscular.
Se você é um varejista, é importante informar seus clientes sobre os benefícios de consumir bebidas isotônicas em atividades físicas ou em dias quentes.
Elas não são apenas para quem está treinando pesado, mas também para quem se preocupa com uma boa hidratação, seja para enfrentar o calor ou para dar aquele up durante o trabalho.
Mais hidratação no Carnaval
E por falar em hidratação, o Carnaval já está aí e é uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas de isotônicos.
A ideia aqui não é só a galera que está na academia, mas principalmente aquelas pessoas que buscam se manter hidratadas durante os blocos, desfiles e festas nas ruas.
Afinal, ninguém quer perder a energia depois de horas de folia, não é mesmo?
A bebida isotônica ajuda na reposição dos líquidos e eletrólitos perdidos pelo suor, o que faz delas a escolha perfeita para quem vai dançar, pular e curtir o Carnaval ao máximo.
Além disso, há quem associe a bebida com a ideia de energia, e isso pode ser um ótimo gancho para a promoção do produto em época de festa.
Como montar seu estoque de bebida isotônica
Agora que você já sabe que o mercado de bebidas isotônicas não está apenas ligado ao universo dos esportes, vamos falar sobre como montar o mix ideal de produtos para atrair e fidelizar seus clientes.
1. Variedade de sabores
As pessoas estão cada vez mais buscando opções diversificadas. Aposte em sabores mais tradicionais, como limão, laranja e maracujá, mas não deixe de incluir opções inovadoras, como sabores tropicais e até misturas com gengibre ou pimenta, que podem agradar aos mais aventureiros.
2. Isotônicos diet ou zero
Existe um público crescente em busca de alternativas com menos açúcar ou sem calorias. Para esse nicho, as versões diet ou zero de bebidas isotônicas são fundamentais.
Se você tiver essas opções no seu estoque, vai conquistar aquele consumidor que se preocupa com a ingestão de calorias, mas não quer abrir mão de uma boa hidratação.
3. Embalagens variadas
Não se esqueça de apostar em diferentes tamanhos de embalagem. Além das garrafinhas convencionais, a bebida isotônica em sachês é perfeita para quem quer carregar o produto na mochila ou no bolso e também são práticas para quem pratica atividades físicas, como corridas ou treinos na academia.
4. Linha premium
Para quem quer elevar a experiência, não se esqueça de oferecer produtos com uma pegada mais premium. Com mais fórmulas funcionais (com vitaminas extras ou aditivos antioxidantes), esses isotônicos são uma excelente opção para o consumidor que está disposto a investir mais em sua saúde e desempenho.
5. Bebidas isotônicas infantis
A hidratação também é importante para as crianças, especialmente em períodos de calor ou após atividades físicas. Ofereça opções com sabores mais suaves e menos açúcar, formuladas para o público infantil.
Existem bebidas isotônicas com embalagem e sabor mais atraentes para o público jovem, o que pode ser um ótimo diferencial para atrair pais e mães.
Dicas para atrair mais vendas
Bom, agora é hora de pensar em como expor essas bebidas isotônicas na sua loja, seja em farmácias, supermercados ou qualquer outro ponto de venda.
Uma exposição bem-feita pode aumentar as vendas e chamar a atenção de novos consumidores. Veja as dicas:
- Segmentação por categoria: crie seções específicas para diferentes tipos de bebidas isotônicas como tradicionais ou com baixo teor de açúcar;
- Displays atrativos: use displays em pontos estratégicos da loja, como no final dos corredores ou perto dos caixas. Expositores com banners coloridos e informações sobre os benefícios da bebida isotônica podem chamar a atenção do consumidor;
- Iluminação focada: iluminar bem as prateleiras de bebidas isotônicas vai chamar a atenção do cliente enquanto ele circula pela loja;
- Exposição próxima a itens esportivos: em mercados e farmácias, posicione a bebida isotônica perto de outros produtos relacionados ao bem-estar, como suplementos alimentares, protetores solares e até mesmo roupas esportivas;
- Água e sucos naturais: em farmácias, é interessante posicionar as bebidas isotônicas perto das seções de água, sucos naturais ou chás. Esses produtos, embora diferentes, podem ser consumidos de forma complementar, especialmente durante a hidratação pós-exercício.
Capriche nas suas estratégias de vendas de bebida isotônica e sucesso!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
