As fraldas são consideradas geradoras de tráfego em farmácias e supermercados, ou seja, os clientes vão em busca desses produtos nos canais de varejo. Por outro lado, a melhor opção para o lojista abastecer seu estoque é comprando fraldas no atacado.
As fraldas no atacado aumentam a rentabilidade com as vendas e permite que a loja trabalhe as mais variadas marcas no mix. Flexibiliza ainda a criação de promoções para atrair mais clientes para o estabelecimento.
Como está a venda de fraldas na sua loja? Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse mercado que vem crescendo e que demanda um mix amplo para a loja. Vamos ainda te mostrar porque comprar fraldas no atacado é a melhor opção no varejo.
Boa leitura!
Fraldas no atacado: um ótimo negócio
Muitas vezes, comprar fraldas no atacado é um bom negócio até para o consumidor final. Isso porque ele tem uma alta demanda no dia a dia, seja com bebês ou com adultos que têm a necessidade de usar fraldas geriátricas.
De acordo com dados da consultoria Nielsen, as fraldas descartáveis representam o maior faturamento de produtos de cuidados com o bebê. São movimentados cerca de R$ 7,41 bilhões anualmente com a categoria.
Imagine só o que não é vendido considerando além de fraldas para bebês e outras categorias correlacionadas que podem ser comercializadas paralelamente à venda de fraldas.
Já, já falaremos detalhadamente sobre esse mix. Antes, veja só as inúmeras vantagens de comprar e revender fraldas no atacado na sua loja:
- Melhor custo-benefício para você e para o consumidor
- Maior possibilidade de venda cruzada, estimulando a venda de mais produtos
- Variedade no mix, já que você oportuniza a revenda de várias marcas ao mesmo tempo
- Disponibilidade de estoque, uma vez que fica mais fácil acompanhar o giro dos produtos e antecipar as compras
- Melhores negociações com fornecedores para ter preços mais competitivos no mercado
Mas para que você tenha acesso a todos esses benefícios, não basta só comprar e revender fraldas no atacado. Precisa estar atento às oportunidades do mercado, conhecendo o público e dispondo de um mix completo.
Que mix é esse?
A principal vantagem da fralda descartável é a praticidade. São muito fáceis de vestir e, dependendo do modelo, contam com tecnologias que permitem ao bebê ficar sequinho por mais tempo, reduzindo as trocas.
Além de prevenir assaduras e lesões na pele. Mas já ouvimos muito dizer de mamães e papais por aí, que a fralda depende da adaptação da criança. Vai ter fralda que é bom para um, mas que não funciona para outro bebê.
Por isso entra a intervenção do varejista. Para fazer garantir que as famílias tenham opção de escolha e possam comprar as marcas e modelos favoritos de fraldas no atacado ou no varejo.
Os principais formatos são:
- Fraldas tradicionais, com fitas adesivas nas laterais
- Tipo calça, de vestir como se fossem um shortinho
- À prova d’água para praia e piscinas, não inflam quando molham
- Fraldas ecológicas, que são reaproveitáveis
Além disso, é preciso priorizar um mix com fraldas geriátricas que também existem em modelos tradicionais, ou como roupa íntima ou fraldas absorventes.
Lembrando que todos os modelos de fraldas têm diversos tamanhos. Uma mesma linha pode ir do tamanho P até o extra grande. A loja precisa acompanhar essa demanda e contar com todos os tamanhos.
Importante ainda trabalhar outros itens como lenço umedecido, algodão, pomada de prevenção a assaduras e outros itens de higiene. O Martins conta com um mix completo de fraldas no atacado e produtos de cuidados pessoais. Veja só esse mix que preparamos para você:
- Fraldas descartáveis infantis
- Fraldas ecológicas
- Cremes para assaduras
- Toalhas umedecidas
- Lenços umedecidos
- Algodão
- Hastes flexíveis
- Fraldas geriátricas
- Absorventes para incontinência
- Roupas íntimas com proteção
- Absorventes íntimos
- Produtos de perfumaria e higiene
Perfil de consumo
As mulheres costumam ser as que mais compram produtos infantis no varejo, especialmente fraldas descartáveis. Mas, você lojista, precisa considerar todos os potenciais públicos desse mercado, principalmente aqueles que vão comprar fraldas no atacado
- Instituições de acolhimento
- Instituições de ensino infantis
- Cuidadores de idosos
- Empresas de home care
- Hospitais e unidades de saúde
Além disso, as fraldas são itens essenciais e presenteáveis. Com a popularização dos chás revelação e chás de fraldas no Brasil, os consumidores recorrem ao varejo com frequência para poder comprar ao menos um pacote de fraldas para presentear.
Mais um motivo para montar um mix com os produtos de bebê, que estimulem ainda outras compras por impulso.
Dicas de como impulsionar a venda de fraldas na loja
Seja na farmácia ou no supermercado, a venda de fraldas precisa de uma atenção maior na loja. Por isso, vamos finalizar nosso bate-papo de hoje com algumas dicas para impulsionar a categoria na sua loja. Acompanhe:
1. Exposição criteriosa
O espaço para exposição de fraldas na loja deve ser muito bem aproveitado. A gôndola precisa estar bem organizada com tamanhos variados de fraldas do RN ao GG.
No caso de fraldas infantis, o lojista precisa contar com um setor só de produtos de bebê e dispor das fraldas no local. Como os pacotes maiores podem ocupar mais espaço, a dica é criar uma ilha de pacotes grandes empilhados nos corredores ou vitrine. Sem prejudicar a passagem dos clientes, claro.
Exponha pelo menos uma coluna das embalagens de cada marca comercializada. Treine a equipe de vendedores e atendentes para sempre informar o cliente que há mais tamanhos daquela determinada marca no estoque caso ele precise.
Além disso, os repositores precisam ficar atentos com rupturas nas prateleiras. Como a venda desses produtos é de maior fluxo, é muito comum encontrar espaços vazios pela falta de produto. Não deixe isso acontecer na sua loja!
2. Fornecedores completos
Procure por fornecedores que tenham tudo em um só lugar e com preços acessíveis. É a partir deles que você vai conseguir ofertar uma infinidade de produtos, desde marcas premium até as linhas B e C para agradar todos os bolsos.
A melhor opção é encontrar fornecedores em que você consiga comprar fraldas no atacado, mais barato e com mais possibilidades de pagamento. Com o Martins, você compra tudo que precisa em um só lugar e com condições exclusivas para o seu varejo!
3. Promoções acessíveis
Fazer promoções que sejam de fato acessíveis aos consumidores é uma ótima maneira de impulsionar a venda de fraldas no atacado ou no varejo. Sempre mostre para o seu cliente não só o valor fechado do pacote, como quanto ele está pagando por cada tira.
É dessa maneira que os consumidores conseguem filtrar melhor se uma fralda está realmente em oferta.
Você pode criar ainda alguma promoção combo em que, levando dois pacotes de fraldas, um pacote de lenços umedecidos é por conta da casa. Ou ainda uma promoção com descontos progressivos a cada três ou quatro itens de bebê.
4. Venda multicanal
Por fim, seja uma loja de venda de fraldas multicanal. Esteja na loja física, mas seja presente também no varejo online.
A fralda é um item indispensável na rotina de quem precisa e, às vezes, é muito mais fácil mandar um WhatsApp e já pagar com Pix para que a loja entregue o item em casa. O mesmo vale para quem, de última hora, precisa fazer uma doação ou presentear em um chá de fraldas.
Ser digital também vale para as formas de pagamento. Fraldas não são produtos baratos e há quem prefira pagar a prazo. Então, além de Pix e cartões, de opção aos seus clientes de pagar com carteiras digitais e outros meios virtuais.
Bom, por hoje é isso! Esperamos que você, a partir de agora, esteja inspirado para colocar em prática algumas estratégias que vão melhorar a venda de fraldas na sua loja agora mesmo.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.