Home Destaque Tutorial de como fazer vídeo no TikTok para sua empresa

Tutorial de como fazer vídeo no TikTok para sua empresa

0
319

O TikTok se tornou uma das redes sociais mais populares em todo o mundo. Sim, é uma febre mundial que se tornou em uma ótima ferramenta de marketing digital para ajudar as vendas no varejo. Hoje vou mostrar o passo a passo de como fazer vídeo no TikTok para dar mais visibilidade a sua loja e aos produtos.

Lançado em 2017, o aplicativo foi o mais baixado em todo o mundo no último ano, ultrapassando o tradicional Facebook. Sobre o ponto de vista mercadológico, a ferramenta se tornou uma opção barata e lucrativa para divulgar a loja e os produtos vendidos de uma forma mais descontraída.

Desde as grandes redes varejistas até as pequenas lojas, os resultados já podem ser observados quando o app é utilizado de maneira correta. Olha só esse case de sucesso no interior paulista, de uma loja de brinquedos que recorreu ao TikTok.

Um vídeo despretensioso, gravado por dois funcionários, dublava um áudio que viralizou na plataforma. Nas imagens, ambos interagiam com os produtos comercializados pela loja. Em aproximadamente 5 dias, o vídeo recebeu mais de 1,7 milhão de curtidas.

A loja atingiu em cheio o público consumidor e alcançou 895 mil seguidores na rede social, enquanto a líder absoluta do varejo de brinquedos não tinha mais que 8 mil. Esse boom todo foi refletido na visibilidade da marca e nas vendas!

Vamos então saber como fazer vídeo no TikTok e com isso dar mais visibilidade ao seu negócio!

TikTok em números

A rede foi desenvolvida pela empresa chinesa ByteDance e acabou sendo uma das startups mais rentáveis do mundo. No ano passado, o valor no mercado da plataforma chegou a aproximadamente 100 bilhões de dólares.

Por meio do TikTok, os usuários conseguem fazer vídeos de até 60 segundos podendo editá-los facilmente na própria plataforma, usando dublagens, música, filtros, textos, entre outros recursos. Já são mais de 800 milhões de perfis ativos em cerca de 150 países.

No Brasil são cerca de 7 milhões de usuários cadastrados, segundo dados da Global Web Index. O mesmo levantamento identificou que 40% dos usuários são jovens entre 16 e 24 anos de idade.

Outros estudos, como o da Kantar Ibope, revelam que a rede social também tem espaço de destaque entre as pessoas mais velhas. Adultos na faixa etária de 35 a 55 anos representaram um aumento de 24% dos usuários do aplicativo, enquanto 14% para pessoas com mais de 55 anos.

O público do TikTok não é flutuante. Graças à pandemia ou não, a verdade é que os usuários são muito assíduos. Mesmo que não postem conteúdo com frequência, 90% dos perfis ativos acessam o aplicativo todos os dias.

Viu só como a probabilidade dos seus consumidores estarem na plataforma é grande? Então bora com o tutorial de como fazer vídeo no TikTok.

Usando o TikTok

Antes você precisa fazer o download do aplicativo no seu celular. Então vá na sua loja de aplicativos do seu smartphone (Play Store/App Store) e procure por TikTok. Aí é só clicar para instalar.

Agora você precisa criar o seu perfil. Veja como:

  • Toque em “Perfil” no canto inferior direito da tela;
  • Escolha se deseja criar uma conta com seu número de e-mail, telefone ou se prefere usar as credenciais do Facebook, Google e Twitter para fazer seu registro;
  • Digite sua data de nascimento e clique em “Avançar”;
  • No topo da tela, escolha “E-mail” ou “telefone”, e toque em “Avançar”;
  • Digite uma senha para sua conta TikTok e toque em “Avançar”;
  • Digite um nome de usuário e toque em “Registrar-se” para criar sua nova conta.

Passo a passo de como fazer vídeo no TikTok

  1. Abra o app no seu smartphone e clique no botão “Mais” na barra de ferramentas que fica no canto inferior. Como vai usar a primeira vez, autorize o app a acessar sua câmera, áudio e a galeria de fotos do celular. É só clicar em “permitir” quando a mensagem aparecer na tela;

  2. Agora aperte o botão vermelho que fica no canto inferior para começar a fazer a sua gravação;

  3. Na lateral direita da tela, você tem um menu que pode usar para dar mais personalidade aos seus vídeos. Por exemplo, alterar a velocidade de gravação, inverter, usar filtros e até maquiagem para melhorar a imagem. É possível ainda alterar a duração do seu vídeo no menu temporizador. Você tem de três a 60 segundos.

  4. Em “adicionar som”, ícone que fica na parte superior, você consegue colocar a trilha sonora ou áudio que deseja para personalizar o seu vídeo. Será aberta uma janela para buscar pelo áudio e música desejados.

  5. Você ainda pode colocar efeitos, adesivos e até GIFs animados nos vídeos. O início pode parecer um pouco trabalhoso, mas nada como a prática. Basta selecionar a opção “stickers” ou “emojis”, escolher qual você quer e posicioná-lo no vídeo. Se tocar sobre ele, consegue escolher o tempo de duração do vídeo.

  6. Toque em “próximo” quando concluir toda a sua edição e você será direcionado para uma nova página, onde poderá acrescentar texto e hashtags na descrição do vídeo.

  7. Nesta mesma etapa, você também pode marcar outros usuários, definir as preferências do vídeo e colocar público ou privado.

  8. Pronto! Clique em “publicar” e seu vídeo em instantes estará no ar!

Para mais dicas sobre como fazer vídeo no TikTok, acesse o canal do Youtube deles e fique por dentro dos conteúdos

Dicas para o varejo

homem gravando vídeo usando o celular

Depois que começar a produzir e publicar os primeiros vídeos, não tem erro! Vai ficando cada vez mais fácil ter criatividade e facilidade de produzir os conteúdos. Separamos aqui quatro dicas para que você e sua loja façam sucesso no TikTok.

1. Vídeos criativos

Busque engajamento para a sua rede social de forma orgânica apostando em vídeos curtos num primeiro momento, de no máximo 30 segundos. Os usuários do TikTok gostam de ver vídeos com curiosidades e que sejam bem-humorados.

Você deve ficar atento ao que está sendo viral entre os tiktokers. A música e a dancinha do momento, qual o áudio que virou meme… A partir disso, adaptar o vídeo à realidade dos seus negócios.

2. Conteúdo segmentado

Use conteúdos que agreguem conhecimento e que não fujam do plano da loja. O cliente não está apenas atrás de ofertas. Ele quer se sentir atraído à compra a partir de um conteúdo de valor. Vamos a algumas ideias:

  • Se a sua loja é do canal farma, você pode destacar o uso de cosméticos, dar dicas de cuidados pessoais, passo a passo do skincare e de maquiagem e trazer as novidades do setor, por exemplo;

  • Agora se a sua loja é do varejo de alimentos, mostre as promoções de uma forma bem divertida e intercale esse conteúdo com receitas, lançamentos, campanhas;

  • O público de Eletro com certeza vai gostar de saber das novidades em tecnologia, o mix inovador que você tem, ofertas e vídeo com funcionalidades dos produtos de Telefonia, Eletroportáteis, Informática, entre outros. Aposte nisso!

  • Também tem espaço no TikTok para a sua loja de material de construção. Crie vídeos curtos do “faça você mesmo”, ensine os iniciantes em como usar uma furadeira, a forma correta de pintar uma parede etc. Conteúdo não vai faltar!

3. Anúncio pago

O anúncio pago do TikTok também pode render bons frutos para você que é novo na rede. Por meio do recurso você pode investir a quantidade desejada para criar vários formatos e segmentá-los de forma que atinja exatamente o público que você quer. É a mesma ferramenta que outras plataformas como Instagram e Facebook já fazem.

4. Marque presença

Seja constante nas atualizações para não deixar seu perfil às moscas, paradão. Isso pode ser muito negativo para a loja e o perfil. Atualize em média três vezes por semana os seus conteúdos. Aproveite também para divulgar o TikTok nas outras redes sociais da loja e incentivar que os usuários sigam por lá também.

Agora que você já sabe como fazer vídeo no TikTok, baixe agora mesmo o app e seja o mais novo tiktoker do pedaço, dando visibilidade ao seu negócio!

Ah, aproveite para acessar o nosso primeiro conteúdo desta série de artigos para entender a importância dos vídeos nas redes sociais. No mês que vem vamos falar sobre o Reels do Instagram.

E tem mais: no YouTube temos quatro vídeos no ar com dicas de marketing para você usar nos negócios.

Até a próxima!