Home Segmento Bar Como identificar nota falsa?
Notas de cem reais e cinquenta reais

Como identificar nota falsa?

0
11446

Passar dinheiro falso ainda é um golpe muito comum no comércio brasileiro. Saber como identificar nota falsa em poucos segundos é uma habilidade fundamental para todo profissional de caixa, já que quem recebe esse dinheiro não tem direito a ressarcimento e pode até ser penalizado caso as notas sejam repassadas.

 

O Banco Central recolhe cerca de 150 mil cédulas falsificadas todo ano, o que representa prejuízo tanto para a economia do país quanto para quem recebe o dinheiro, principalmente nas lojas.

Mas com alguns passos simples, é possível aprender como identificar nota falsa de maneira rápida e discreta. Vamos lá?

https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/saiba-identificar-uma-nota-de-dinheiro-falsa/

Como identificar nota falsa?

Todas as notas tem elementos que ajudam a checar a autenticidade do dinheiro, mas essas características mudam de acordo com a data de fabricação das notas.

Muitas vezes o lojista só percebe o erro na hora de depositar o dinheiro, quando já não é possível fazer mais nada. Além de não faturar, todos os relatórios de venda são afetados, o que pode significar perdas ainda maiores caso você já tenha feito investimentos contando com esse dinheiro. Não dá pra correr esse risco, né?

A seguir, vamos mostrar como identificar nota falsa de acordo com os elementos que são comuns às duas.

Marca d’água

A maioria das pessoas que busca como identificar nota falsa usa o truque de colocar a cédula contra a luz em busca da marca d’água. Com a iluminação, é possível perceber nas partes mais claras da nota a figura de um animal.

Tipo do papel

Um dos elementos que caracteriza as cédulas de real é o papel em que elas são fabricadas, uma exclusividade da Casa da Moeda. Sua textura é mais firme e áspera que a de um papel comum – para facilitar a diferenciação, compare a nota suspeita com outra que você já tenha.

Raspe a unha e veja a diferença!

Relevo

Além da textura do papel, também é possível ver como identificar nota falsa com os detalhes em relevo em alguns pontos da cédula. São eles:

  • A legenda “República Federativa do Brasil” na frente da nota;
  • Nos números que indicam o valor da cédula (nas notas de 10 e 20 reais, é possível sentir o relevo somente no número inferior esquerdo);
  • No verso das notas de 20, 50 e 100 reais, você pode sentir o relevo na legenda “Banco Central do Brasil”, no animal e no número que indica o valor da cédula.
Notas de cem reais e cinquenta reais

Cédulas fabricadas em 2010

As cédulas fabricadas em 2010 possuem alguns elementos extra para dificultar a falsificação. Veja como identificar nota falsa a partir de alguns deles:

  • Com a ajuda de uma luz ultravioleta, é possível enxergar alguns detalhes fluorescentes na cédula. São eles: pequenos fios na cor lilás; a numeração de série muda de cor, do vermelho para o amarelo; o número do valor da nota aparece na frente.
  • Um fio escuro fica visível próximo ao meio da nota, quando ela é colocada contra a luz. Nele estão escritos o valor e a palavra “REAIS”. O fio só está presente nas cédulas de 10, 20, 50 e 100 reais.

Fala, Mart!

Veja a lista completa de pontos de segurança nas notas com esse material do Banco do Brasil.

Como identificar nota falsa na frente do cliente?

Muitos lojistas acabam sendo negligentes com a verificação da autenticidade das notas porque não querem deixar o cliente desconfortável ou atrasar o atendimento.

Como boa parte dos métodos de checagem exige que a nota seja colocada contra luz, a maneira mais eficiente de identificar nota falsa de maneira discreta é colocando uma mesinha iluminada simples em cada terminal de caixa. Assim, o colaborador consegue checar enquanto guarda as notas na caixa registradora.

O mesmo vale para a luz ultravioleta e os testes táteis. No comércio é possível encontrar alguns acessórios para ajudar nessa checagem, como o chaveiro com luz ou uma canetinha especial, mas o Banco Central não recomenda esses métodos.

Com um pouco treinamento para o tato e a visão, fica fácil dominar os movimentos, um pequeno esforço que pode te poupar dinheiro e dor de cabeça no futuro.

Pessoa segurando nota de dinheiro com as duas mãos

O que fazer ao identificar nota falsa?

Muita gente até sabe como identificar nota falsa, mas fica perdida em relação ao próximo passo. Chamar a polícia? Acusar o cliente? Pedir ressarcimento?

Caso consiga identificar nota falsa na hora, recuse o dinheiro. Se perceber só depois, ir atrás do cliente não costuma ser muito efetivo, mesmo se ele tiver deixado informações de contato.

Mesmo se ele tiver passado o dinheiro de má fé, você não conseguirá provar e ainda vai gerar um baita desconforto. O melhor a se fazer é levar as cédulas em qualquer agência bancária, que irá repassá-las ao Banco Central. Nesses casos, não há ressarcimento.

É importante tirar as notas de circulação o quanto antes porque repassar dinheiro falso é crime passível de multa e até mesmo um período de reclusão.

Gostou das nossas dicas? Mais conteúdo como esse você encontra no LinkedIn do Martins.com.br!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome